Gamificação.

Publicado dia 03 de Junho de 2020 por Nathan Munis

Dicionário de termos

     Gamificação é uma método que vem abrindo novas possibilidades em diversos setores como educação, negócios, saúde. Essa metodologia tem base na psicologia e conceitos dos jogos, com o principal foco de gerar engajamento, medir desempenho ou progressos do usuário.

     Em síntese, gamificação é a prática de aplicar mecânicas de jogos em situações que não tem o proposito de entretenimento. Dessa forma, aproveitam o instinto natural de competitividade para transformar atividades cotidianas em tarefas a serem compridas. A ideia é conseguir manter o usuário entretido e focado em um determinado processo com altos índices de rendimento. Para isso, as recompensas são itens de suma importância, elas não precisam ser necessariamente algo físico, e sim em forma de pontuações, rankings, títulos etc.

     Jane McGoniga, em seu livro “Reality is Broken: Why games make us better and how they can change the world.” Identifica que todos os jogos, independente do gênero, tem quatro características em comum: Meta, Regras, Sistemas de feedback e participação voluntária. Sendo essas características um dos pilares para implementar um gamificação.

     Meta é o proposito pelo qual os usuários estão jogando o game ou utilizando o sistema. Seja para completar todas as fazes, evoluir um personagem ao nível máximo, ou aprender um novo idioma em aplicativos como o Duolingo (https://pt.duolingo.com/).

     As regras são o conjunto de leis que conduziram todas a jogatina, como o usuário deve se portar dentro do jogo e como ele pode fazer para atingir suas metas.

     O sistema de feedback são as respostas que o usuário recebe, ou seja, mostrar aos usuários seu nível de progresso em relação a sua meta.

     As principais técnicas de gamificação utilizadas são: Pontos, Níveis, Ranking, Desafios/missões e Medalhas/conquistas.

     Os sistemas de Pontos são abertos, diretos e motivacionais, permitindo a utilização de vários tipos diferentes de pontuação, de acordo com o objetivo proposto. Seus tipos são: Ponto de expêriencia, Pontos resgatáveis, Pontos de habilidade, Pontos de reputação.

     Os níveis de jogos indicam o progresso do usuário dentro do sistema. Existem três tipos diferentes de níveis: Níveis de jogo, Níveis de dificuldade, Nível do jogador.

     Ranking tem como propósito principal a comparação entre os jogadores/usuários que utilizam o sistema. Serve como uma forma de visualizar a progressão dos usuários dentro do ambiente e gera um senso de competição entre eles.

     Os desafios e missões são os elementos que orientam os usuários sobre as atividades que devem ser realizadas dentro de um sistema. É importante que existam desafios para os usuários completarem, pois isso fará com que exista algo interessante para ele realizar enquanto interage com o sistema.

     Medalhas são uma versão mais robusta de pontos e tratam-se de uma representação visual de alguma realização/conquista do usuário no sistema.

     A principal diferença que podemos encontrar em um jogo e a gamificação é que normalmente os jogos tem a finalidade de entreter e implicam em situações fora da realidade. Já a gamificação utiliza-se da mecânica do jogo para alcançar objetivos reais de uma forma mais divertida e lúdica. Não se limitando apenas ao fator entretenimento, e sim motivar os usuários a atingirem metas.

     ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol: O'Reilly Media Inc, 2011.

     Klock, A.; Carvalho, M.; Rosa, B.; Gasparani, i. Análise das técnicas de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Departamento de Ciência da Computação - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Joinville - SC.