ESCLARECIMENTOS SOBRE O SIGAA

Novas nomenclaturas; dados em atualização; destrancamento de matrícula; preenchimento de vagas nas turmas; emissão de carteirinha e atividades acadêmicas individuais, confira os esclarecimentos sobre o SIGAA:

Preenchimento de vagas nas turmas (Matrícula)

O processamento das solicitações de matrícula dos alunos será realizado após o dia 18 de fevereiro. A partir dessa análise, o aluno saberá se a sua solicitação foi efetivada ou não. De acordo com as demandas, os chefes de departamento podem ampliar as vagas das disciplinas ou não.

Como o processamento das solicitações só será feito ao fim do período de matrículas, não haverá a possibilidade de acompanhamento diário do ranking.

O preenchimento das vagas nas turmas é efetuado considerando inicialmente apenas as vagas reservadas e os estudantes do curso que solicitou reserva; em seguida, todas as vagas e estudantes restantes. Cada um desses dois momentos, obedecerá a seguinte ordem de prioridade:
1º – Estudante nivelado;
2º – Estudante concluinte;
3º – Estudante em recuperação;
4º – Estudante adiantado; e
5º – Estudante cursando componente curricular eletivo.

Preenchimento de vagas nas turmas (Rematrícula)

A rematrícula é a possibilidade de o estudante efetuar ajustes na sua matrícula, ou efetivá-la.

Preenchimento de vagas nas turmas (Matrícula Extraordinária)

Concluído o processamento da rematrícula, faculta-se ao estudante a possibilidade de ocupação de vagas ainda existentes nas turmas, através da matrícula extraordinária.

Destrancamento

O destrancamento de matrícula neste período (2019.1) será automático para todos os alunos. No início do período de matrículas basta fazer as inscrições nas disciplinas. Caso queira permanecer com a matrícula trancada, basta solicitar o trancamento no SIGAA. O período para trancamento se inicia em 11/03.

Dados em atualização

No SIGAA, os dados referentes às disciplinas cursadas, reaproveitamentos, integralização de curso e afins ainda estão em processo de normalização. Ou seja, os dados de alguns alunos ainda podem estar apresentando divergência, porém os setores responsáveis já estão cientes e regularizarão a situação antes do fim do período de solicitação de matrícula em disciplinas.

Emissão de carteirinha

Os setores responsáveis estão trabalhando para realizar a emissão das carteirinhas. Acompanhe os meios de comunicação da Prograd, para saber as informações relativas ao assunto.

Novas nomenclaturas

O SIGAA apresenta novos termos para designar os trancamentos: o que era “Trancamento de Disciplinas” agora se chama “Trancamento de Turmas”; o que era chamado de “Trancamento de Matrícula” agora é chamado de “Trancamento de Programa”.

Atividades acadêmicas individuais

A matrícula das atividades acadêmicas individuais (monografias e demais trabalhos de conclusão de curso, atividades que não formam turmas) não será realizada pelo aluno no SIGAA, e sim pelo coordenador de curso em período pré-determinado. O trâmite será o seguinte:
1º – O aluno solicita à coordenação de curso;
2º – O coordenador avalia a documentação solicitada (carta de aceite do orientador/supervisor);
3º – E, por fim, de acordo com calendário específico, após o início do período, o coordenador matricula o aluno.

Por Ricardo Portugal – Assessoria de Imprensa do IM/UFRRJ, com informações de Cleiton Bezerra, da Assessoria de Comunicação da PROGRAD/UFRRJ


Endereço: Av. Governador Roberto Silveira S/N - CEP: 26020-740 - Centro - Nova Iguaçu-RJ .::. Tel.: (21) 2669 0817 / 2669 0815 / 2669 0105
© 2013-2019 -SIIM -UFRRJ | Créditos Desenvolvedor: SIIM / COINFO
E-mail: siim@ufrrj.br