UFU realiza XX Sudeste PET em modo remoto entre os dias 10 e 25 de outubro

Por conta da pandemia do Covid-19, o evento reunirá 700 petianos nas plataformas digitais 

Por Raíssa Rodrigues

O XX Sudeste PET, que aconteceria em maio deste ano no campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), será realizado pela primeira vez em modo remoto, entre os dias 10 e 25 de outubro.

A programação do evento foi readaptada pela comissão organizadora, por conta da pandemia do Covid-19. Com o tema “Universidade e Sociedade: trilhando caminhos pela educação”, o XX Sudeste PET visa trazer à tona discussões acerca da atual conjuntura da educação no país e permitir, mesmo que remotamente, a interação entre os grupos.

O Encontro regional e anual, que em 2019 lotou os auditórios e salas da UFRRJ, acontecerá ao vivo no canal do XX Sudeste PET no Youtube e também no GoogleMeets, plataforma de videoconferência do Google. A programação se dividirá em várias atividades, com Assembleia Geral, reunião de discentes e tutores, apresentação de trabalhos, grupos de discussão e trabalho (GDTs) e até mesmo uma live de confraternização.

Segundo a comissão organizadora, com a mudança do formato presencial para o online 300 novas vagas foram abertas, o que totaliza 700 petianos de diferentes IES da Região Sudeste inscritos no evento. Coordenar uma grande quantidade de pessoas e buscar plataformas digitais que atendam as necessidades do Encontro foram um dos desafios para os integrantes da comissão.

Taís Alves, petiana do PET Mais Saúde da UFU e membra da Comissão de Comunicação, diz ter trabalhado em dobro na organização: “Assim que foi decidido que teria o evento e que seria online, começou o trabalho duro. Fazer novas artes de divulgação para orientar os participantes, abrir novas inscrições… Então praticamente tivemos o mesmo trabalho do início da organização, quando o evento seria presencial.”, completa. A petiana está com grandes expectativas em relação ao acontecimento do evento e acredita que será uma experiência muito válida. “Vai agregar muito e mostrar que o PET, mesmo com tudo isso acontecendo atualmente, resiste e continua a todo vapor na realização das suas atividades.”, relata Taís.

Os grupos da UFRRJ PET Medicina Veterinária, PET Floresta, PET História, PET Etnodesenvolvimento e PET-SI vão participar do Encontro e representar a Universidade. Diferentemente da última edição, a Rural contará com menos petianos no evento, o que já era esperado devido à atual situação sanitária do país, à dificuldade de acessibilidade e também à falta de verba destinada aos grupos neste ano.

A petiana do PET Floresta, Isabela Trece, vai participar pela primeira vez do evento como ouvinte e irá apresentar um trabalho com foco na inclusão digital do ensino remoto, intitulado “Perfil Social e Tecnológico do Público do Ciclo de Palestras: Floresta em casa”.  “O trabalho teve o objetivo de avaliar os impactos da atividade e o perfil do público virtual do PET Floresta”, diz Isabela. A discente afirma que mesmo excludente no quesito de acesso as plataformas, o XX Sudeste PET ainda sim possibilita a inclusão de mais petianos, visto que na conjuntura presencial haveria um número menor de vagas. “Espero que, mesmo com as limitações, possamos ter um evento de troca e de diálogo amplo”, completa a petiana.

O evento, marcado por encontros calorosos e ricas discussões, possibilita mostrar a importância do Programa de Educacional Tutorial (PET) como agente transformador da atual realidade da Educação no país.  E também proporciona espaços de troca de experiências e informação em prol de uma educação democrática, diversa e inclusiva. Nesta vigésima edição não será diferente.

 

SAIBA MAIS SOBRE O XX SUDESTE PET

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

ACOMPANHE O NOSSO INSTAGRAM @GRUPOSPETRURAL

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.