I Colóquio sobre Matemática e Meio Ambiente ocorre dia 27/09, no PAT

Proposta central do evento é mostrar as pesquisas desenvolvidas pelo grupo PET e aproximar os petianos da comunidade acadêmica

por Alexia Dalbem

O I Colóquio PET – Matemática e Meio Ambiente será realizado no próximo dia 27 de setembro, no Pavilhão de Aulas Teóricas (PAT), câmpus Seropédica. O evento, que acontece de 13h20 às 16h30, contará com diversas atividades abertas a discentes e docentes de todos os cursos da UFRRJ.

A programação oficial do evento se iniciará com uma Mesa Redonda,  sob o título “Meio ambiente, matemática e educação: uma relação de reciprocidade”. A mesa será mediada pela tutora do PET Matemática, Eulina Nascimento,  e composta pelos alunos petianos André Alves, Alexandre Oliveira e David Martins.

Em seguida, duas oficinas e um minicurso serão oferecidos aos participantes.

Uma das oficinas será sobre a relação entre sustentabilidade e valores pessoais, sob o tema “O Jogo de Equações Sustentáveis: eu + você x ações ÷ valores – problemas = sociedades sustentáveis”. Nessa oficina, os ministrantes trarão um jogo em que os participantes recebem cartas sobre situações, pessoas e problemas e terão o desafio de criar estratégias e contar uma história sobre como resolvê-los.

A outra oficina, sob o tema “Modelagem Matemática através da Função do primeiro grau: uma análise do consumo de energia elétrica residencial e como isso afeta o Meio Ambiente”, buscará   discutir o consumo de energia, sobretudo de como a matemática é usada  nas contas de luz e a relação com o meio ambiente.

Já o minicurso terá como temática  o eixo Música e Matemática. Nele serão apresentadas algumas interações entre ondas sonoras e o crescimento e desenvolvimento dos seres vivos, sob uma perspectiva da Matemática como campo de conhecimento, sob o título “Música, Matemática e Vida: interações entre ondas sonoras e o crescimento e desenvolvimento de seres vivos, sob uma perspectiva matemática”.

Segundo a tutora colaboradora do PET, Gisela Pinto, o objetivo do evento seria dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo PET . “A ideia é mostrar a colegas e alunos da universidade o tipo de trabalho e pesquisa que a gente desenvolve, tendo em vista uma concepção mais ampla de meio ambiente. Entendemos a ideia de ambiente, não como somente o natural, mas como lugar onde  a gente tá inserido”, explica a tutora.

De acordo com Arthur Moraes, estudante de Matemática e um dos organizadores do Colóquio, a ideia de realizar essa atividade surgiu da necessidade de também integrar o PET ao curso de Matemática . O estudante espera que a experiência de alunos e professores no Colóquio seja a melhor possível. “A expectativa é que todas essas atividades tenham um impacto positivo nos participantes, tanto na questão que se relaciona a Matemática, quanto à Ambiental”, declara.

Já para a petiana Natália Carvalho, o evento ainda tem a missão de conseguir fazer com que as pessoas reflitam sobre os temas propostos. ” É importante que as atividades tragam algum impacto positivo na visão dos participantes nas questões do meio ambiente e como essas questões se relacionam com a matemática”, elucida a aluna. 

Você se interessou pelo Colóquio e quer participar? As inscrições podem ser feitas através do link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGXLnWjps5o50GFK0vuxCYZR0FgtDLWCTXJI_5By4IeJP_Iw/viewform

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.