A Importância da documentação de API’s + inauguração da seção de Relatórios Técnicos!

api_first

     As API’s (Application Programming Interface) estão sendo cada vez mais utilizadas e exigidas como forma de facilitar e padronizar o desenvolvimento de softwares e aplicações web, agrupando funções e determinadas funcionalidades para que modelos e padrões sejam utilizados em projetos diferentes, internos ou externos à API.

      O PET-SI, por exemplo, possui a API do OpenSoils, que fornece dados de perfis e tradagens de solos, além da geração de mapas e relatórios, tudo a partir do seu celular, direto do campo.

      Entretanto, se quiséssemos utilizar uma API(como a do OpenSoils), de forma que tudo ocorra de forma fluida, se faz necessária uma documentação explicando a forma correta de se utilizar e integrar a API, detalhando suas diferentes rotinas, funções e retornos esperados. Atualmente, temos a possibilidade de fazer desta documentação algo interativo e bem mais intuitivo, utilizando diferentes ferramentas de gerenciamento de API’s.

      Este tipo de assunto não costuma ser abordado durante a graduação de Sistemas de Informação, então, pensando nisso, trouxemos uma novidade ao nosso site: uma seção de Relatórios Técnicos, que ficará na nossa aba de publicações! Por meio destes, buscamos informar a todos que desejam saber mais sobre alguns assuntos interessantes e pouco abordados durante a faculdade, mas que farão diferença no mercado.

       Então, para inaugurar a seção de Relatórios Técnicos, temos o texto “A Importância da documentação de API’s”, escrito pela petiana Alexia Duarte. Confira neste link!