Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2017.
Optativas

 


Políticas Públicas e Governança do Estado

Ementa:

Debate sobre o tema Governança do Estado a partir de uma perspectiva histórica, centrando essa discussão na Reforma do Estado empreendida na década 90. Discussão dos conceitos de governabilidade e governança e a sua relação com o tema Reforma do Estado.

 


Desenvolvimento Socioeconômico

Ementa:

Desenvolvimento econômico e mudança estrutural. CEPAL e o estruturalismo latino-americano. Análise Centro-Periferia e o subdesenvolvimento. Teoria da dependência. Críticas ao “desenvolvimentismo tradicional” e o “novo-desenvolvimentismo”. Experiências nacionais comparadas.

 


Áreas Protegidas e Desenvolvimento Territorial  

Ementa:

Processo de criação e implementação das áreas protegidas no Brasil e no mundo. Tipologia das Unidades de Conservação e demais áreas protegidas. Modelos de gestão integrada de Áreas Protegidas. O papel das áreas protegidas no desenvolvimento territorial. Efeitos socioeconômicos e ambientais das áreas protegidas no contexto local e regional.

 


Política e Gestão Ambiental

Ementa:

Conceituação básica de ecologia e economia política aplicada à gestão ambiental. Campos de interesse e conflitos relacionados à gestão ambiental e ao uso dos recursos naturais. Histórico e avanços da questão ambiental e dos acordos internacionais. Princípios e instrumentos da política ambiental. Conceituação e principais instrumentos da gestão ambiental utilizados nas esferas pública e privada. Estudos de caso no Brasil e em outros países.

 


Gestão de Resíduos Urbanos

Ementa:

Gestão dos resíduos urbanos (públicos, domésticos, comerciais), industriais, agrícolas, de serviço de saúde e da construção civil, sua destinação final, tratamentos e pré-tratamentos. Identificação e competências dos diversos atores – públicos e privados – envolvidos na gestão dos resíduos.

 


Território, Territorialidade e Processos de Desenvolvimento

Ementa:

O conceito de território. A evolução do conceito de território nas ciências sociais. O território como espaço de convergência e campo de forças sociais de desenvolvimento. As distintas escalas do território. Território e Territorialidade. Cultura e Identidade Territorial. Concepções de Desenvolvimento. O debate contemporâneo sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento como discurso político-normativo. Desenvolvimento territorial: políticas públicas e processos.

 


Estado e planejamento urbano no Brasil

Ementa:

O conceito de territórioHistória da organização do Estado Brasileiro, desde a sua formação até o momento atual, com ênfase nas políticas territoriais correspondentes. Expansão, organização territorial, administração e políticas públicas ao longo do tempo.


História do planejamento urbano no Brasil

Ementa:

 


Morfologia e cenários na ocupação e uso do território: procedimentos metodológicos

Ementa:

 


Política e planejamento urbano na baixada fluminense

Ementa:

 


Poder, política e participação no desenvolvimento territorial

Ementa:

 


Racionalidade ambiental, territórios e conflitos socioambientais

Ementa:

  • O XV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo será realizado nos dias 18, 19 e ...

+ notícias
© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br