por Beatriz Santana
No dia 31 de outubro de 2019, o grupo PET Matemática e Meio Ambiente realizou a segunda edição do Colóquio sobre Meio Ambiente e Matemática, no campus Seropédica UFRRJ, salão Azul do Prédio Principal (P1) da Universidade, de 08h às 17h, .
Dentre as atividades realizadas no evento, houve oficinas, palestras, minicursos e mesas redondas. Na abertura, uma apresentação das principais atividades desenvolvidas pelo grupo PET Matemática e Meio Ambiente, existente na instituição desde 2010.

A tutora do programa PET Matemática, Eulina Coutinho, na abertura do evento.
O evento teve, já na abertura, a apresentação dos trabalhos produzidos pelos próprios petianos do grupo Pet Matemática.

Petianos do grupo PET Matemática, na abertura do evento.
Em seguida, houve a palestra “O ambiente inclusivo na educação: desafios da atualidade”, com o professor da UFRJ, Agnaldo da Conceição Esquicalha.

Palestra do professor da UFRJ, Agnaldo da Conceição Esquicalha.
Na parte da tarde, uma roda de conversa sobre a temática “Ambiência escolar e autismo: desafios na ala de aula inclusiva” , contou com a participação de Jéssica Maria Oliveira de Luna.

Palestra de Jéssica Maria Oliveira de Luna.
De 15h às 16h30, o evento ofereceu minicursos sobre a produção de apresentações acadêmicas via Latex, além de oficinas. A primeira chamada “Perspectiva: Uma geometria não euclidiana” a segunda “Função Exponencial e Crescimento Populacional: uma investigação de um possível cenário para o município do Rio de Janeiro em 2050”

Oficina do evento.
Esse ano, com o objetivo de diminuir a quantidade de resíduo sólido gerado pelo Coffe Break, os organizadores do II Colóquio pediram para que, cada participante, levassem suas próprias canecas e copos usados durante o lanche.
O Pet Matemática e Meio Ambiente também arrecadou alimentos não- perecíveis para doações. Cada inscrito colaborou com um quilo (1 kg) de produto alimentício.