Apresentação

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação vem oferecendo desde fevereiro de 2014, o Curso de Extensão ‘Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação’, que integra o Pro-Conselho – Programa Nacional de Capacitação dos Conselheiros Municipais de Educação, vinculado à Coordenação Geral de Redes Públicas da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.

Este curso objetiva capacitar conselheiros municipais de educação e técnicos do quadro efetivo das secretarias municipais de educação fluminenses, com a finalidade de qualificar a atuação do Conselheiro em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação. Lembramos que os Conselhos Municipais de Educação devem fazer a proposição, a fiscalização e a normatização das práticas educacionais, para que este se fortaleça enquanto espaço político de representação que utiliza o diálogo como ferramenta para a mediação entre o poder público e a sociedade a fim de alcançar a gestão democrática e a qualidade social da educação pública. O curso tem carga horária de 180 horas, distribuídas entre 5 a 6 meses de duração, com 16 horas presenciais e 164 horas na modalidade a distância. Para o ano de 2015, serão oferecidas, inicialmente apenas 150 vagas, com apenas uma oferta. O curso, ministrado na modalidade à distância, em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), tem a duração de 6 (seis) meses e carga horária total de 180 horas, distribuídas entre a carga horária a distância (164 horas) e dois encontros presenciais obrigatórios (16 horas). É requerida do cursista uma dedicação de 10 horas semanais de estudo (2 horas por dia) e realização de todas as atividades em tempo/espaço AVA e PRESENCIAL.

Para 2015, serão abertas 4 (quatro) turmas, sendo 120 vagas ocupadas por indicação dos Conselhos Municipais de Educação e das secretarias Municipais de Educação e 30 vagas para a demanda social, conforme os dois Editais publicados neste site. Em 2014, tivemos editais abertos para duas ofertas de curso, a primeira iniciada em 10 de março de 2014 e a segunda em 18 de agosto de 2014. Agora, abrimos novamente as inscrições (até 30 de novembro de 2014) para nossa terceira oferta, cujas atividades tem início previsto para fevereiro de 2015.

Você está convidado a participar desse programa e assim contribuir para a consolidação da gestão democrática da educação pública nos municípios fluminenses! A criação e a consolidação dos Conselhos Municipais de Educação no Estado do Rio de Janeiro dependem apenas da organização social, de sua dedicação, engajamento e qualificação. Faça parte conosco dessa construção!
 
 
Prof. Dr. Jose Airton Chaves Cavalcante Junior – Coordenador Geral