CURSOS DE DIREITO DA UFRRJ SÃO AGRACIADOS COM SELO DE EXCELÊNCIA DA OAB

Os cursos de Ciências Jurídicas dos três campi da UFRRJ (Seropédica, Três Rios e Nova Iguaçu) receberam do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) o Selo de Qualidade “OAB Recomenda”. A cada três anos, a condecoração é concedida às instituições de ensino superior públicas e particulares do país que mais se destacaram na formação de bacharéis no curso de Direito. Para fazer jus ao selo da Ordem, é analisado o desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e o índice de aprovação deles no Exame da OAB.

Separando o “joio do trigo”

A solenidade de entrega da placa (foto) alusiva ao Selo de Qualidade “OAB Recomenda” aos representantes dos campi da UFRRJ aconteceu no último dia 4 de junho, na sede da OAB/RJ, tendo sido entregue pelo presidente da entidade dos advogados, Luciano Bandeira.

De acordo com Bandeira, o Conselho Federal da OAB se utiliza deste selo para “separar o joio do trigo”, sinalizando uma visão da Ordem sobre o nível de excelência do ensino dos cursos de Direito no país, englobando todas as universidades, tanto na esfera pública como no âmbito privado. Ele frisou que a iniciativa da OAB Nacional valoriza e reconhece a prática qualificada do ensino jurídico brasileiro.

Presente à solenidade, o diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ, professor Paulo Cosme de Oliveira, contou como ele e os professores Afrânio Faustino e Valter Corrêa Luís viabilizaram o curso de Ciências Jurídicas na Universidade Rural. Não havia, até então, nenhum curso superior neste segmento com tutela pública na Baixada Fluminense. Segundo ele, do Largo de São Francisco, em São Paulo, até o bairro do Maracanã, no Rio de Janeiro, não existia faculdade pública de Direito. Com isso, os alunos da Baixada Fluminense que queriam ingressar na área jurídica eram obrigados a se deslocar para o centro do Rio de Janeiro ou para Niterói. Com isso, propusemos à Reitoria da UFRRJ a criação do curso de Ciências Jurídicas nos três campi (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios). E assim os cursos foram implantados.

O diretor do Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu) da UFRRJ frisou que hoje os cursos de Direito da Rural são reconhecidos em sua qualidade e excelência pela própria OAB, através da outorga do Selo de Qualidade “OAB Recomenda”, conferido pela entidade dos advogados a cada triênio. O professor Paulo Cosme fez questão de parabenizar e registrar que a conquista dessa condecoração é fruto da dedicação dos alunos da Universidade Rural, dos professores do curso de Direito, dos servidores técnico-administrativos da universidade e da coordenadora do curso de Direito do IM, professora Débora Roland, que não medem esforços na missão de valorização e engrandecimento dos cursos de Direito no âmbito da UFRRJ.

Ele anunciou a intenção de fazer chegar ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, a notícia da concessão do Selo de Qualidade da OAB Nacional aos cursos de Direito da UFRRJ, e aproveitou para convidar o ministro para conhecer o Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e constatar a seriedade e o comprometimento da UFRRJ com o ensino público, gratuito e de qualidade em nosso país.

 

Placa alusiva ao Selo de Qualidade “OAB Recomenda“, concedido aos cursos de Direito da UFRRJ

 

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, ladeado pelo diretor do IM/UFRRJ, professor Paulo Cosme de Oliveira e pelo professor Paulo Renato, do curso de Direito da UFRRJ

 

Profs. Paulo Cosme de Oliveira, Érica Guerra da Silva e Suzani Andrade Ferraro, representando os cursos de Direito do IM, ITR e de Seropédica

 

O presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira, tendo ao lado alunos, ex-alunos, professores e coordenadores dos cursos de Direito da UFRRJ

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ


Endereço: Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ .::. Tel.: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105
© 2013-2019 -SIIM -UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: SIIM / COINFO
E-mail: siim@ufrrj.br