Rio de Janeiro, 17 de julho de 2018.
Avançar Previous

        


Home

O Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, vinculado ao Instituto de Florestas da UFRRJ, foi criado em 1993 nível de mestrado. Desde então, vem, continuadamente, demonstrando a sua importância dentro da área científica do estado do Rio de Janeiro. O corpo docente é altamente qualificado, sendo que a maioria dos docentes vem obtendo financiamento para seus projetos, indicando o reconhecimento por parte das agências de fomento. Com a consolidação das linhas de pesquisa do curso de mestrado e a necessidade de atender a demanda para formação de doutores na área de Ciência Florestal no Estado, foi criado em 2004 o curso de Doutorado, sendo a primeira turma iniciada em março de 2005. O Programa é o único nessa área de conhecimento no Estado do Rio.

Atualmente, o Programa conta com três áreas de concentração: Conservação da NaturezaCiência e Tecnologia de Produtos Florestais e Silvicultura e Manejo Florestal. Abaixo um breve resumo das nossas três áreas.

Na área de Conservação da Natureza, existem três linhas de pesquisa que se ocupam com projetos envolvendo a ecologia e conservação da fauna e dos ecossistemas florestais, principalmente da Mata Atlântica e Amazônia, projetos de recuperação de áreas degradadas, Impactos ambientais e planejamento ambiental; 

Na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Florestais existem duas linhas de pesquisa envolvendo a madeira e seus subprodutos, como: Produtos reconstituídos de madeira, aproveitamento de resíduos, preservação de madeira, qualidade da madeira e tecnologia de adesivos para madeira e derivados;

Na área de Silvicultura e Manejo Florestal existem três linhas de pesquisa envolvendo a produção de sementes e mudas de espécies florestais, implantação de povoamentos florestais e geotecnologia aplicada aos recursos naturais.

© 2012 - UFRRJ | Créditos Coinfo
Desenvolvedor: COINFO
E-mail: coinfosuporte@ufrrj.br