PET-SI desenvolve sistema inovador para a área de Meteorologia

WhatsApp Image 2020-05-26 at 17.21.45

O Sistema Meteoro é uma ferramenta Web que usa tecnologias PHP/Javascript/Jquery/AJAX está sendo desenvolvido pelo PET-SI em parceria com os professores Ednaldo Oliveira dos Santos e Gustavo Bastos Lyra do Dep. de Ciências Ambientais da UFRRJ.Basicamente. O sistema Meteroro é uma ferramenta é multicamadas, em relação à camada de persistência, o sistema armazena dados (cru, curado e proveniência) em um banco de dados MySQL e usa o servidor de aplicativos Apache para executar. O quadro permite aos meteorologistas analisar a qualidade dos dados de chuva, imputar dados de lacunas das séries, avaliar sua homogeneidade e anotar conjuntos de dados contínuos e de qualidade com proveniência para reduzir a propagação de erros em investigações meteorológicas de longo prazo. Além disso, o framework também gera um repositório relacional estruturado de dados meteorológicos de alta qualidade e com séries contínuas. O controle adota técnicas de qualidade de dados assimilados, preenchimento de falhas e análise de homogeneidade, incorporando os padrões da Organização Meteorológica Mundial – OMM. Além disso, as análises são interativas e automáticas. O projeto, que existe desde 2014, passa por uma reformulação, necessária para se adequar as novas tecnologias e mantendo-se atualizado as novidades da web, que são especialmente necessárias para a escalabilidade do projeto.A nova versão do sistema do sistema possuirá uma API (Application Programming Interface) pública que fornecerá dados das estações cadastradas no sistema para a utilização de terceiros, como o ClimMapView, que é outro projeto do PET-SI que utiliza a base de dados presente no sistema Meteoro.O novo Meteoro é composto por um menu, de fácil navegação e adaptável para qualquer plataforma, onde se encontram todas as opções do sistema, sendo divididos em seus níveis de acesso, são eles: Administrador, Usuário e Convidados.

WhatsApp Image 2020-05-26 at 17.21.45

O nível de Convidado permite que o utilizador acesse as páginas de contato, resumo dos dados, página inicial e relatórios. O nível de Usuário permite que o utilizador acesse as páginas de carga de dados, visualização de dados, qualidade de dados, preenchimento de falhas e análise de homogeneidade, além de todas as páginas já acessadas pelo nível de convidado. O nível de Administrador permite que o utilizador acesse as páginas de cadastro de estação, edição de estação e lista de usuários, além de todas as páginas acessadas pelos níveis de convidado e usuário.
O projeto, ao longo do seu desenvolvimento, recebeu auxílio financeiro e bolsas dos principais órgãos de fomento nacional (FAPERJ e CNPq) e institucional (UFRRJ), contribuindo para a formação de pessoal de graduação (iniciação científica, monografias e PET-SI) e pós-graduação (Programa de Modelagem Matemática e Computacional) e projetos de extensão.