Sexta-feira, 31 de outubro de 2014 Institucional Cursos Vestibular Contato
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O Instituto Multidisciplinar, afinado com uma concepção filosófica que assume o currículo como artefato político e cultural, mediador de fins específicos, e com os pressupostos que conformam a identidade da UFRRJ, preocupou-se em projetar as experiências curriculares do Curso de Pedagogia fundamentado nos princípios construídos na luta dos profissionais da educação por uma formação docente substantiva e qualificada. Estes princípios estão muito bem explicitados pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), quais sejam:

  • assumir a interdisciplinaridade como fundamento epistemológico básico que materializa a complexidade;
  • valorizar o trabalho pedagógico partilhado/coletivo;
  • dotar o curso de sólida formação teórica articulada à prática conseqüente;
  • assumir a pesquisa como princípio educativo de conhecimento e intervenção na realidade; e
  • garantir flexibilidade curricular no curso.


Devemos observar que nos referenciamos na elaboração desse projeto na histórica proposta de Diretrizes Nacionais para o Curso de Pedagogia (elaborada pela Comissão de Especialistas em Educação e, encaminhada ao CNE pela SeSU/MEC em maio de 1999), nas Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia (Resolução CNE/CP Nº 1/2006), no posicionamento conjunto das entidades apresentado ao CNE (em Brasília, 07.11.2001) e nas resoluções específicas concernentes à formação de professores para atuarem nas diversas áreas do conhecimento da Educação Básica, proposta pelo CNE. Nesse sentido fazemos coro com o Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Federais (FORUNDIR) e com a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) explicitando nossa concepção de docência e de formação do pedagogo, reafirmando que a base do Curso de Pedagogia é a docência. Assim, reconhecemos o Curso de Graduação em Pedagogia como o principal locus de formação docente dos profissionais para atuarem na Educação Básica, na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e, a concepção do que confere especificidade à função do profissional da educação.


Objetivos do Curso


Objetivo Geral:

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IM/UFRRJ destina-se à formação de docentes aptos a identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.


Objetivos Específicos:

  • Formar profissionais para atuar nas seguintes áreas:
    • na Educação Infantil;
    • nas séries iniciais do Ensino Fundamental, inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
    • de Educação Profissional: na área de serviços e apoio escolar;
    • em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
  • Formar para a gestão de unidades educativas e sistemas educacionais, bem como planejar, executar, acompanhar e avaliar projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.
  • Habilitar para a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional.
  • Habilitar para atuar nas áreas emergentes do campo educacional.

O Curso de Licenciatura em Pedagogia do IM/UFRRJ destina-se à formação de docentes aptos a identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras.



Perfil do Egresso

A UFRRJ, compartilhando das idéias arroladas e implicadas nos princípios enunciados e em conformidade com o Projeto Político de seu Instituto Multidisciplinar, se propõe a formar em seu Curso de Pedagogia profissionais com competências e habilidades para:

  • operar em seu trabalho, com formulações teóricas e práticas voltadas para os fundamentos básicos e as condições sócio-históricas determinantes da tarefa educativa, sendo capazes de ler e compreender os seus contextos de referência, o movimento da sociedade em suas características básicas e tendências dessa trajetória, numa perspectiva crítico-contextual;
  • exercer, como possibilidade do trabalho, funções de Gestão Pedagógica, lastreado pela docência na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental (inclusive para aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria), tomada, esta, como base referencial de sua formação, à qual, entretanto, não se restringe;
  • articular os fundamentos da educação com as orientações marcantes do trabalho educativo, mediante domínio do saber concernente aos conhecimentos produzidos pelas ciências de referência à educação e sintetizados nas teorias educacionais. Assim, deverá operar os conhecimentos e saberes necessários à construção educativa com base na qual se define a identidade do educador, sua especificidade em relação aos demais profissionais, estejam eles ligados ou não ao campo educacional;
  • compreender o conjunto de conhecimentos concernentes à organização e realização da atividade educativa realizada no âmbito das relações educador/educando, articulando aspectos teórico-metodológicos e técnicos.



Coordenador: Prof. Dr. Carlos Roberto de Carvalho


Secretaria:

Horário de Funcionamento: 16 às 22 horas.
Tel.: 0(xx)21 2669 0105.
E-mail: pedni_coordenacao@hotmail.com



Duração: 9 Períodos


Disciplinas

1º Período

História e Educação I
Filosofia e Educação I
Psicologia e Educação I
Sociologia e Educação I
Universidade, Conhecimento e Sociedade
Formação e Profissionalização do Pedagogo
Pesquisa e Prática Educativa I

2º Período
História e Educação II
Filosofia e Educação II
Psicologia e Educação II
Sociologia e Educação II
Política e Organização da Educação I
Teoria Política
Pesquisa e Prática Educativa II


3º Período
História e Educação III
Didática I
Antropologia e Educação
Currículo I
Arte, Corpo e Educação
Estatística Aplicada à Educação
Pesquisa e Prática Educativa III

4º Período
Ensino da Língua Portuguesa
Ensino da Matemática
Gestão Educacional I
Currículo II
Políticas Públicas p/ Infância e Juventude
Economia Política da Educação
Pesquisa e Prática Educativa IV

5º Período
Ensino de História
Ensino de Ciências
Gestão Educacional II
Psicologia e Educação III
Educação Especial
Optativa I
Pesquisa e Prática Educativa V


6º Período
Ensino de Geografia
Avaliação da Aprendizagem
Organização do Trabalho Pedagógico I
Educação Infantil
Movimentos Sociais e Educação
Optativa II
Seminário de Pesquisa I


7º Período

Tecnologias e Educação
Escrita, Alfabetização e Letramento
Organização do Trabalho Pedagógico II
Prática de Ensino na Educação Infantil
Cultura Afro-Brasileira e Africana
Optativa III
Seminário de Pesquisa II

8º Período
Educação de Jovens e Adultos
Escrita, Alfabetização e Letramento II
Planejamento e Avaliação de Instituições Educativas
Trabalho, Qualificação e Educação Profissional
Estudos Culturais e Educação
Optativa IV
Elaboração de Trabalho Monográfico


9º Período
Prática de Ensino Fundamental
Educação em Sociedades Indígenas
Ética, Ciências e Educação
Educação e Meio Ambiente: teorias, métodos e práticas
Optativa V
Optativa VI




 
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