Plataforma produzida pelo grupo PET SI -UFRRJ busca agregar informação, dados e trabalhos desenvolvidos por alunos da UFRRJ durante a pandemia
Por Jhuly Monteiro
Em meio ao caos gerado pela pandemia do novo Corona Vírus, o grupo PET Sistemas de Informação (UFRRJ) desenvolveu uma plataforma digital chamada “#RuralContraCorona”. Trata-se de um site público e colaborativo, que mostra dados sobre a doença no Brasil e no Rio de Janeiro, e é utilizada por grupos de trabalho e ações da UFRRJ, com relação à COVID-19, trazendo informações de fontes confiáveis sobre a pandemia.
Em conversa com o tutor responsável pelo grupo, Sérgio Serra, ele esclarece que a ferramenta também tem por finalidade colaborar com o setor de comunicação da universidade na coleta e desenvolvimento de dados e gráficos sobre a doença, tanto no país como em cada município do Rio de Janeiro. E, para impulsionar e dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, foi disponibilizado pelos petianos envolvidos um espaço em que o internauta consegue ver todas as matérias e conteúdos correlatos em relação ao tema do COVID-19, produzido por atores da UFRRJ.
“Essas informações que levaram tanto tempo para serem construídas, acabam ficando perdidas nas rede sociais (facebook e instagram) por conta da grande quantidade de postagem das pessoas, então criamos esse mecanismo para mostrar uma linha de trabalho e de tempo dos grupos”, explica Serra.

A ferramenta de monitoramento, Confira agora, clicando na foto o número de casos de pessoas que contraíram a Covid-19 no Brasil.
Com uma layout simples e fácil de usar, e produzida com o apoio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFRRJ, a página principal da plataforma traz um mapa do Rio de Janeiro que, ao se selecionar um município, informações sobre o número de contaminados pelo Coronavírus e os óbitos aparecem.
O site também faz um levantamento geral no país do número de contaminados contaminados, recuperados e os óbitos, ao lado esquerdo da página principal. Para torna a informação mais clara, eles disponibilizaram um gráfico comparativo desses dados.

Gráfico criado pelo grupo PET SI com os dados nacionais.
Em relação aos materiais de estudantes da UFRRJ, essa plataforma classifica esses trabalhos por temas, que podem ser encontrados no menu no lado superior esquerdo, possibilitando ao usuário ver conteúdos relacionados ao assunto de seu interesse. Além disso, também relaciona todos os conteúdos de cada equipe parceira (por exemplo, todas as matérias desenvolvidas pela FAPUR podem ser encontradas no menu da FAPUR, também no lado esquerdo da ferramenta).

Matérias por grupo da UFRRJ

Menu principal com os temas de cada matéria.
O processo de criação
No dia 15 de março ,data em que a UFRRJ aderiu à quarentena e paralisou seus serviços presenciais, o grupo PET SI acompanhou a movimentação que estava sendo feita pelos grupos da universidade e percebeu que essas informações poderiam ser perdidas. Desse modo, o grupo se reuniu e pensou em soluções para essa futura problemática, chegando então no “Rural contra Corona”.
Essa iniciativa levou 15 dias para ser desenvolvida, assim como a organização da equipe que atuaria na atualização de informações e conteúdos e manutenção da ferramenta.
Com o objetivo de ver o resultado do projeto “Rural contra Corona”, criado e desenvolvido pelo grupo PET SI, seus participantes entenderam que a coleta e disposição desses dados de Web Analytic podem ser usados futuramente pelo grupo para estudo e aprendizado.
Segundo informações publicadas no portal da UFRRJ, o grupo pretende registrar a plataforma como uma ação de inovação da Universidade na Pró-reitoria de Extensão (Proext) e, posteriormente, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.