Processo de Desenvolvimento de Jogos Digitais NuESGames


1. Visão geral do processo

     O processo de desenvolvimento de jogos digitais desenvolvido pelos membros do NuESGames, tendo como base a literatura formal de engenharia de jogos, conta com as seguintes etapas principais: Concepção, Pré-produção, Produção, Pós-produçao, e Pós-lançamento. Cada uma dessas etapas conta com subprocessos e tarefas específicas para dar suporte à produção de um jogo digital completo, de escopo variável.



2. Primeira etapa: Concepção

     Na etapa de concepção encontram-se tarefas para a definição dos aspectos gerais do jogo. É provável que alguma dessas ideias já tenha sido pensada de maneira informal antes de os desenvolvedores considerarem a aplicação de um processo. Aqui definem-se aspectos gerais, como o tipo de jogo (platformer, shooter e RPG são alguns exemplos); ambientação (período histórico, futurista, cenário de fantasia, etc.); e objetivo (salvar o mundo, recuperar um artefato, ou simplesmente derrotar todos os inimigos, ou adquirir o máximo de pontos possível).



3. Segunda etapa: Pré-produção

    A etapa de pré-produção inclui em seu primeiro passo a definição de aspectos mais detalhados do jogo, através do Game Design Document (GDD) (modelo do documento).



3.4 Game Design Document

    A partir dos itens definidos no GDD é possível extrair definições formais de requisitos que permitem a subsequente definição de um product backlog. Estas tarefas podem ser entendidas como uma espécie de estudo de viabilidade, executado através da verificação de aplicabilidade destes requisitos à plataforma desejada.
     Alguns subprocessos como a definição de cenários, obstáculos e inimigos pode incluir esboços que acompanhem a descrição escrita destes elementos, incluindo portanto aspectos de design já nesta etapa inicial de desenvolvimento do jogo digital.



4. Terceira etapa: Produção

     A etapa de produção é feita de maneira cíclica e iterativa. Em cada ciclo, similar às sprints do padrão de gerenciamento de projetos Scrum, são desenvolvidas mecânicas e artefatos multimídia do módulo selecionado. Cada módulo desenvolvido em um ciclo da etapa de produção passa por todo o processo de desenvolvimento, podendo ser entendido como uma espécie de “micro-jogo” independente que deve ser testado e integrado ao produto final, podendo incluir, portanto, personagens e cenários; artes visuais; e interações do jogo. A validação desse módulo inclui testes e integração com os outros módulos já integrados, verificando que este agora é uma parte funcional do projeto completo. Um modelo do documento pode ser visto em Documento de Produção de Componente.



5. Quarta etapa: Pós-produção

     A pós-produção pode ser entendida como uma reaplicação das etapas de testes e integração ao produto final. Aqui deverão ser feitos ajustes nos elementos drasticamente destoantes dos outros, podendo incluir oponentes e obstáculos muito difíceis de superar; itens que tenham ficado muito ou pouco úteis no jogo; ou mecânicas de interação que não funcionem em acordo com as outras. O ajuste destes elementos pode ser chamado de balanceamento. Um modelo do documento pode ser visto em Documento de Ajustagem de Componentes.



6. Quinta etapa: Pós-lançamento

     Esta etapa inclui absorver feedback de jogadores reais, prestando a estes suporte e corrigindo bugs que tenham passado despercebidos pela equipe de desenvolvimento. O tempo dedicado a esta etapa final pode variar consideravelmente, de acordo com a adesão da comunidade ao jogo, e viabilidade financeira desta prestação de suporte. Alguns jogos, principalmente os multiplayer online, virtualmente permanecem numa etapa de pós-lançamento na maior parte do seu ciclo de vida, integrando a repetição de etapas anteriores a um ciclo de vida distinto e característico.