Matrícula Online


Qual o passo a passo da matrícula on-line?

No dia e horário estipulados para a matrícula do curso, o candidato aprovado que não reside no estado do Rio de Janeiro deverá enviar um e-mail para acessoufrrj@gmail.com. Nesta mensagem, o concorrente precisa enviar a documentação de matrícula digitalizada; os documentos de matrícula podem ser conferidos no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ. Após a realização desta ação, o candidato deve aguardar o retorno da equipe responsável pela matrícula on-line / a distância por e-mail.

 

Após a conferência da documentação, a equipe retornará informando sobre a efetivação ou não da matrícula. Caso exista alguma pendência, a equipe orientará o candidato. Já se a matrícula seja efetivada, os responsáveis enviarão para o candidato o atestado e a declaração de confirmação de matrícula. O candidato precisará assinar as declarações, tirar fotocópias delas e encaminhá-las à UFRRJ, por correios, junto com as cópias da documentação de matrícula, que deverão ter sido autenticadas em cartório. A equipe informará qual o prazo para postagem da documentação.

   

Obs. 1: Os candidatos cotistas de renda deverão encaminhar, por correios, a documentação para análise socioeconômica, em envelope separado no mesmo dia da postagem da documentação de matrícula. A documentação de renda não precisa ser autenticada em cartório. Entretanto, se o candidato ou membro do núcleo familiar realizar alguma declaração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório.

 

Obs. 2: Os candidatos inscritos nas reservas de vagas para pessoas com deficiência deverão digitalizar e encaminhar por e-mail o laudo médico que comprova a deficiência, no mesmo momento que enviar a documentação de matrícula digitalizada. Por correios, o candidato deverá encaminhar original ou cópia autenticada do laudo médico, que não será devolvido.

Onde encontro as orientações para realizar a matrícula à distância?

A cada publicação das convocações, na aba: CONVOCAÇÕES, haverá uma opção: Matrícula para Candidatos de Fora do Estado do Rio de Janeiro contendo as orientações para que a matrícula seja realizada nessa modalidade.

Lembrando que não serão consideradas postagens com data diferente à definida em cada uma das convocações.

Após autorização da Divisão de Matrículas da UFRRJ, enviei minha documentação pelos Correios, mas ao lado do meu nome aparece a informação: SEM ENVELOPE.

A UFRRJ aguarda a documentação de todos os candidatos serem recebidas no campus para atualizar as informações. Os candidatos que efetuam matrícula à distância devem acompanhar, com frequência, as publicações da página, pois os prazos diferenciam-se dos candidatos que realizam a matrícula presencialmente.

Lembrando que não serão consideradas postagens com data posterior à definida em cada uma das convocações.

Existe algum modelo de declaração de deve ser entregue pelo candidato que se inscreveu as vagas reservadas autodeclarados pretos, pardos e indígenas?
Sim. A partir de 2018-1, a UFRRJ exige que os candidatos inscritos na reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas entreguem a "Autodeclaração de Étnico-racial" obtida na aba "Étnico-racial" deste Portal.
Qual a característica da documentação escolar apresentada pelos candidatos inscritos em quaisquer modalidades de reserva de vagas (cotas) para a realização da matrícula?
O documento deverá, obrigatoriamente, comprovar que o candidato realizou todo o ensino médio em escola pública, declaração disponível no endereço eletrônico abaixo: http://r1.ufrrj.br/sisu/wp-content/uploads/2015/12/modelo-de-declaracao-escolar-ensino-medio.pdf.
O candidato, convocado para matrícula, pode realizar matrícula fora da data informada na convocação?
Não. Conforme informações disponíveis no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), o candidato convocado que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula no prazo estipulado na convocação perderá o direito à vaga.   Esclarecemos que para organização interna, a Prograd divide as datas do período de matrícula em dois ou três dias. Embora o candidato tenha sido convocado para um dos dias, ele poderá realizar a matrícula em outra data, desde que dentro do período de convocação da respectiva chamada.
Na ausência do candidato convocado para a matrícula, quem poderá realizar a matrícula por ele?
Conforme informações disponíveis no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), o candidato impossibilitado de comparecer à Universidade poderá instituir um procurador legal para realizar a matrícula na data estabelecida pela UFRRJ, sendo apenas os pais considerados procuradores legais naturais.   Os procuradores legais naturais deverão, no momento da matrícula, apresentar documento original que comprove o vínculo com o candidato.   Com exceção dos procuradores legais naturais, os demais procuradores deverão apresentar, no momento da matrícula, além de documento de identificação civil original, procuração com firma reconhecida em cartório.   Os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, matriculados por terceiros / on-line, serão convocados para entrevista presencial de verificação da autodeclaração étnico-racial. A convocação contendo data, horário e local estará disponível na aba "Étnico-racial / Convocações (Matriculados por terceiros / on-line" deste Portal.
É obrigatório ao candidato, aprovado no SiSU para ingresso em um dos cursos da UFRRJ, residente em outro estado da federação, realizar a matrícula presencial?
Não, conforme informações disponíveis no EDITAL N.º 55/2017 - PROGRAD/UFRRJ que trata do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ (vide na aba "Editais" deste Portal), é facultativo ao candidato classificado, que reside em outro estado, realizar a matrícula presencial. As orientações para envio da documentação estarão disponíveis no endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/sisu/convocacao-sisu/. Não serão consideradas postagens com data posterior à definida em cada uma das convocações.  
O candidato, convocado para a matrícula, que já é aluno da UFRRJ precisará apresentar os documentos novamente?
Sim. O candidato deverá apresentar, obrigatoriamente, toda documentação solicitada pela UFRRJ novamente.
O candidato, convocado para a matrícula, pode realizar a matrícula sem algum documento solicitado pela UFRRJ?
Sim. Com exceção dos documentos que comprovem a conclusão do ensino médio e de um documento de identificação civil oficial e original, o candidato poderá efetuar a matrícula e posteriormente apresentar o documento pendente.