Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2017.
Colaboradores

Veja abaixo os professores colaboradores do programa. São docentes que atuam em nossas disciplinas e que também podem ser co-orientadores dos nossos alunos. 


 

Catarina da Fonseca Lira de Medeiros – DIPEQ/JBRJ

Pesquisadora Adjunta do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Sua formação foi feita na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com graduação em Ciências Biológicas, bacharelado em Genética, e pós-graduação (MSc e PhD) em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica. Fez estágio no Muséum National d'Histoire Naturelle, em Paris/França, e pós-doutorado no New York Botanical Garden nos EUA. Sua área de pesquisa está focada na conservação de plantas através de análises de diversidade genética e epigenética, com marcadores moleculares tipo SNP ou metilação do DNA. Com abordagem interdisciplinar geralmente voltada ao conhecimento de evolução e genética, seus projetos são feitos em colaboração com diferentes instituições, pesquisadores de outras áreas de conhecimento, e com metodologias modernas de sequenciamento, na busca do conhecimento sobre a adaptação das plantas ao ambiente em alteração. Sua preocupação com a conservação das plantas e de seus ecossistemas está sempre presente nos projetos e nas publicações que são geralmente voltadas pra área de genética e evolução. Tem especial interesse no ecossistema manguezal pelo encanto com as plantas que se adaptaram a este ambiente estressante, e por ser um ecossistema muito importante para o Homem e para a natureza no âmbito marinho costeiro. Possui atuação em redes de pesquisadores, editoras e revistas científicas e eventos promovidos por diferentes sociedades científicas, tanto nacionais como internacionais, além de contatos com pesquisadores de diferentes Universidade e Instituições brasileiras, americanas e europeias.

E-mail: catarina_lira@yahoo.com.br


Peter Herman May – UFRRJ

Graduado em Ecologia Humana pela The Evergreen State College (1974), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1979) e PhD em Economia dos Recursos Naturais (1986), ambas da Cornell University. É atualmente Presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO – 2014-15), e foi Presidente da International Society for Ecological Economics (ISEE – 2008-2009) além de Diretor Adjunto da OSCIP Amigos da Terra-Amazônia Brasileira (AdT, de 2005 a 2012). Foi nomeado para representar o Brasil no Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), painel de especialistas em valoração, assim como no Grupo de Trabalho de Manejo Florestal Sustentável do High Level Panel on Food Security and Nutrition (HLPE/CFS), e atua como membro do Conselho Assessor Internacional do The Economics of Ecosystems and Biodiversity-TEEB. Tem experiência na área de Economia e Política dos Recursos Naturais, com ênfase na perspectiva da Economia Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração da biodiversidade e pagamento para serviços ecossistêmicos (PSA), redução de emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD+), mecanismo do desenvolvimento limpo (MDL) e mercado voluntário de carbono florestal, comércio agropecuária e meio ambiente, indicadores de sustentabilidade, certificação sócioambiental, agroecologia e manejo florestal sustentável, financiamento de unidades de conservação, produtos florestais não-madeireiros, gestão de bacias hidrográficas e sistemas agroflorestais.

Email: peter.may@amazonia.org.br

 

Ronney Arismel Mancebo Boloy – CEFET/RJ

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Oriente (UO), Santiago de Cuba, Cuba. Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica na área de Transmissão e Conversão de Energia pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do CEFET/RJ – Campus Angra dos Reis. Gerente Acadêmico do CEFET/RJ – Campus Angra dos Reis. Líder do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo, Energia, Meio Ambiente e Tecnologia (GEEMAT/CNPq). Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: Modelagem e Simulação Computacional, Energias Renováveis, Métodos Numéricos, Sistemas de Cogeração de Energia, Termoeconomia, Eficiência Ecológica, Análise de Ciclo de Vida.

E-mail: ronney.boloy@gmail.com

 

Valéria Gonçalves da Vinha – PPED/UFRJ

Fez Pós- Doutorado na Columbia University (NY/EUA), Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ) e mestrado em História Econômica no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal Fluminense (IFCHS/UFF). Suas pesquisas se concentram nas seguintes temáticas: estratégias empresariais e sustentabilidade; regulação e auto-regulação socioambiental; formas de uso dos recursos naturais, e conflitos socioambientais. Fundamenta teoricamente seus trabalhos na Sociologia Econômica, na Economia Institucionalista e na Economia Ecológica. Desde 2008, dedica-se ao estudo dos problemas associados à governança em ambientes costeiros e marinhos, em particular os mecanismos econômico-financeiros para a gestão sustentável desses recursos, e os conflitos socioambientais nos ecossistemas costeiros.

E-mail: valeriavinha@globo.com

Português English
+ notícias