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Matemática (Licenciatura)

Concepção e Objetivos Gerais do Curso

O curso de graduação de Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, denotado por IM/UFRRJ, com sede no município de Nova Iguaçu, pretende formar um profissional capaz de analisar, criticar e ao mesmo tempo solucionar problemas existentes no ensino de matemática, seja este de origem sócio cultural ou por falta de instrução e apoio político-pedagógico.

Neste sentido, vê-se necessário preparar um profissional competente, que saiba lidar com as diferentes culturas regionais e que se integre neste processo de formação e construção de conhecimentos.

Perfil profissional e Competências

Conforme a legislação concernente, (PARECER CNE/CES N.° 1.3022/2001) “Os cursos de Bacharelado em Matemática existem para preparar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, enquanto os cursos de Licenciatura em Matemática tem como objetivo principal, a formação de professores para a educação básica”. Sendo assim, a Licenciatura em Matemática do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ se propõe a formar um profissional com as seguintes características profissionais:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

 

  • Compreensão do seu papel social como educador e capacidade de inserção em diversas realidades, com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos;

 

  • Amplo domínio da ciência e linguagem matemática com capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão, integrando os seus conhecimentos matemáticos à multiplicidade de códigos socioculturais de sua época;

 

  • Entendimento da relação entre desenvolvimento de Ciências Naturais e o desenvolvimento tecnológico, corroborando para a formação de sujeitos que compreendam o uso de diferentes tecnologias na solução de problemas com responsabilidade e qualidade social;

 

  • Capacidade de aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos, particulares e gerais, na problemática da vida cotidiana e produtiva;

 

  • Capacidade de elaboração e condução de projetos compromissados com o ensino fundamental e médio, respeitando os novos parâmetros curriculares nacionais e os demais sujeitos da práxis educativa escolar;

 

  • Consciência da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício da cidadania;

 

  • Concepção abrangente e multidimensional a respeito do processo ensino-aprendizagem da Matemática;

 

  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência do seu papel na superação dos preconceitos que se traduzem em angústia, inércia e rejeição que frequentemente estão presentes no ensino- aprendizagem da disciplina;

 

  • Dominar de forma complexificada o conhecimento matemático, tendo profunda consciência do modo de produção próprio desta ciência na inserção sociocultural;

 

  •  Reflexividade voltada para as características peculiares a cada um dos raciocínios típicos da matemática: o raciocínio lógico-algébrico, o combinatório e o geométrico, de maneira que, no processo de ensino-aprendizagem, haja um comprometimento do professor com desenvolvimento intelectual dos educandos;

 

  • Consciência de que o professor deve zelar pela aprendizagem do aluno – inclusive daqueles com ritmos diferentes de aprendizagem, tomando como referência, na definição de suas responsabilidades profissionais, o direito de aprender do aluno;

 

  • Capacidade de desenvolver-se em grupos de trabalhos, atuando em conjunto com profissionais de outras áreas para confecção e/ou uso de tecnologia visando aplicações práticas;

 

  • Capacidade de aplicar os conhecimentos científicos matemáticos em problemas do cotidiano da vida profissional;

 

  • Capacidade de elaboração e condução de projetos de aplicação de matemática em áreas diversas;

 

  • Visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência do seu papel na superação dos preconceitos que se traduzem em angústia, inércia e rejeição que frequentemente estão presentes na vida profissional.

 

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