PET-SI apresenta novo artigo no XXIII ENAPET na UNICAMP

WhatsApp Image 2018-07-19 at 11.02.29 (2)

No dia 19/07 deste ano, os PETianos do grupo PET-SI, Ana Clara Correa, Gustavo Garcia e Larissa Paiva apresentaram um artigo no XXIII ENAPET (UNICAMP, Campinas – SP). O trabalho se intitula FarmaJusta: Amparando a População Brasileira Através da Disseminação da Informação, é do tipo completo e apresenta o projeto FarmaJusta . O projeto foi desenvolvido como uma atividade de extensão em conjunto com o  Dr. Renato Cerceau ( médico epidemiologista, Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação ) e o tutor do PET-SI Prof Sérgio Serra. FarmaJusta é um Web Responsivo que tenta responder às seguintes perguntas feitas por milhares de brasileiros todos os dias: você teve a impressão que o preço de um medicamento estava abusivo? Você sabia que o governo regulamenta o preço máximo que pode ser cobrado na venda de um medicamento?

O projeto foi desenvolvido como uma aplicação voltada para a população brasileira, que poderá consultar o teto do preço de venda de medicamentos, regulamentado pela legislação, nas farmácias e drogarias do país.    É muito fácil utilizar o software, primeiro informe o Estado no qual você deseja que a pesquisa seja realizada, cada Estado possui uma política de estabelecimento de preço diferente. Portanto, o preço de um remédio pode variar entre os Estados. Em seguida, escolha o meio por onde a busca será feita: digitando o nome comercial do medicamento ou escaneando o código de barras da caixa. Aperte BUSCAR para a pesquisa seja efetuada.

A apresentação do trabalho foi sob a forma de um poster, teve uma recepção calorosa dos participantes do evento, recheado de elogios e críticas construtivas para futuras atualizações do sistema. Vale ressaltar na interação dos PETs da área da saúde e farmácia que elogiaram o projeto ressaltando a importância de usar a pesquisa como forma de extensão, agregando conhecimento em outras áreas de pesquisa.

    O PET-SI da UFRRJ trouxe sua colaboração no ENAPET de 2018, espera dar continuidade ao projeto e estabelecer novas parcerias. Para ler o texto completo clique aqui.