Projetos



PROGRAMA DE EXTENSÃO - Engenharia de Software e Jogos Digitais



RESUMO

O Programa de Extensão - Engenharia de Software e Jogos Digitais visa proporcionar um arcabouço de nível mais alto para proporcionar projetos que auxiliem o aprendizado da Engenharia de Software a partir da sua aplicação no desenvolvimento de Jogos Digitais. O desenvolvimento de jogos digitais (games), Serious Games (jogos sérios) ou Entertainment (jogos de entretenimento), considerados aqui tais produtos como software, necessita o envolvimento de atores de perfis distintos em seu processo de construção. Além de tratar de um processo produtivo onde a criatividade é um dos fatores inerentes ao processo, também exige a atenção da Engenharia de Software (ES), uma vez que há um nível alto grau de complexidade da lógica de funcionamento, alta variabilidade de requisitos e distintos objetivos a serem atingidos. Nesse contexto, se faz necessário um estudo criterioso de procedimentos, ferramentas, técnicas de modelagem e processos que possam dar suporte à garantia de qualidade do game (produto de software) a ser desenvolvido, bem como seu processo de produção. A presente proposta objetiva possibilitar a alunos e demais envolvidos, internos e externos, participar do processo produtivo de games associado às boas práticas de ES. Tal documento visa formalizar a criação de um programa de extensão no Departamento de Computação (DECOMP), que servirá como estrutura ampla e de longo prazo para diversos projetos relacionados ao contexto de ES aplicada ao desenvolvimento de games, e também iniciativas que objetivem sua socialização, ampla divulgação para aprendizado, captação de recursos, envolvimento de alunos e docentes, parcerias interinstitucional e multilateral, entre outras que possam viabilizar e sustentar o programa.
R1 - Estruturação do NuESGames
R2 - Iniciar alunos no desenvolvimento de jogos com suporte da Engenharia de Software
R3 - Produzir vídeos para disponibilização em ambiente de mídias sociais do NuESGames, pelo menos 12, para capacitação em Engenharia de Software com o atrativo de jogos digitais
R4 - Envolver equipe de alunos voluntários, internos e externos à UFRRJ, para se envolverem com o programa de desenvolvimento de jogos digitais
R5 - Produzir jogos sérios para capacitação profissional
R6 - Criar e manter estrutura de longo prazo (NuESGames) de desenvolvimento de jogos digitais
R8 - Iniciar pesquisas sobre Engenharia de Requisitos não Funcionais aplicadas a jogos digitais, principalmente focadas em Engenharia de Requisitos Orientadas à Objetivos
R9 - Desenvolver página web e mídias sociais do NuESGames
Palavras-chave: ensino; software; engenharia; game
Projeto financiado com apoio: Iniciação Tecnológica, IT 2019, FAPERJ.
Aluno Responsável: Nathan Muniz

Definição de Processos de Construção de Jogos Digitais com Suporte na Engenharia de Software



RESUMO

O presente projeto tem como objetivo permitir que alunos da graduação do curso de Sistemas de Informação e demais envolvidos tenham capacitação para entenderem como a ES está inserida em diversos contextos de produtos e principalmente na definição de processos de construção de jogos digitais e não apenas em sistemas corporativos. A área de games, diversa e atrativa que é, se torna um campo importante para a inserção de jovens em boas práticas de ES. Com isso, é importante fomentar o uso dessas práticas e buscar sua aplicação em um campo ainda pouco explorado, nacional e internacionalmente, pelas potencialidades que proveem os recursos da ES.
Para dar sustentação ao objetivo central dessa proposta, seus objetivos específicos estão voltados a introduzir aos participantes a um conjunto amplo de ações que visam criar um arcabouço sustentável e em diversas frentes, como: potencializar o aprendizado, incitar à criatividade, potencializar a prática de ES, fomentar o pensamento organizado e metódico, trabalhar em equipe, transmitir conhecimento para atingir alto número de interessados, usar ferramentas de software, despertar o interesse em transmitir o conhecimento, treinar a comunicação em público e orquestrar ações multidisciplinares.
Essas ações e frentes de trabalho serão organizadas de forma a atingir os seguintes objetivos específicos.
i. Estabelecer e organizar o desenvolvimento de games em duas classificações: Serious Games (jogos sérios) ou Entertainment (jogos de entretenimento).
ii. Estabelecer e sistematizar processos que visem à concepção, modelagem, prototipação, validação de games;
iii. Estabelecer e sistematizar processos para construção de games que proporcionem a sua codificação, arquitetura e gestão de configuração;
Para os participantes, espera-se que os conceitos aprendidos sejam valiosos para a sua formação profissional e humana para que possam atuar capacitados no mercado de trabalho e com visão prática do uso da ES para aplicarem em diversas áreas de conhecimento.

Palavras-chave: processo; software; engenharia; game
Projeto financiado com apoio:Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC 2019, UFRRJ.
Aluno Responsável: Sanderson Barbosa.