Rio de Janeiro, 25 de setembro de 2017.
Linhas de Pesquisa

Área de concentração: Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Esta área abrange estudos técnico-científicos que visam à integração entre os diferentes agentes ligados à prática do desenvolvimento sustentável. Visa a avaliar e trabalhar de maneira concreta com questões relacionadas ao desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades locais em áreas urbanas e rurais, especialmente aquelas relacionadas à redução da pobreza e desigualdades sociais.


Linhas de Pesquisa

 

Linha 1: Meio Ambiente, Desenvolvimento e Saúde

Esta linha de pesquisa busca investigar o grau e a forma dos impactos causados pelo crescimento e desenvolvimento das populações humanas sobre os recursos naturais e de que forma esses impactos vão afetar de forma causal diferentes aspectos da saúde dessas populações humanas. Busca também o desenvolvimento de técnicas de manejo e uso sustentável dos recursos naturais de tal forma que possam ser mitigados impactos sobre a saúde coletiva das populações humanas.

 

Linha 2: Políticas Públicas, Governança e Conflitos Socioambientais

Compreende o estudo do conjunto de atividades empenhadas pelo Estado na execução das tarefas de interesse público, analisando os diversos processos envolvidos no diagnóstico,a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável.

 

Linha 3: Meio Ambiente, Sustentabilidade e Conservação dos Recursos Naturais

Investiga como as diferentes transformações antrópicas atuam sobre a bio ou a sociodiversidade, avaliando o grau e a forma como acontece o impacto e como os recursos naturais, em suas diferentes escalas, respondem a eles. Dessa forma, visa a avaliar a relação homem-natureza em diferentes escalas (micro, meso e macroescalas), além de buscar o desenvolvimento de técnicas que mitiguem e manejem áreas com diferentes graus de impacto.

Português English
+ notícias