Proposta do encontro é trazer para a universidade pública a questão da negritude, a partir dos eixos educação, representação social e políticas públicas e estatais.
O evento Identidades, sob a temática “A questão da negritude na diáspora: três aspectos sociais na construção da identidade negra”, organizado pelo grupo PET DIMENSÕES DA LINGUAGEM, ocorrerá entre os dias 25 a 27/09/2018, de 14h30 às 21h, tanto no auditório do PAT como no do ICHS (Paulo Freire), no campus Seropédica – UFRRJ.
A programação do evento está bastante diversificada e terá eixos de discussão acadêmico-científico e também a valorização de práticas culturais que envolvam a identidade negra em sua multiplicidade. Dentre as principais atividades programadas, destacam-se Oficinas, Rodas de Conversa, Palestras, Mesas-redondas, Exposições, Cine-debate, Feira de Afro-empreendedorismo e Mostra de Cultural Preta.
O tema a ser tratado nesta edição trará questões que se desdobram no eixo educação, representação e políticas estatais. A proposta é, segundo seus organizadores, também trazer a problematização de questões sobre racismo, que afetam diariamente toda comunidade universitária, desde os funcionários terceirizados, servidores públicos e a comunidade discente como um todo.
O Identidades contará, em todos os dias, com a participação de intelectuais e personalidades negras conhecidos por suas pesquisas e representação na sociedade. Nomes de peso e representação para o debate como os de Ayana Sisi, Aline Maia, Mariana Ferreira, Luziara Novaes. Flávia Ribeiro, Fernanda Felisberto e Katiuscia Ribeiro estão confirmados para palestras e oficinas.
Como tudo começou

Equipe organizadora do evento.
A equipe idealizadora do evento, composta pelos petianos Rhoana Nunes, Lucas Vieira, Iasmim Cruz, Gabrielly Pereira e Marieta Keller, contou ainda com o apoio de alunos dos cursos de Matemática, Ciências Econômicas, Serviço Social, Direito, Relações Internacionais, Hotelaria e Administração Pública na organização.
Rhoana, que acabou de se graduar em Relações internacionais na UFRRJ, é coordenadora geral do evento e explica que a proposta faz parte de um projeto que surgiu nas reuniões do grupo PET, intitulado DIMENSÕES DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL.
Nessa frente de trabalho, pretende-se dar voz e vez a grupos diversos da UFRRJ. A temática da negritude e as dificuldades de permanência do aluno negro na UFRRJ foi o primeiro tema a surgir para desenvolvimento do projeto. “Nesse caso, o Identidades, como ação de extensão, foi pensado para ser a porta de entrada para o fomento de outras atividades, projetos e programas no trabalho do PET Dimensões, voltados a aprofundar a discussão sobre o sentido e a permanência do aluno negro na universidade pública, pós-Reuni”, explica a discente.
“O Identidades nasceu também de um incômodo crescente durante a minha graduação: a falta de pessoas negras num espaço como uma universidade pública federal. A partir disso, me motivei a agir ativamente para que pudesse transformar a realidade ao meu redor, questionar o porquê de vermos poucas pessoas negras neste ambiente universitário, trabalhar no acolhimento e união dos que estavam ali como eu, e, além disso, contestar e pautar como tema relevante o racismo presente na história brasileira e as consequências dele no tempo presente, inclusive nas instituições acadêmicas”, desabafa Rhoana.
Confira a programação completa aqui: https://www.facebook.com/identidadesufrrj.
Confirme sua participação aqui: https://www.facebook.com/events/712660039101244/.