FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO IM AGORA É SEMANAL

Ela começou no câmpus Nova Iguaçu da Universidade Rural do RJ (o Instituto Multidisciplinar) no dia 13 de março do ano passado, sempre a cada 15 dias com uma missão dignificante: a difusão e o incentivo ao consumo de produtos orgânicos, agroecológicos, livres de pesticidas tóxicos que ameaçam a vida humana. Hoje, a Feira da Agricultura Familiar já conquistou, nos três câmpus da UFRRJ onde atua (Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios) um público fiel e consciente da importância das práticas saudáveis do consumo de alimentos, livres de venenos químicos.

No último dia 16 de abril, a Feira retomou este ano suas atividades no câmpus do IM, e desde agosto de 2018 a iniciativa acontece semanalmente (sempre às terças-feiras) oferecendo produtos orgânicos saudáveis como frutas (tangerina, manga, laranja, caqui, banana), podendo também ser encontrados o aipim, batata doce, tomate, quiabo, verduras e legumes agroecológicos, livres de agrotóxicos e vendidos a um preço justo. As mercadorias são produzidas e vendidas por feirantes residentes na Baixada Fluminense (Seropédica, Mesquita, Queimados, Japeri, Paracambi e Nova Iguaçu).

Filosofia do projeto

De acordo com Renata Bravin, Engenheira Agrônoma formada pela UFRRJ e residente do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar na Baixada e Centro-Sul fluminense, a feira integra esse programa, realizado em parceria com a Emater-Rio e a Prefeitura de Nova Iguaçu. O objetivo é a construção de espaços culturais, educativos e científicos, ajudando a conscientizar a sociedade sobre a agricultura familiar e seus impactos sobre a saúde humana e buscando promover a integração do saber acadêmico com os saberes tradicionais dos agricultores, visando uma relação transformadora para o desenvolvimento mútuo.

Renata destacou outro eixo importante da Feira de Agricultura Familiar da UFRRJ: o estabelecimento de pontos de venda direta para os mercados da região, agilizando o escoamento da produção dos pequenos e médios feirantes agricultores. Outro dado importante é a ênfase dada pela feira ao Programa de Aquisição de Alimentos, uma política pública de segurança alimentar do governo federal voltada para a compra de alimentos orgânicos da Agricultura Familiar. Ela informou que essa outra ferramenta do projeto tornou possível a compra de gêneros alimentícios pelo Restaurante Universitário do IM/UFRRJ, que já está servindo refeições à base de produtos adquiridos na feira como banana, batata doce, aipim, inhame, pepino e quiabo.

Além dos gêneros alimentícios, a feira comercializa também produtos medicinais (xaropes, óleos massageadores, pomadas cicatrizantes), cosméticos naturais, shampoos, sabonetes e outros. Outra ação interessante promovida pelos feirantes é a cesta personalizada, nas quais o público encomenda previamente podendo mesclar diversos itens para seu consumo.

Rosangela Mangili, de 54 anos (foto), atua desde o ano passado na Feira de Agricultura Familiar. Ela comercializa produtos agroecológicos, como doce de laranja da terra, mamão, legumes e verduras fresquinhos, tudo sem o uso de substâncias químicas no processo produtivo. A produtora conta com orgulho que aprendeu com sua avó índia as técnicas de cultivo agroecológicas, e que se preocupa em valorizar a saúde dos consumidores. Rosângela disse que espaços como esse da Feira da Agricultura Familiar estão gerando nas pessoas uma consciência voltada para a preservação da saúde humana, onde o produto natural e agroecológico é visto como mais saudável do que o produto industrializado.

A Feira da Agricultura Familiar da UFRRJ acontece semanalmente (às terças-feiras) no Instituto Multidisciplinar (câmpus Nova Iguaçu da UFRRJ), de 9 horas da manhã até às 16 horas. Em Seropédica, ela ocorre sempre às quartas-feiras, a partir de 8 horas da manhã no Pavilhão Central (P1), prédio da Reitoria da universidade. No câmpus de Três Rios, a feira funciona todas as quartas-feiras, a partir das 17 horas.

Contatos podem ser feitos através das redes sociais. No Facebook, o endereço é “Feira da Agricultura Familiar – UFRRJ Seropédica”. No Instagram, “feiraufrrj”. Ou pelo e-mail fafrural@gmail.com

Feira da Agricultura Familiar no IM vende produtos baratos e saudáveis

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ

Endereço: Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ .::. Tel.: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105