PET SAÚDE -INTERPROFISSIONALIDADE

Natureza do Grupo

O PET Saúde-Interprofissionalidade da UFRRJ é resultado de parceria com a Secretaria de Saúde de Seropédica, contemplado pelo edital número 10 de 23 de julho de 2018, do Ministério da Saúde. As atividades do grupo se iniciaram em abril de 2019.

Diferente do homônimo PET do Ministério da Educação, este significa: Programa de Educação pelo Trabalho. Na composição, estão dois grupos, a saber:

GRUPO 1 – Educação e Humanização em Saúde

GRUPO 2 – Tecnologias em Saúde Aplicadas à Atenção Básica.

Este PET conta com uma coordenadora geral, professora Jaqueline Rocha (ICBS/ UFRRJ), duas coordenadoras-tutoras (uma para cada grupo), um tutor em cada grupo, dois preceptores em cada grupo, seis alunos bolsistas em cada grupo e quatro alunos voluntários.

Considerando o propósito relacionado à intencionalidade para formação interprofissional em saúde, os Cursos de: Ciências Biológicas, Farmácia e Psicologia representam a participação, entre estudantes e professores.

Somado a isto, estão preceptores graduados em: Serviço Social, Odontologia, Farmácia e Medicina. As atividades acontecem na atenção básica do município de Seropédica, articuladas com a Estratégia Saúde da Família e com os Programas: IST/Aids, Saúde Mental e Vigilância em Saúde.

Principais atividades em 2020

Em abril de 2020, o PET Saúde-Interprofissionalidade completou 1 ano de existência, com ações marcadas em visitas domiciliares junto aos preceptores e agentes comunitários, discussão de casos, atividades junto ao Programa IST/Aids, mapeamento e ações de prevenção à sífilis, realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, elaboração de materiais educativos em saúde, elaboração de podcasts, construção de diários de campo, participação na SNCT e em semanas acadêmicas de Farmácia e Ciências Biológicas com a apresentação de trabalhos e campanhas educativas nas ruas. Somado a isto, participa mensalmente de webconferências junto ao Ministério da Saúde e caminha em direção à concretização da intencionalidade para formação interprofissional, com proposta de disciplina aos Cursos de Graduação da área de Saúde. Neste cenário de pandemia, desde o dia 13 de março de 2020, vem elaborando e divulgando materiais educativos referenciados sobre o novo coronavírus, como estratégia de prevenção e promoção da saúde.

GRUPO 1 -EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE

COORDENADOR TUTOR: