Rio de Janeiro, 24 de setembro de 2017.
Notícias

 

Apresentação de Seminário Internacional

 

Professor Cezar Guedes apresenta seminário no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra como parte das atividades de pesquisa realizadas no programa de bolsas de estadia curta oferecido pela Universidade de Coimbra.

http://saladeimprensa.ces.uc.pt/index.php?col=canalces&ls=pess&ptp=3638#.VCSDWRbSLbE

 

 

Apresentação de Trabalho discente na SOBER

Entre os dias 21 a 24 de Julho aconteceu na cidade de Belém/PA, na Universidade Federal do Pará (UFPA), o 51° Congresso da Sociedade Brasileira de de Economia, Administração e Sociologia Rural – SOBER. Neste evento, o discente João Francisco A. Mendes, apresentou o trabalho da sua pesquisa desenvolvida no PPGDT, sob a orientação da professora Cristhiane da Graça Amâncio, intitulada 'Desenvolvimento Territorial e Etnodesenvolvimento: estratégias para a promoção da autonomia", este trabalho será apresentado no Grupo de Pesquisa 10: Desenvolvimento Rural, Territorial e Regional.

Acesse aqui o trabalho.


 
Apresentação Discente no ENANPUR

Entre os dias de 20 a 24 de maio do ano corrente na cidade de Recife-PE aconteceu o  XV Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional- ENANPUR com o tema: Desenvolvimento Planejamento e Governança, . Neste evento, o discente Fellipe Silva Prado Apresentou  o  trabalho intitulado “A espacialidade do PAC I no estado do Rio de Janeiro: reflexo de um ‘desenvolvimentismo’ ou um ‘novo desenvolvimentismo’?”. 

O discente Valmir Macedo de Souza apresentou o trabalho intitulado: ''Influência de um arranjo produtivo local (APL) num arranjo territorial – contrastes e desafios da política pública para o desenvolvimento''.


 

Colóquio Internacional – Poder Local

A UFRRJ foi representada no XII Colóquio Internacional sobre Poder Local , ocorrido nos dias 10,11 e 12 dezembro de 2012.

Tivemos a organização do eixos tematicos organizados pelos professores
da UFRRJ e coordenado pelo prof. Carlos Brandão (UFRRJ)

- Eixo 2 | O diálogo entre a escala local e a escala regional e quatro
artigos apresentdos por discentes do PPGCTIA e do PPGDT abaixo
descritos:

-  As Questões da Pobreza, da Desigualdade e da Equidade Social no Mundo
Contemporâneo e a Contribuição Da Gestão Social para o Desenvolvimento Territorial Rural
Andreia Cristina Resende de Almeida (UFRRJ/UFRRJ/PPGCTIA),
Julio Candido de Meirelles Junior (UFF – UFRRJ)

- Construção da participação cidadã no Desenvolvimento Local: uma análise da
gestão da Plenária dos Conselhos Comunitários do Município de Itaguaí- RJ
Lucimar Ferraz de Andrade Macedo (PPGDT/UFRRJ), Lamounier Erthal
Villela (PPGDT/PPGCTIA/UFRRJ)

- Desenvolvimento Territorial Rural com Gestão Social: o caso da Indicação
Geográfica da Cachaça de Paraty-RJ
Andreia Cristina Resende de Almeida ( UFRRJ/UFRRJ/PPGCTIA),
Julio Candido de Meirelles Junior (UFF – UFRRJ)

- Implantação do Complexo Petroquímico da Petrobras em Itaboraí sob a ótica do
desenvolvimento local
Paloma Palmieri Alves (PPGCTIA/UFRRJ), Lamounier Erthal
Villela(PPGDT/PPGCTIA/UFRRJ)



Conferência: A questão Agrária no Brasil no Início do Século XXI

Prezados(as) docentes, discentes e técnicos administrativos da UFRRJ, gostaríamos de convidá-los para participarem da conferência do João Pedro Stédile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Via Campesina/Brasil, intitulada: A questão agrária no Brasil no início do século XXI, a ser ministrada no dia no 17 de julho às 18 horas no Auditório do Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu e no dia 18 de julho às 18 horas, no Gustavão em Seropédica.  Na ocasião, ocorrerá o lançamento dos volumes 6, 7 e 8 do livro A questão agrária no Brasil, organizado por João Pedro Stédile. Solicito a todos o apoio na divulgação deste evento, que será também uma oportunidade para debatermos a atual conjuntura política nacional.  O evento será organizado pelo Grupo de Estudos sobre o Agro Contemporâneo – GEAC e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas.


O evento é inteiramente gratuito e os presentes terão direito a certificados.
Confira aqui o Folder do evento.


 


Estudante do Curso de Mestrado da UFRRJ em Desenvolvimento Territorial (PPGDT) recebe Prêmio Porto Maravilha.

Ian Luiz Galliez e Ana Maria Pereira são idealizadores do Tribo do SOL e desta vez foram contemplados com o projeto “Agricultura é Cultura”. Único projeto entre 13 aprovados para pessoa física do edital da Prefeitura do Rio de Janeiro que trabalha com a agricultura, e seguindo a proposta Tribo do SOL, reafirma a Agricultura. 

O projeto estabelece, a partir de contação de histórias por mestres Griôs e da cultura popular, a conexão entre as culturas Indígena e Negra com os alimentos e realiza oficinas em espaços públicos sobre agroecologia e agricultura urbana.

O Prêmio Porto Maravilha Cultural tem o objetivo de valorizar o patrimônio cultural imaterial da Região Portuária e produtores, grupos, artistas e projetos foram selecionados por edital, com premiação de R$50 mil para pessoas físicas e R$150 mil para pessoas jurídicas, para produções com duração de até um ano.

Abaixo matéria oficial sobre a solenidade de premiação: 

Conheça os 34 projetos aprovados:

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?id=4558968


+ notícias
© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br