PET-SI da UFRRJ desenvolve a plataforma #RuralContraCorona

unnamed

O grupo PET-SI e alunos do curso de Sistemas de Informação da UFRRJ desenvolveram durante a última quinzena de março de 2020 uma plataforma de software denominada #RuralContraCorona. Ela é capaz de agregar e difundir atividades oficiais da UFRRJ relacionadas com as ações institucionais desenvolvidas por grupos auto-organizados da universidade. Tecnicamente, a plataforma  tem como missão conectar com datasets sobre o corona e retratar de forma estatística (simplificada) a evolução do número de casos. Além disso, visa compartilhar notícias dos órgãos de saúde em tempo real atráves de tweets e divulgar informativos de todos os grupos da UFRRJ que tiverem interesse em publicizar e persistir suas ações de combate à pandemia. Através da captura de dados usando a API´s públicas o petiano Fillipo Maio criou a estrutura de interface da plataforma em sua versão desktop, enquanto os petianos Camila Marques, Alexia Duarte, Endrew Richard cuidaram da sua versão mobile, e petiano Zidane Silva se encarregou do desenvolvimento da responsividade da interface para todos os tipos de telas da plataforma.
O projeto da plataforma teve apoio institucional do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRRJ (NIT) e  utiliza os serviços de nuvem de computador da Amazon AWS. A plataforma #RuralContraCorona é pública e aberta a toda a comunidade da UFRRJ e do entorno que desejarem colaborar como o projeto ou divulgar suas ações. A plataforma é mais um dos canais de divulgação da UFRRJ e pode ser acessada gratuitamente por todos os usuários da Internet através do endereço WWW.RURALCONTRACORONA.UFRRJ.BR.
Os grupos da UFRRJ podem incluir suas postagens  ou ações na plataforma a qualquer momento, basta contactar os petianos envolvidos, o tutor do grupo PET-SI ou enviar um email para serra@pet-si.ufrrj.br