Rio de Janeiro, 17 de setembro de 2021.

Olá!

Sejam bem vindos(as) ao Site do PPGCAF!

Estamos atualizando nosso site ao longo de 2020.

Os Menus a esquerda trazem informações sobre nosso programa, recomendamos o acesso à nova Aba SIGAA PÚLICO PPGCAF, onde haverá a condução à plataforma de gestão de todas as informações acadêmicas atualizadas e vinculadas ao calendário dos cursos de mestrado e doutorado.

______________________________________________

Home

 

ACESSO AO SITE – CORREÇÃO NO LINK


Atenção, se você chegou ao site do PPGCAF através do link gerado pelo Google, é provável que a página encontre-se desfigurada, favor acessar o link correto (abaixo) para evitar problemas de visualização.

http://r1.ufrrj.br/wp/ppgcaf/

Estamos trabalhando para resolver este problema.

Muito Obrigado!

 

__________________________________________________________

 

                              NOTA DE PESAR

A Coordenação do PPGCAF, em nome de seus docentes, servidores e membros dos colegiados deseja conforto e força aos familiares e amigos do Prof. Acácio Geraldo de Carvalho, que nos deixou nas últimas horas em função de um trágico acidente.

Prof. Acácio foi um incansável docente defensor do PPGCAF e da pós-graduação da UFRRJ. Contribuiu enormemente pela ciência florestal e para a área de conservação da natureza e produtos florestais. Seu nome sempre foi referência no estudo da entomologia florestal e biodeterioração de madeiras.

Na pós graduação e na atuação nos colegiados era voz presente, posicionava-se com firmeza e coerência, lutando por suas opiniões sempre corretas e carregadas de experiência e embasamento.

Nosso amigo, mentor, orientador, mestre e incentivador!

Siga com sua felicidade nas dimensões superiores de sua existência e leve seu jeito maravilhoso de existir para onde estiver!

 

Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais.

 

__________________________________________________________

Notícias

 

Em 23 de julho de 2021 iniciou-se o processo de consulta para a eleição da nova Coordenação do PPGCAF para o ciclo de set/2021 a set/2023. Para acesso ao Edital clique no link abaixo:

 

Edital para consulta à comunidade acadêmica na escolha do(a)
Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Ciências
Ambientais e Florestais

(2021-2023)

 

 

RETIFICAÇÃO (DATAS AJUSTADAS) DO EDITAL DE CONSULTA (ELEIÇÃO) COORDENAÇÃO PPGCAF

 

_________________________________________________________

 

Dia 03 de agosto de 2020 teve início o período acadêmico em ERE – Ensino Remoto Emergencial do PPGCAF. Um grande desafio para todos. A Coordenação deseja sucesso aos docentes e discentes envolvidos e espera que todas as atividades do curso possam ser reestabelecidas o mais rápido possível, com a superação de todas as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19.

_________________________________________________________

 

 

ATENÇÃO: LANÇADO EDITAL DE CLASSIFICAÇÃO DE BOLSAS 2021, ACESSAR NO MENU A ABA "Edital de Bolsas 2021" PARA ACOMPANHAR AS ETAPAS E RESULTADOS DO EDITAL

 

___________________________________________________________

 

 

NOVO: Abertas as inscrições para uma vaga com bolsa e uma vaga sem bolsa para mestrado junto ao PPGCAF, relacionadas ao Edital do CNPq Nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI. O PPGCAF participará apenas em nível de Mestrado.

Acesse o Link do Edital com as instruções detalhadas na Aba "Edital Mestrado MAI 2021" do Menu, onde também serão divulgadas as Etapas e Resultados.

 

___________________________________________________________

 

 

NOVO: Abertas as inscrições para o Edital 004/PPGCAF Doutorado PQI para ocupar vagas disponíveis para servidores da UFRRJ, docentes ou técnico-administrativos, vinculadas ao Programa de Qualificação Institucional da UFRRJ (somente Doutorado).

 

Acesse o Link do Edital com as instruções detalhadas na Aba "Edital Doutorado PQI 2021" do Menu, onde também serão divulgadas as Etapas e Resultados.

 

 

___________________________________________________________

 

 

 

BOLSA SANDUÍCHE NO EXTERIOR

VEJA ABA "ED. BOLSA SANDUÍCHE PDSE" NO MENU


Aberto Edital Interno de Seleção de Doutorando(a)

 

 

__________________________________________________________

 

Informações Gerais do PPGCAF

O Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais, vinculado ao Instituto de Florestas da UFRRJ, foi criado em 1993, nível de mestrado. Desde então, vem, continuadamente, demonstrando a sua importância dentro da área científica do estado do Rio de Janeiro. O corpo docente é altamente qualificado, sendo que a maioria dos docentes vem obtendo financiamento para seus projetos, indicando o reconhecimento por parte das agências de fomento. Com a consolidação das linhas de pesquisa do curso de mestrado e a necessidade de atender a demanda para formação de doutores na área de Ciência Florestal no Estado, foi criado em 2004 o curso de Doutorado, sendo a primeira turma iniciada em março de 2005. O Programa é o único nessa área de conhecimento no Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o Programa conta com três áreas de concentração: Conservação da Natureza, Ciência e Tecnologia de Produtos Florestais e Silvicultura e Manejo Florestal. Abaixo um breve resumo das  três áreas.

Na área de Conservação da Natureza, existem duas linhas de pesquisa que se ocupam com projetos envolvendo a ecologia e conservação da fauna e dos ecossistemas florestais, principalmente da Mata Atlântica e Amazônia, projetos de recuperação de áreas degradadas, Impactos ambientais e planejamento ambiental;

Na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Florestais existem duas linhas de pesquisa envolvendo a madeira e seus subprodutos, como: Produtos reconstituídos de madeira, aproveitamento de resíduos, preservação de madeira, anatomia da madeira e dendrocronologia, qualidade da madeira e tecnologia de adesivos para madeira e derivados, modificação da madeira por métodos físicos e químicos, biotecnologia e celulose e papel;

Na área de Silvicultura e Manejo Florestal existem duas linhas de pesquisas envolvendo a produção de mudas de espécies florestais, implantação de povoamentos florestais e geotecnologia aplicada aos recursos naturais, manejo e mensuração florestal.