Grupos PETs da Rural participam do XXIII Enapet na Unicamp

Rural faz presença em peso e leva 31 petianos ao evento

por Rômulo Norback

Grupo de petianos que participaram do evento.

As férias de inverno para os petianos da Rural e do Brasil começaram com a participação de alunos e tutores no Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet), que neste ano completa vinte e três edições.

As atividades aconteceram na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na região central do estado de São Paulo, entre os dias 15 e 20 de julho de 2018. O encontro contou aproximadamente com cerca de 1500 petianos inscritos, entre tutores e alunos. A Rural participou com  31 integrantes dos mais diversos grupos.

O evento buscou trazer discussões de temas que estão relacionados à atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) numa dimensão acadêmico- pedagógica, integrativa e também política. Com relação à instância acadêmica, o evento contou com cursos, palestras, apresentação de trabalhos. Do ponto de vista da integração, além da tradicional festa dos alunos, os participantes puderam compartilhar do espaço de hospedagem coletivo, trocar experiências em reuniões e conversas. A  perspectiva política esteve presente na mobilização geral, tanto nas assembleias, como na atividade MobilizaPET, além de  reuniões de discussão, a fim de encaminhar ao MEC, via Cenapet,  pautas que fortaleçam o programa em âmbito nacional.

Da programação 

Durante cinco dias, os participantes tiveram uma programação extensa, com o Encontro de Docentes e Discentes, GDTs – que são grupos menores de trabalho, Oficinas e Minicursos,  Atividades Culturais e Apresentação de trabalhos nas modalidades oral e banner.  Os trabalhos foram divididos em diversas frentes de discussão, passando pela ideia de estabelecer a “união petiana” para a temática da cidadania, da cultura, da indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão, da inovação, sustentabilidade, saúde coletiva e inclusão.

Petianos de diferentes grupos PET da  Rural apresentaram  trabalhos dos projetos que desenvolvem no âmbito da universidade.  A estudante de Engenharia de Agrimensura, Ingryd Lohanny, faz parte do PET Inclusão e essa foi a primeira vez dela no ENAPET. “Eu tive uma experiência maravilhosa não só acadêmica como pessoal“, explica a petiana.  “Ainda assim foi possível absorver muito conteúdo e pude aprender um pouco mais a respeitar a opinião do próximo e ouvir bem mais, como nos pré-GDTs e os próprios GDTs. Ainda não sei se toda aquela estrutura democrática funciona de fato como algo politizado, porém a ideia do evento é fantástica e, o especial do ENAPET para mim foi poder trocar ideia com uma galera muito boa de todas as partes do Brasil e entender um pouco a diferença e a essência entre os grupos”, expõe a estudante.

 

Para  Karina Muniz, graduanda do curso de Engenharia Florestal e integrante do PET Floresta, o evento motiva os estudantes a lutarem pelos direitos dos grupos e dá relevância ao PET como programa no  ensino superior brasileiro.

O ENAPET foi uma experiência maravilhosa, pois é o momento de lutarmos pelos nossos direitos, debatemos a importância do Pet para a comunidade estudantil e para sociedade, é um momento de troca de informação com outros  grupos PET. Um evento como esse que une todas as regiões do Brasil fortalece cada vez mais a educação, pois são realidades diferentes que possuem o mesmo objetivo. Foi lindo participar do Enapet e ainda poder fazer s e rever amigos ”, declara entusiasmada a estudante.

Confira abaixo o título de alguns dos trabalhos que foram apresentados pelos petianos dos Grupos PETs da Rural!

Título: FARMAJUSTA: AMPARANDO A POPULAÇÃO BRASILEIRA ATRAVÉS DA DISSEMINAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Autores: Ana Clara Correa da Silva, Gustavo Garcia dos Reis Nunes e Larissa da Silva Paiva

Tutor: Sergio Serra

Nome do grupo PET: PET-SI UFRRJ

Modalidade: Banner

Título: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: Uma Análise sobre o Relacionamento da UFRRJ com as Escolas Públicas do Município de Seropédica e Adjacências.

Autores: Ingryd Lohanny Moura da Silva Gaspar Gregório; Aline Borges de Souza; Edivaldo Lisboa Fonseca; Mickenson Jean Baptiste

Tutor: José Cláudio Souza Alves

Nome do grupo PET: PET Inclusão e Oportunidades na Vida Acadêmica de Alunos de Origem Popular

Modalidade: Banner

Título: EMPREENDEDORISMO NA AGRICULTURA FAMILIAR: Um Caminho Alternativo de Sucesso para os Pequenos Agricultores do Município de Seropédica e Adjacências.

Autores: Mickenson Jean Baptiste; Aline Borges de Souza; Agata Alexandre Oliveira Mendes; Milene da Silva Soares.

Tutor: José Cláudio Souza Alves.

Nome do grupo PET: PET Inclusão e Oportunidade na Vida Acadêmica de Alunos de Origem Popular.

Modalidade: Banner

Título:  “PROJETO FLORIR RURAL”: Intervenção paisagística a partir de uma ação coletiva e integradora entre os PETs da UFRRJ e a comunidade universitária.

Autores: Bruno Cruz, Iuri Leal; Marcelle sant’anna; Adriana Oliveira;

Tutora: Simone Orlando

Nome do grupo PET: PET Dimensões da Linguagem

Modalidade: Oral

Título: A IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – Homens de cor e a fé católica.

Autores: Dandara Abreu Guimarães; Mateus Henrique Guimarães.

Tutora: Fabiane Popinigis.

Nome do grupo PET: PET História

Modalidade: Banner

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.