Matrícula Online


Qual o passo a passo da matrícula on-line?

No dia e horário estipulados para a matrícula do curso, o candidato aprovado que não reside no estado do Rio de Janeiro deverá enviar um e-mail para acessoufrrj@gmail.com. Nesta mensagem, o concorrente precisa enviar a documentação de matrícula digitalizada; os documentos de matrícula podem ser conferidos no Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ. Após a realização desta ação, o candidato deve aguardar o retorno da equipe responsável pela matrícula on-line / a distância por e-mail.

 

Após a conferência da documentação, a equipe retornará informando sobre a efetivação ou não da matrícula. Caso exista alguma pendência, a equipe orientará o candidato. Já se a matrícula seja efetivada, os responsáveis enviarão para o candidato o atestado e a declaração de confirmação de matrícula. O candidato precisará assinar as declarações, tirar fotocópias delas e encaminhá-las à UFRRJ, por correios, junto com as cópias da documentação de matrícula, que deverão ter sido autenticadas em cartório. A equipe informará qual o prazo para postagem da documentação.

   

Obs. 1: Os candidatos cotistas de renda deverão encaminhar, por correios, a documentação para análise socioeconômica, em envelope separado no mesmo dia da postagem da documentação de matrícula. A documentação de renda não precisa ser autenticada em cartório. Entretanto, se o candidato ou membro do núcleo familiar realizar alguma declaração, esta deverá ter firma reconhecida em cartório.

 

Obs. 2: Os candidatos inscritos nas reservas de vagas para pessoas com deficiência deverão digitalizar e encaminhar por e-mail o laudo médico que comprova a deficiência, no mesmo momento que enviar a documentação de matrícula digitalizada. Por correios, o candidato deverá encaminhar original ou cópia autenticada do laudo médico, que não será devolvido.

Onde encontro as orientações para realizar a matrícula à distância?

A cada publicação das convocações, na aba: CONVOCAÇÕES, haverá uma opção: Matrícula para Candidatos de Fora do Estado do Rio de Janeiro contendo as orientações para que a matrícula seja realizada nessa modalidade.

Lembrando que não serão consideradas postagens com data diferente à definida em cada uma das convocações.

Após autorização da Divisão de Matrículas da UFRRJ, enviei minha documentação pelos Correios, mas ao lado do meu nome aparece a informação: SEM ENVELOPE.

A UFRRJ aguarda a documentação de todos os candidatos serem recebidas no campus para atualizar as informações. Os candidatos que efetuam matrícula à distância devem acompanhar, com frequência, as publicações da página, pois os prazos diferenciam-se dos candidatos que realizam a matrícula presencialmente.

Lembrando que não serão consideradas postagens com data posterior à definida em cada uma das convocações.

O candidato, aprovado no SiSU para ingresso em um dos cursos da UFRRJ, residente em outro estado da federação, é necessário realizar a matrícula presencial?
Não, conforme informações disponíveis no EDITAL N.º 29/2017 - PROGRAD/UFRRJ que trata do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2017-2. As orientações para envio da documentação estarão disponíveis no endereço eletrônico: http://r1.ufrrj.br/sisu/convocacao-sisu/. Não serão consideradas postagens com data posterior à definida em cada uma das convocações.