Home » Letras - Instituto Multidisciplinar
Letras

Um Curso de Licenciatura Plena em Letras deverá ter como preocupação a formação de professores capacitados para compreender que vivem em um mundo globalizado, mas que é, através do vernáculo, que uma sociedade exterioriza e solidifica a nacionalidade vital para a sua soberania e, até mesmo, sobrevivência. Portanto, a matriz curricular proposta para o curso de Letras, que ora apresentamos, neste documento, tem, como princípios gerais:

  • a formação global e visão interdisciplinar;

  • a articulação entre teoria e prática;

  • o predomínio da formação sobre a informação;

  • a capacidade para lidar com a construção do conhecimento de maneira crítica;

  • o desenvolvimento de conteúdos, habilidades e atitudes formativas;

  • a adequação de diferentes linguagens;

  • a isenção para combater o preconceito lingüístico;

  • o interesse em conhecer todas as manifestações lingüísticas;

  • o incentivo à pesquisa, a partir da graduação, de modo a capacitar o futuro profissional a exercer sua profissão com base na investigação e análise;

  • a formação do professor-leitor, de forma a reproduzir em seus alunos o prazer pela leitura e a reconhecer a importância desta para a ampliação de um conhecimento enciclopédico.

PERFIL DO EGRESSO E SEU PAPEL SOCIAL

O curso de Letras da UFRRJ deverá formar um educador capaz de perceber e mostrar a indissociabilidade entre o ensino e a pesquisa e qualificado para desenvolver a necessária articulação entre teoria e prática.

Um professor de Letras dotado de espírito crítico e reflexivo, de uma visão sobre o desenvolvimento e evolução das sociedades humanas, em geral, e das sociedades de língua portuguesa e espanhola, em particular.

Um professor de Letras capaz de interagir com as várias áreas de conhecimento e, na sua construção, mediante a prática da pesquisa científica, entendida como a base da compreensão da realidade e de uma sólida formação inter (multi)disciplinar.

Um professor comprometido com os princípios da democracia, capaz de trabalhar em equipe e favorecer o diálogo, o respeito às diferenças sociais e a conscientização da cidadania, correspondente à singularidade da formação e do exercício da prática educativa.

Um professor atento às diferentes formas de manifestação comunicativa e cultural, mas com a formação técnica e a visão crítica adequadas para sobrepor as criações genuínas e de qualidade estética superior.

Um professor consciente dos diferentes discursos e dialetos, com capacidade para analisar, sem preconceitos, as suas diferenças e idiossincrasias.

Um professor que, além de capacitado a atuar no ensino básico e no médio, possa exercer funções em assessorias a editoras, preparar material de ensino e estimulado a cursar programas de pós-graduação.

Um professor capaz de utilizar, na sua prática profissional, os recursos tecnológicos atuais e que, certamente, estarão disponíveis em qualquer sala de aula num futuro bastante próximo. 

pdf1 Grade Letras – Português – Literaturas

pdf1 Grade do Curso de Letras – Português – Espanhol e Literaturas

pdf1 Projeto Pedagógico do Curso de Letras


Endereço: Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ .::. Tel.: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105
© 2013-2017 -SIIM -UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: SIIM / COINFO
E-mail: siim@ufrrj.br