Scrum como Suporte para Desenvolvimento de Jogos Digitais

Publicado dia 5 de Dezembro de 2019 por Nathan Munis

Dicionário de termos

    O processo de desenvolvimento de um jogo digital possui uma grande complexidade. Devido ao fato principalmente da multidisciplinaridade das equipes, sem nenhuma metodologia para gerenciar Artista, programadores, design de som e muitos outros o desenvolvimento do jogo fica caótico e consequentemente a chance de conseguir entregar um produto de qualidade e com o mínimo de custo possível se tornam mínimas. Para que se consiga coordenar o desenvolvimento de um software de forma eficiente e eficaz, a engenharia de software possui métodos e processos de desenvolvimento e o conjunto desses métodos e processos denominamos de metodologias de desenvolvimento.

    As metodologias de desenvolvimento visam resolver problemas inerentes ao desenvolvimento de software e para tal utilizam-se de métodos de gerenciamento de projetos. Um tipo de metodologia utilizado no desenvolvimento de jogos, são as metodologias Ágeis. Por ser uma metodologia menos burocrática quando comparadas as metodologias tradicionais, conseguem lidar com a volatilidade dos requisitos dos jogos, e a multidisciplinaridade das equipes.

    Existem várias variações das metodologias ágeis, exemplos são XP, Kanban, RUP e SCRUM, mas nesse artigo nos aprofundaremos mais no Scrum. O Scrum foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland, baseado em uma formação do RUGBY, assim como no esporte o espirito de equipe é muito presado nessa metodologia. Alguns dos pilares do Scrum são:

    Indivíduos e interações acima de processos e ferramentas;

    Software operacional acima de documentação completa;

    Colaboração de clientes acima de negociação contratual;

    Respostas a mudanças acima de seguir um plano.

    Um jogo desenvolvido com SCRUM é divido em espaços de tempo definida pela equipe, mas costumam ser entrem duas a quatro semanas. Essa duração de tempo denominamos de sprints. A equipe de desenvolvimento, é chamado de SCRUM TEAM e possuem por volta de 6 a 10 membros. Antes de o início de uma sprint, na reunião de planejamento (SPRINT PLANNIG) a equipe seleciona alguns requisitos de uma lista chamada de backlog, cada requisito do backlog é denominado de item backlog.