Rio de Janeiro, 15 de outubro de 2019.
Silvicultura e Manejo Florestal

 

A área de concentração em Silvicultura e Manejo Florestal tem como objetivo a capacitação do pós-graduando em Ciências Ambientais e Florestais para o correto planejamento, implantação, condução e uso de florestas, visando a agregação de valores socioeconômicos nos mais diversos produtos e subprodutos da floresta, desenvolvendo e aplicando novas tecnologias, que despontem como alternativa econômica, social e ambientalmente correta.


A Silvicultura, enquanto parte da Engenharia Florestal, é a responsável pela produção primária da floresta. Esta ramificação da Engenharia Florestal caracteriza-se como uma atividade econômica altamente rentável e, em determinados países da Europa, por exemplo, contribui com mais de 50% do PIB. No Brasil, grandes indústrias têm se instalado nas últimas décadas gerando empregos e demanda por profissionais qualificados e para o desenvolvimento de pesquisa que atenda as crescentes inovações tecnológicas que são exigidas para a manutenção e conquista de novos mercados.


Pode-se dizer que um pequeno e restrito grupo de Instituições e de pesquisadores são responsáveis pela produção científica do Brasil nesta área, apesar da mesma ser abrangente. Assim, diante deste universo, ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas acerca do conhecimento.


  • Clique abaixo para acessar o local de realização das provas do processo seletivo 2020 do PPGCAF: Local das ...

  • Clique abaixo para acessar o resultado dos recursos das inscrições do processo seletivo 2020. Resultado dos recursos

+ notícias
© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br