A 16ª edição do evento aconteceu em universidades de todo o país
por Raíssa Rodrigues Alves
Entre os dias 21 e 25 de outubro, a UFRRJ promoveu a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), evento nacional coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC). O tema dessa edição foi “A matemática está em tudo!”. Entre os vários participantes, os Petianos da Instituição expuseram trabalhos e conversaram com a comunidade acadêmica e local.
Com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, a SNCT na Rural realizou cerca de 236 atividades no câmpus de Seropédica. Além da exposição de banners, também foram realizados cursos, palestras, mostras de artigos científicos, mesas redondas, minicursos, workshops e oficinas.
O Pet Sistemas de Informação, por exemplo, expôs os vários programas que o grupo faz, um deles é o aplicativo “Farma Justa” que informa ao usuário a farmácia que tem o remédio mais barato em Seropédica. Para Alexia Duarte, petiana do Pet SI, é preciso dar um retorno para a sociedade do que está sendo produzido: “São disponibilizadas bolsas para nós, é preciso mostrar a nossa produção, o que estamos fazendo”, disse a graduanda. Fillipo Dias, também petiano do Pet SI, completa: “Nosso curso não tinha muita visibilidade na Rural, e com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia a gente consegue divulgar o nosso trabalho. Por mim, teria mais eventos como esse no ano.”
Escolas de Seropédica e de municípios vizinhos também foram ao evento. O Pet Dimensões da Linguagem, que tem um projeto intitulado “Gigantes” e que atua em uma escola pública de Seropédica, entusiasmou-se com a presença de alunos do ensino básico. “É ótimo a presença de alunos de outras escolas, assim eles veem que mesmo de início o projeto está tendo resultado e que a gente consegue fazer a extensão acontecer”, falou empolgada a estudante de psicologia e petiana Vanessa Carvalho.
Além da preocupação em criar uma linguagem acessível e motivar a população a discutir ciência, a questão ambiental também se fez presente. O Pet Matemática e Meio Ambiente deu prioridade a ações que pudessem envolver crianças e comunidade em geral, por meio de oficinas de origamis, por exemplo. Nessas oficinas, os papéis que iam para o lixo promoveu a alegria das crianças presentes, como comentou a tutora do grupo, Eulina Coutinho “O papel que nós estamos usando para isso é um papel que nós pegamos na xerox, ou seja, algo que ia pro lixo. Nós temos essa preocupação”.
Os Grupos Pet Medicina Veterinária, Floresta, Saúde, Engenharia Química e Geografia ( no campus do IM) também expuseram os seus projetos e realizaram atividades lúdicas para as crianças e de conscientização para a comunidade em geral. A Semana Nacional da Ciência e Tecnologia contribuiu para o reconhecimento do Programa de Educação Tutorial da Rural e também para o fortalecimento da tríade ensino, pesquisa e extensão.