UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro tem suas origens no decreto nº 8319, de 20 de Outubro de 1910, assinado por Nilo Pessanha, Presidente da República, e por Rodolfo Nogueira da Rocha Miranda, Ministro da Agricultura, criando a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária – ESAMV.

Ao longo de sua história, da ESAMV à UFRRJ, esta instituição que começou como referência nacional nas áreas de Agronomia e Veterinária, ampliou sua atuação em ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de conhecimento, chegando, em 2010, à oferta de 55 cursos de graduação, em diferentes modalidades, turnos e campis. Consolidou-se como centro de excelência na área de pesquisa, com 18 cursos de pós-graduação, 9 dos quais com mestrado e doutorado, além do primeiro doutorado binacional – Brasil/Argentina, aprovado pela CAPES/MEC. A UFRRJ tem como missão institucional praticar, indissociavelmente, o ensino, a pesquisa e a extensão, de forma pública, gratuita e de qualidade, em prol da formação cidadã e da incessante busca da melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro e de toda a humanidade.

DADOS

Ano de Fundação:

1910 (ESAMV) e 1943 (Universidade Rural)

Personalidade Jurídica:

Autarquia

Estrutura do ano acadêmico:

Semestral

Níveis de Formação:

Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado)

Nº de alunos de Graduação:

9.485 alunos ativos

Nº de alunos de Pós-Graduação