Instituto de Medicina Veterinária
Busca
Home

O ensino de Medicina Veterinária no Brasil teve como escola pioneira o atual Curso de Graduação do Instituto de Veterinária da UFRRJ.
O marco inicial foi a criação da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária – ESAMV, através do Decreto 8.319 de 20/10/1910.
Inicialmente, subordinada ao Ministério da Agricultura, a ESAMV teve como primeira sede o palácio Duque de Saxe à rua General Canabarro e sua área de práticas em Deodoro, atual Rio de Janeiro, RJ. Em 1914 foi transferida para Pinheiral, no Estado do Rio de Janeiro, onde diplomou sua primeira turma em 1917. Mudou-se para Niterói, RJ em 1918 e retornou à então capital Rio de Janeiro em 1927, no bairro da Praia Vermelha.
Posteriormente em 1934, os cursos da ESAMV foram individualizados em Escola Nacional de Agronomia – ENA e Escola Nacional de Veterinária – ENV. Mais tarde em 1948, a ENV foi transferida para junto do Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária – CNEPA, no então Município de Itaguaí, RJ.
Com a reestruturação do CNEPA em 1965, foi criada a Universidade Rural (UR) incorporando a ENA e ENV.
A Escola Nacional de Veterinária foi denominada e integrada sucessivamente a Universidade Rural – UR, Universidade Rural do Rio de Janeiro – URRJ, Universidade Rural do Brasil – URB, até chegar a se transformar, em 1965, em UFRRJ, subordinando-se ao MEC.
A UFRRJ, a partir de 1968, teve sua estrutura reformulada, dando-lhe características de autarquia de regime especial, com autonomia didática e científica, administrativa e disciplinar. Do estatuto constam as unidades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, entre as quais o Instituto de Veterinária.
Atualmente, o Instituto de Veterinária está estruturado em 04 Departamentos: Medicina e Cirurgia Veterinária – DMCV, Epidemiologia e Saúde Pública – DESP, Microbiologia e Imunologia Veterinária – DMIV e Parasitologia Animal – DPA; Hospital Veterinário, Diretoria e Secretaria Administrativa.
O Instituto oferece o curso de ensino de graduação em Medicina Veterinária, os programas de pós-graduação em Sanidade Animal (mestrado e doutorado) e Ciências Veterinária (mestrado e doutorado).
 
Diretor: Profª Miliane Moreira Soares de Souza.
Sala: 98 do 2º andar do Prédio Principal do IV
Telefone: (21) 2682-1308
E-mail: miliane@ufrrj.br iveterinaria@ufrrj.br
 
Vice-Diretor: Profª Maria de Lurdes de Azevedo Rodrigues
Sala: 98 do Prédio Principal do IV
Telefone: (21) 26821617
E-mail: dpa-iv@ufrrj.br


© 2011 - IV - UFRRJ | Créditos
COTIC