Discord: A Importância da Migração e Como Realizá-la

Logo

Desde o início da quarentena devido à atual situação relacionada ao COVID-19, o PET-SI aderiu às medidas de isolamento e passou a realizar todas as suas reuniões em chamadas de conferência on-line. Contudo, serviços como o Google Hangouts provaram não possuir a acessibilidade e eficiência necessárias para evitar inconvenientes.

Foi realizada a proposta de que, dada a necessidade de haver uma chamada de conferência, fosse utilizado um aplicativo disponível para PC e Smartphones chamado Discord, que recentemente possibilitou que conferências de vídeo possam suportar até 50 pessoas. Ele está disponível no site http://discord.com/ e, para se registrar, é um processo rápido e fácil. Basta abrir a sessão de Login e clicar na opção “Registrar” ao final da caixa e, ao ser redirecionado para a página de cadastro, escolher um e-mail, nome de usuário e senha.

Com a sua conta criada, o próprio Discord oferecerá um simples tutorial para criar um servidor, que é um conjunto de canais de texto e de voz feitos para que os usuários com acesso ao grupo interajam. Um servidor, após ser criado, terá inicialmente apenas um canal de texto e voz com suas respectivas categorias, sendo que extras podem ser adicionados posteriormente, caso seja necessária a separação de múltiplos assuntos, evitando desorganização.

É possível adicionar usuários para uma lista de amigos, sabendo seu nome de usuário completo, incluindo uma tag de 4 números no seguinte modelo: “Usuario#0000”. Ao ter uma pessoa adicionada em sua lista, é possível criar um convite para que ela ganhe acesso ao seu servidor, clicando neste com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Convidar Pessoas”.

Para conectar-se a uma chamada de voz, basta clicar em um canal que possua o ícone de um alto-falante à esquerda e o Discord encontrará o local com a melhor conexão possível para que uma conferência ocorra sem problemas. É possível, também, compartilhar o vídeo de uma câmera ou a tela do computador, selecionando as opções “Vídeo” ou “Tela” no canto inferior esquerdo, respectivamente.

O Discord oferece uma vasta diversidade de configurações para customizar o servidor, de forma que fique adequado para os tipos de reuniões que serão realizadas, sendo possível criar cargos únicos, cada um com propósitos e permissões diferentes. Para descobrir mais sobre como configurar um servidor, basta clicar na aba localizada no canto superior esquerdo que contém o nome do grupo e selecionar a opção “Configurações do Servidor”.