Gamificação é uma método que vem abrindo novas possibilidades em diversos setores
como educação, negócios, saúde. Essa metodologia tem base na psicologia e conceitos dos jogos,
com o principal foco de gerar engajamento, medir desempenho ou progressos do usuário.
Em síntese, gamificação é a prática de aplicar mecânicas de jogos em situações que não tem
o proposito de entretenimento. Dessa forma, aproveitam o instinto natural de competitividade para
transformar atividades cotidianas em tarefas a serem compridas. A ideia é conseguir manter o usuário
entretido e focado em um determinado processo com altos índices de rendimento. Para isso, as recompensas
são itens de suma importância, elas não precisam ser necessariamente algo físico, e sim em
forma de pontuações, rankings, títulos etc.
Jane McGoniga, em seu livro “Reality is Broken: Why games make us better and how they can
change the world.” Identifica que todos os jogos, independente do gênero, tem quatro características
em comum: Meta, Regras, Sistemas de feedback e participação voluntária. Sendo essas características
um dos pilares para implementar um gamificação.
Meta é o proposito pelo qual os usuários estão jogando o game ou utilizando o sistema.
Seja para completar todas as fazes, evoluir um personagem ao nível máximo, ou aprender um novo idioma em
aplicativos como o Duolingo (https://pt.duolingo.com/).
As regras são o conjunto de leis que conduziram todas a jogatina, como o usuário deve se portar
dentro do jogo e como ele pode fazer para atingir suas metas.
O sistema de feedback são as respostas que o usuário recebe, ou seja, mostrar aos usuários seu nível de
progresso em relação a sua meta.
As principais técnicas de gamificação utilizadas são: Pontos, Níveis, Ranking, Desafios/missões e Medalhas/conquistas.
Os sistemas de Pontos são abertos, diretos e motivacionais, permitindo a utilização de vários tipos
diferentes de pontuação, de acordo com o objetivo proposto. Seus tipos são:
Ponto de expêriencia, Pontos resgatáveis, Pontos de habilidade, Pontos de reputação.
Os níveis de jogos indicam o progresso do usuário dentro do sistema. Existem três tipos diferentes de níveis: Níveis de
jogo, Níveis de dificuldade, Nível do jogador.
Ranking tem como propósito principal a comparação entre os jogadores/usuários que utilizam o sistema. Serve como uma
forma de visualizar a progressão dos usuários dentro do ambiente e gera um senso de competição entre eles.
Os desafios e missões são os elementos que orientam os usuários sobre as atividades que devem ser realizadas dentro
de um sistema. É importante que existam desafios para os usuários completarem, pois isso fará com que exista algo
interessante para ele realizar enquanto interage com o sistema.
Medalhas são uma versão mais robusta de pontos e tratam-se de uma representação visual de alguma
realização/conquista do usuário no sistema.
A principal diferença que podemos encontrar em um jogo e a gamificação é que normalmente os jogos
tem a finalidade de entreter e implicam em situações fora da realidade. Já a gamificação utiliza-se da mecânica
do jogo para alcançar objetivos reais de uma forma mais divertida e lúdica. Não se limitando apenas ao fator
entretenimento, e sim motivar os usuários a atingirem metas.
ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol:
O'Reilly Media Inc, 2011.
Klock, A.; Carvalho, M.; Rosa, B.; Gasparani, i. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC.