PET Geografia-IM, em um caso de amor com a prática do Yoga

Prática de origem oriental reúne corpo docente, discente e técnicos no campus IM, com apoio do PETGEO,  na promoção do bem-estar e saúde mental dos participantes.

por Beatriz Santana

O Programa PET Geografia (PETGEO/IM) promoveu, pela segunda vez, no dia 29 de outubro, aulas de Yoga, para a comunidade acadêmica do campus de Nova Iguaçu, no V Encontro Juventude e Metrópole. As aulas foram ministradas pela professora Tainá Fernandes, criadora do projeto Yoga Marginal, e contou com a participação de docentes, técnicos e discentes, além do apoio de integrantes do PET  Geografia. 

A primeira atividade de Yoga, realizada no campus, aconteceu durante a Semana Acadêmica de Geografia, em junho de 2019. A professora Anita Lourenço contou que a ação ainda é pontual, mas já existe a intenção de fazer do projeto uma atividade regular e acessível para a comunidade acadêmica.

 

Fotos: Professa Anita Loureiro

 

A ideia de disponibilizar aulas de yoga no campus surgiu a partir da demanda de alunos e professores, que já buscavam por atividades que pensassem o bem-estar e a saúde individual/coletiva no espaço da Universidade. 

No entanto, a falta de horários, para conciliar a agenda de Tainá e a disponibilidade de horários da maioria dos alunos,  apareceu como a primeira dificuldade encarada pelo projeto incentivado pelo PETGEO. Por outro lado, as duas últimas aulas não deixaram de ser cheias e produtivas. 

Promover a melhora na saúde mental da comunidade acadêmica é a proposta principal das aulas, na visão do grupo PET. Já para o projeto YOGA MARGINAl, uma das principais intenções é ampliar, de forma gratuita, a prática do Yoga nas regiões que não têm acesso à atividade, que costuma ser praticada em espaços mais elitizados. 

A professora Anita Loureiro, tutora do programa PET GEO, ressaltou que  tanto a comunidade acadêmica, como qualquer pessoa que tenha interesse em praticar a atividade  são o público-alvo do projeto.

O campus IM terá aulas de yoga gratuitas para sua comunidade, a partir de meados de novembro.  A  iniciativa será  ministrada pela profª Paula Takatsuka (DTL), em parceria com a Direção de Câmpus . Uma turma experimental será aberta às quartas-feiras, a partir do dia 13/11/2019, das 16h30min às 17h30min, na sala 310 do Bloco Informática. As inscrições poderão ser realizadas na Direção do Câmpus Nova Iguaçu, na sala 309 do Bloco Administrativo do IM/UFRRJ.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.