Livro sobre a Feira de São Cristóvão será relançado no I Encontro de Pós-Graduandos em História e Patrimônio da UFRRJ

O livro “Territórios culturais no Rio de Janeiro: A Feira de São Cristóvão” terá um novo lançamento no próximo dia 7 de novembro no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, no âmbito do I Encontro de Pós-graduandos em História e Patrimônio, que acontece nos dias 6 e 7 deste mês.
Uma das organizadoras do livro é Elis Regina Barbosa Angelo, doutora em História pela PUC-SP e professora adjunta do Departamento de Administração e Turismo do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ (câmpus Nova Iguaçu), ao lado de Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, doutora em Antropologia e professora aposentada da UERJ.

A Feira como território simbólico do Nordeste brasileiro

De acordo com a professora Elis Angelo, o livro traduz-se como um projeto de extensão universitária, mostrando a Feira de São Cristóvão como patrimônio cultural e território nordestino inserido no Rio de Janeiro. O trabalho de pesquisa consistiu no inventário da feira, onde foram digitalizados diversos documentos do museu, com ênfase em aspectos capazes de preservar a cultura nordestina, tais como devoções religiosas, música, lazer, gastronomia, dança, artesanato, entre outros que contribuem para a existência e manutenção daquele espaço de identidade e representação cultural da região Nordeste.
Além do livro, foram produzidas duas cartilhas de educação patrimonial voltadas para o ensino fundamental.
A autora explicou que a edição do livro almeja agrupar pesquisas sobre o território de tradições, religiosidade, espaço e saberes nas suas mais diversificadas formas e metodologias, a fim de compreender como vem sendo abordado o processo de migrações e reconstruções em outros territórios no Rio de Janeiro, com foco na Feira de São Cristóvão.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ

Livro sobre a Feira de São Cristóvão 2

Endereço: Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ .::. Tel.: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105