Apresentação

Caros (as) usuários (as),

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação oferece pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro, o Curso de Extensão ‘Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação’, que integra o Pro-Conselho – Programa Nacional de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Educação, vinculado à Coordenação Geral de Redes Públicas da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.

Este curso objetiva capacitar conselheiros municipais de educação e técnicos do quadro efetivo das secretarias municipais de educação fluminenses, com a finalidade de qualificar a atuação do Conselheiro em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação. Lembramos que os Conselhos Municipais de Educação devem fazer a proposição, a fiscalização e a normatização das práticas educacionais, para que este se fortaleça enquanto espaço político de representação que utiliza o diálogo como ferramenta para a mediação entre o poder público e a sociedade a fim de alcançar a gestão democrática e a qualidade social da educação pública.

O curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas entre 5 a 6 meses de duração, com 16 horas presenciais e 164 horas na modalidade a distância.  Serão oferecidas 300 vagas no ano de 2014, sendo 150 vagas distribuídas no primeiro semestre e 150 vagas no segundo semestre.  O curso será oferecido na modalidade à distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com duração de 6 (seis) meses e carga horária total de 180 horas, distribuídas entre a carga horária a distância (164 horas) e dois encontros presenciais obrigatórios (16 horas). É requerida do cursista uma dedicação de 10 horas semanais de estudo (2 horas por dia) e realização de todas as atividades em tempo/espaço AVA e PRESENCIAL. Serão ofertadas 3 (três) turmas, com as vagas distribuídas de forma equânime em cada uma, de acordo com os matriculados e respectivos documentos exigidos conforme edital publicado.

O início da PRIMEIRA OFERTA do curso se deu em 10  de março de 2014 e a SEGUNDA OFERTA tem previsão para iniciar em 18 de agosto. Convidamos você a participar desse programa! A criação e a consolidação dos Conselhos Municipais de Educação no Estado do Rio de Janeiro dependem apenas da organização social, de sua dedicação, engajamento e qualificação.

Prof. Dr. José Airton Chaves Cavalcante Júnior/Coordenador Geral