Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.
Convênios e Intercâmbios

Apesar de ser um curso centrado e administrado pela UFRRJ (não é um curso em associação de IES), a estratégia principal na montagem do Mestrado Profissional  em Práticas em Desenvolvimento Sustentável no Brasil foi a busca de parcerias institucionais que pudessem tanto reunir o que há de melhor em termos de expertise acadêmica no Brasil nas áreas centrais do programa (Ciências Sociais, Ciências Naturais, Ciências da Saúde e Gestão), quanto aumentar a representatividade e alcance geográfico do projeto e contato com experiências relacionadas ao desenvolvimento em diferentes regiões (característica esta desejada pela Fundação MacArthur para financiamento do curso).

Desta forma, para atingir os objetivos do MDP, a UFRRJ coopera com quatro outras instituições. São elas:

Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do seu Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ) e o Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC); 

Universidade Federal de Minas Gerais, através do seu Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR); 

Universidade Federal do Amapá, localizada na região amazônica, através do seu Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical (PPGBIO/UNIFAP); e 

Universidade Lúrio (UNILURIO), em Moçambique, situada em três campi na região norte do país (distritos de Nampula, Niassa e Cabo Delgado).

Ao mesmo tempo, o MDP no Brasil está concebido de forma a compor turmas de alunos de diversificadas formações  e vínculos regionais, sendo prevista alocação de percentuais para as distintas regiões do país, em particular para a região amazônica. Da mesma forma, será reservado um percentual de vagas para alunos provenientes de outros países, sendo especialmente considerados alunos de países africanos e da América Latina.

 

Recentemente, a UFRRJ firmou dois convênios importantes para o PPGPDS:

- Universidade de Humboldt (Berlin, Alemanha): por este convênio, docentes do SLE têm visitado o PPGPDD para auxiliar na preparação para o Treinamento de Campo de nossos alunos, assim como capacitar os docentes para assumir esta função no futuro. Esta é uma Cooperação trilateral com a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, e abre as portas para que nossos alunos possam desenvolver seus trabalhos de campo em ambas as Universidades. Para os próximos anos, há a possibilidade e desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto.

- Conservação Internacional: a CI no Brasil tem apoiado o PPGPDS não só oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de projetos de Treinamento de Campo, como também oferecendo bolsas para que alunos do programa participem de projetos da instituição.

  

 




Português English
+ notícias