Prototipagem e Game Design.

Publicado dia 03 de Junho de 2020 por Nathan Munis

Dicionário de termos

     Durante todo o desenvolvimento de um game, precisa-se validar constantemente os artefatos gerados, seja para excluir uma ideia ou verificar se o produto atende alguns quesitos de difícil mensuração, como exemplo: Se a mecânica está boa, se o jogo está divertido, se animação esta satisfatório. Para isso, uma técnica utilizada é a de prototipação.

     Para construção de um jogo os desenvolvedores costumam utilizar uma abordagem interativa. Primeiro você faz o design do jogo; Em seguida, você faz a implementação e por fim passe por uma faze de teste. Esse tipo de processo é bem familiar com o “Método Cientifico”.

       i) Faça uma observação (“Minha experiência jogando/fazendo jogos me mostrou que certos tipos de mecânicas são divertidas”).

       ii) Faça uma hipótese (“O conjunto de regras que eu estou escrevendo fará um jogo divertido”).

       iii) Crie um experimento que prove ou contrarie sua hipótese (“Organizar um playtest desse jogo para verificar se o jogo é ou não divertido”).        iv) Execute o experimento (“Jogue!”).

       v) Interprete os resultados do experimento, formando um novo conjunto de observações. Volte ao primeiro passo.

     A implementação de um jogo é cara e demanda tempo. Se você possui um prazo de 2 anos para entrega de um game, e leva 18 meses para programá-lo pela primeira vez, provavelmente você não terá tempo de aplicar um método avaliação e modificar o jogo.

     O processo de design de jogos necessita envolver interação (ou seja, passar por todo o processo de design, implementação e modificação do jogo) tanto quanto possíveis, e quantas mais interações você poder fazer, levará o jogo para um resultado final mais satisfatório. Por essa razão, os games designer frequentemente fazem protótipos utilizando papel, maquetes etc. Nós chamamos isso de prototipagem rápida.

     Podemos classificar os tipos de prototipação da seguinte forma: Prototipagem rápida, Prototipagem reutilizável, Prototipagem modular, Prototipagem horizontal, Prototipagem vertical, Prototipagem de baixa fidelidade, Prototipagem de alta fidelidade.

       . Prototipagem rápida: desenvolve novos projetos, avalia o protótipo, descarta-o para produzir outro projeto e novo protótipo;

       . Prototipagem reutilizável: parte do protótipo pode ser reutilizada para o projeto final. Logo, o esforço de criar o protótipo não é descartado;

       . Prototipagem modular: novas partes vão sendo acrescidas de acordo com o ciclo de desenvolvimento do jogo;

       . Prototipagem horizontal: demonstra várias propriedades do produto sem que realmente funcionem. Bastante usado em interfaces ,com a finalidade de verificar disposição das informações;

       . Prototipagem vertical: foco em apenas uma funcionalidade, mas ela funciona como deveria. Por exemplo, ter só a mecânica de salto do personagem implementado do game;

       . Prototipagem de baixa fidelidade: é um teste de baixo custo, implementado usando papel e caneta, imitando a funcionalidade do produto.

       . Prototipagem de alta fidelidade: ele se parece ao máximo com o produto final em todas as características.

     A técnica de prototipação difere com o nível de fidelidade que se deseja alcançar com aquele protótipo. Se o intuito é apenas testar a usabilidade, disposição de itens na tela Mockups, wireframes seriam uma maneira rápida e fácil de validação. Legos, maquetes é uma técnica de prototipagem utilizada para testar a gameplay, apresentar o conceito do jogo para membros da equipe ou até mesmo investidores. A prototipação utilizando software, que geralmente são feitas em alguma game enginer, é utilizada quando se precisa ter algo mais fiel ao produto final ou para teste em funcionalidades especificas.

     Quando comparada o método de prototipação de um game com o de um software tradicional percebe-se muitas semelhanças, em ambos os casos é uma maneira de consegui enxergar o produto final , descobrir novos requisitos e melhorar a usabilidade do sistema.

     A principal diferença da prototipação em software tradicional e um game seriam as ferramentas e técnicas utilizadas. Enquanto para um software tradicional você irá utilizar muitos wireframes, programas de prototipação, como exemplo o Figma para testar a experiencia do usuário etc. Em um jogo, você utilizara de métodos mais “artesanais” como maquetes e papeis para testar os mesmos fatores.

     Sato, Adriana; Game Design e Prototipagem: Conceitos e Aplicações ao Longo do Processo Projetual; Universidade Anhembi Morumbi, Brasil.

     Medeiros Filho, Marisardo; Campos, Fábio; Benicio, Ian V.; Neves, André M. M; A importância da prototipação no design de games; Universidade Federal de Pernambuco.

     Breyer, Felipe; Credidio, Diego; Neves, André; Prototipagem rápida para avaliação de game design; Simpósio Brasileiro de Games.