UFRRJ - Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
Portal UFRRJ


Acesso aos Cursos de Graduação 2014-1

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo (Edital 63/2013 Prograd) - (6ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão postar a documentação pendente pelos correios com endereço: Pró-reitoria de Graduação, Sala 96 / BR 465 - Km 07, Seropédica / CEP: 23897-000. No dia 17/04/2014 até às 16hs.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo (Edital 63/2013 Prograd) - (6ª Lista de Espera/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital) - RETIFICADO

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no mesmo local onde foi entregue a primeira parte da documentação de renda.
No dia 14/04/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 6ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 10/04. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

6ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Sexta Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 07/04/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 08/04/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a quinta-feira, dia 10/04/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(5ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (5ª Lista de Espera/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no mesmo local onde foi entregue a primeira parte da documentação de renda.
No dia 25/03/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

O resultado dos candidatos de Renda será divulgado no dia 24/03/2014.

E eventual reposição de recurso somente no dia 25/03/2014 até as 16h.

 

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 5ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 21/03. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Física, Matemática, Química, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

5ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Quinta Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 18/03/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 19/03/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a sexta-feira, dia 21/03/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(4ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (4ª Lista de Espera/SiSU)

Resultado dos candidatos do campus de Nova Iguaçu com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no mesmo local onde foi entregue a primeira parte da documentação de renda.
No dia 18/03/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 4ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 14/03. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit, Letras - Port/Inglês/Lit, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno), Letras - Port/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Administração(noturno), Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

4ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Quarta Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 11/03/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 12/03/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a sexta-feira, dia 14/03/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(3ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (3ª Lista de Espera/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no mesmo local onde foi entregue a primeira parte da documentação de renda.
No dia 10/03/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 3ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 06/03. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit, Letras - Port/Inglês/Lit, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Engenharia de Materiais, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno), Letras - Port/Lit, Letras - Port/Espanhol/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Administração(noturno), Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

3ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Terceira Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 27/02/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 28/02/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a quinta-feira, dia 06/03/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(2ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO - RETIFICADO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (2ª Lista de Espera/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente na Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ, Campus Seropédica: Rodovia BR 465, Km 7 (antiga Rodovia Rio São Paulo). Seropédica /RJ. CEP: 23897-000. No dia 26/02/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 2ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 24/02. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit, Letras - Port/Inglês/Lit, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Engenharia de Materiais, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno), Letras - Port/Lit, Letras - Port/Espanhol/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Administração(noturno), Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

2ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Segunda Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 20/02/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 21/02/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a segunda-feira, dia 24/02/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(1ª Lista de Espera/SiSU) - APÓS RECURSO E CORREIOS (RETIFICADO)

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(1ª Lista de Espera/SiSU) - NOVA IGUAÇU

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no campus de Nova Iguaçu, Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. No dia 20/02/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (1ª Lista de Espera/SiSU)

Obs: O resultado do campus de Nova Iguaçu será divulgado amanhã (19/02/2014) nesta página.

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente na Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ, Campus Seropédica: Rodovia BR 465, Km 7 (antiga Rodovia Rio São Paulo). Seropédica /RJ. CEP: 23897-000. No dia 19/02/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso
da 1ª Lista de Espera do SiSU 2014-1

Dia: 17/02. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração, Economia Doméstica, Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit, Letras - Port/Inglês/Lit, Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Engenharia de Materiais, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas, História(noturno), Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno), Letras - Port/Lit, Letras - Port/Espanhol/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Administração(noturno), Ciências Econômicas, Direito e Gestão Ambiental.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

1ª Chamada da Lista de Espera SiSU 2014-1
Convocados para Manifestação de Interesse

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE nesta Primeira Chamada da Lista de Espera (Verificar na aba "Convocados Lista de Espera") deverão manifestar seu interesse na vaga através deste link: http://academico.ufrrj.br/modulo/interesse/ até 23h59m do dia 13/02/14. Findo este prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar, no dia 14/02/14, se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis. Está matrícula está prevista para a segunda-feira, dia 17/02/14.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(2ª Chamada/SiSU) - APÓS RECURSO E CORREIOS


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão postar a documentação pendente pelos correios com endereço: Pró-reitoria de Graduação, Sala 96 / BR 465 - Km 07, Seropédica / CEP: 23897-000. No dia 26/02/2014 até às 16hs.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(2ª Chamada/SiSU) - APÓS RECURSO

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (2ª Chamada/SiSU)

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (1ª Chamada/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente no mesmo local onde foi entregue a primeira parte da documentação de renda. No dia 07/02/2014 até às 16hs.

Deste modo o resultado pós-recurso será divulgado no dia 10/02/2014.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente na Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ, Campus Seropédica: Rodovia BR 465, Km 7 (antiga Rodovia Rio São Paulo). Seropédica /RJ. CEP: 23897-000. No dia 06/02/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso da 2ª Chamada do SiSU 2014-1

Dia: 31/01. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração e Economia Doméstica.
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas e História(noturno).
Cursos - Três Rios
Gestão Ambiental e Administração(noturno).

Dia: 03/02. Horários: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit e Letras - Port/Inglês/Lit.
Cursos - Nova Iguaçu
Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno) e Letras - Port/Lit.
Cursos - Três Rios
Ciências Econômicas(noturno).

Dia: 04/02. Horários: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Ciências Sociais, Engenharia de Materiais, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Letras - Port/Espanhol/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Direito.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

 

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(1ª Chamada/SiSU) - APÓS RECURSO E CORREIOS

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão postar a documentação pendente pelos correios com endereço: Pró-reitoria de Graduação, Sala 96 / BR 465 - Km 07, Seropédica / CEP: 23897-000. No dia 26/02/2014 até às 16hs.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd)
(1ª Chamada/SiSU) - APÓS RECURSO E CORREIOS

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

 

CANDIDATOS COM DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DE VUNERABILIDADE SOCIOECÔNOMICA ENCAMINHADA PELOS CORREIOS.

Candidatos com matrícula deferida por cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Candidatos com matrícula indeferida por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão postar a documentação pendente pelos correios com endereço: Pró-reitoria de Graduação, Sala 96 / BR 465 - Km 07, Seropédica / CEP: 23897-000. No dia 27/01/2014 até às 16hs.

Resultado do Edital de Vagas Reservadas para candidatos com renda igual ou menor que 1,5 salário mínimo
(Edital 63/2013 Prograd) - (1ª Chamada/SiSU)

Candidatos com matrícula deferida (cumpriram integralmente com as exigências do Edital)

Clique aqui para visualizar a lista.


Candidatos indeferidos por não cumprirem as exigências do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Os candidatos que desejarem complementar a documentação e assim recorrer do indeferimento deverão entregar a documentação pendente na Sala 92 do Pavilhão Central da UFRRJ, Campus Seropédica: Rodovia BR 465, Km 7 (antiga Rodovia Rio São Paulo). Seropédica /RJ. CEP: 23897-000. No dia 23/01/2014 até às 16hs.


Candidatos que não entregaram a documentação exigida do Edital.

Clique aqui para visualizar a lista.

Data e Horário de Matrícula por Curso da 1ª Chamada do SiSU 2014-1

Dia: 17/01. Horário: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Agronomia, Engenharia Química, Engenharia Florestal, Geologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Licenc. em Ciências Agrícolas, Ciências Econômicas, Administração e Economia Doméstica.
Cursos - Nova Iguaçu
Administração(noturno), Ciências Econômicas e História(noturno).
Cursos - Três Rios
Gestão Ambiental e Administração(noturno).

Dia: 20/01. Horários: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Educação Física, Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Agrimensura, Arquitetura e Urbanismo, História, Pedagogia, Letras - Port/Lit e Letras - Port/Inglês/Lit.
Cursos - Nova Iguaçu
Matemática(noturno), Pedagogia(noturno), Turismo(noturno) e Letras - Port/Lit.
Cursos - Três Rios
Ciências Econômicas(noturno).

Dia: 21/01. Horários: 09h às 16h
Cursos - Seropédica
Filosofia, História(Vespertino), Ciências Sociais, Geografia, Direito, Ciências Sociais, Engenharia de Materiais, Farmácia, Sistema de Informação, Jornalismo, Hotelaria, Relações Internacionais, Administração(noturno) e Química(noturno).
Cursos - Nova Iguaçu
Letras - Port/Espanhol/Lit, Direito e Ciências da Computação.
Cursos - Três Rios
Direito.

Modalidades de matrícula

Matrícula para candidatos moradores do Estado do Rio de Janeiro

Matrícula realizada pelo próprio candidato

As pessoas selecionadas devem comparecer ao respectivo campus para o qual foi aprovado para apresentar os documentos e efetivar a matrícula. Todos os aprovados passam por três etapas na matrícula que são:
1. Apresentação de documentos;
2. Cadastro dos alunos no sistema e registro de foto;
3. Assinatura dos termos e recebimento de atestado de matrícula.

No campus Seropédica a ordem das salas é a seguinte:
1ª etapa: Auditório Gustavo Dutra;
2ª etapa: Sala 96;
3ª etapa: sala 94.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula.


Endereços:
Campus Seropédica
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro BR 465 – Km 07, Seropédica CEP: 23897-000

Campus Nova Iguaçu
Av Governador Roberto Silveira , S/N, Centro. Nova Iguaçu/RJ. Telefones: (21) 2669-0105 / 2669-0817 / 2669-0825 / 2667-2729 Endereço eletrônico - http://r1.ufrrj.br/im/

Campus Três-Rios
Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas (Avenida Beira Rio), 1847 (Em frente a Rodoviária) Centro - Três Rios - RJ - CEP: 25804-100 Telefones: (24) 2255-3677 Endereço eletrônico - http://www.itr.ufrrj.br/

Matrícula para candidatos de fora do Estado do Rio de Janeiro

Os alunos de outros Estados que não puderem comparecer na UFRRJ para realizar a matrícula, presencialmente, podem fazer a matrícula via e-mail/correios, RESPEITANDO AS DATAS E HORÁRIOS DE MATRÍCULA PRESENCIAL.


Para enviar a documentação é preciso que procedam conforme o passo-a-passo abaixo:


1. Baixar e preencher o formulário para matrícula à distância;


2. Scanear e anexar os documentos exigidos para matrícula (ver edital). Os documentos devem estar impreterivelmente em Word ou PDF;


3. Enviar email para acessoufrrj@gmail.com;


4. Aguardar confirmação de recebimento e envio de comunicados e atestados de matrícula;


5. Imprimir e assinar todos os termos (com exceção do Atestado de Matrícula que pertence ao aluno);


6. Enviar por correios, todos os documentos autenticados exigidos para matrícula, acompanhados dos termos assinados. É exigido que o envio seja feito por Carta Registrada, com Aviso de Recebimento (AR) e com data de postagem correspondente à data de matrículas (não serão aceitos documentos com data de postagem posterior ou anterior à determinada, tendo em vista, tratar-se de documentação):


Endereço:
Pró-reitoria de Graduação, Sala 96
BR 465 – Km 07, Seropédica
CEP: 23897-000


7. Na primeira semana de aulas o aluno deve comparecer à Prograd (Sala 96) para tirar uma foto a ser inserida no Sistema Acadêmico;


8. Conforme consta nos termos a serem assinados o aluno deve também, comparecer na sua coordenação de curso até o 8º (oitavo) dia após o início das aulas para confirmar o interesse em cursar, sob pena de cancelamento de matrícula.


A Pró-reitoria de Graduação recomenda que os documentos por email sejam enviados preferencialmente no primeiro dia da matrícula uma vez que, havendo problemas há tempo hábil para solucioná-los.


Observação: O não cumprimento de qualquer uma das etapas acima listadas implicará na perda da vaga do candidato.

Outras informações sobre a matrícula estão disponíveis na página: http://r1.ufrrj.br/graduacao/paginas/home.php?id=Acesso-2014-1

DOCUMENTOS EXIGIDOS

Para realizar a matrícula, o candidato convocado deverá apresentar os seguintes documentos:

- Documento de identificação válido em todo o território nacional (original e fotocópia);
- Cadastro de pessoa física - CPF (original e fotocópia);
- Histórico escolar com certificado de conclusão, certificado de conclusão e histórico escolar ou diploma de curso médio (original e fotocópia) com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento;
- Documento militar: Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), Certificado de Reservista (CR), Carteira de Militar (ATIVO) e provisoriamente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), provando estar em dia com suas obrigações militares para o sexo masculino (original e fotocópia);
- Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, para candidatos com 18 anos ou mais (original e fotocópia);
- Uma foto 3x4 recente e de frente.

As pessoas que foram selecionadas em alguma modalidade de Ação Afirmativa devem ficar atentas, pois há documentos específicos:

- Quem optou pelo acesso através das regras da Lei de Cotas (a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012 e a Portaria Normativa nº 18 do Gabinete do Ministro da Educação, de 11 de outubro de 2012) deve comprovar escolaridade no ensino médio público, por meio de histórico escolar, conforme previsto no Edital N.º 80/2012 PROGRAD/UFRRJ.
- Os professores da rede pública, que ingressaram pela Ação Afirmativa de cotas, devem comprovar o exercício da atividade docente em sala de aula nas escolas públicas de educação básica. O candidato deverá apresentar, no momento da matrícula, contracheques dos últimos três meses ou original e fotocópia do contrato de trabalho.

É importante ressaltarmos que a falta do documento comprovando o ensino médio impedirá a efetivação da matrícula na Instituição e a ausência de qualquer documento acima relacionado impedirá a matrícula no primeiro período do curso de graduação. Também não é permitida a efetivação de matrícula do ingressante pelo SiSU 2014 que tenha matrícula simultânea nesta ou em outra Instituição Pública de Educação Superior de acordo com a Lei .12.089 de 11 de novembro de 2009.

CANDIDATOS AMPARADOS PELA LEI 12.711 DE 29/08/2012 (LEI DAS COTAS)

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Reserva de vagas por renda bruta a 1,5 salário mínino

A UFRRJ aderiu a Lei de Cotas, reservando 50% das vagas para egressos das escolas públicas, já em 2014-1.
A reserva de vagas, por critérios de renda, exigirá do candidato documentação específica de acordo com o Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ.
A não comprovação da escolaridade em ensino médio público e da condição sócioeconômica resultará na perda da vaga.

Clique aqui, Para obter o Formulário para realização da matrícula.

Matrícula realizada por procuração

Esta é uma modalidade de matrícula na qual outra pessoa realiza a inscrição pelo candidato. Para isso é preciso que o procurador apresente identidade própria e documento, registrado em cartório, no qual o aluno lhe concede amplos poderes para representá-lo junto à UFRRJ e matrículá-lo.

Matrícula feita por pais ou responsáveis:

É uma modalidade de matrícula realizada por responsáveis juridicamente, pais ou mães, desde que estes apresentem o documento de identidade e a documentação do filho no momento da matrícula. Apenas os pais são considerados procuradores legais naturais.

Editais

Edital do SiSU 2014-1
Cronograma e demais procedimentos relativos ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada - SiSU referente à primeira edição de 2014.
Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2014-1
Aprova o Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ para o primeiro período letivo de 2014, conforme descrito no Anexo.
Edital de Reserva de Vagas da UFRRJ SiSU 2014-1
Aprovar o Edital de Reserva de Vagas da UFRRJ para Egressos de Escola Pública Média e condição de renda bruta inferior a 1,5 salário mínimo per capita, para o primeiro período letivo de 2014, conforme descrito em anexo.
Foto: 'O ócio criativo' de Rosana Lucia Machado Sampaio. Foto da UFRRJ.

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) é uma instituição pública e gratuita centenária. Desde a sua implantação vem contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da Nação, tendo formado milhares de profissionais qualificados que atuam em todo o país e no exterior. Com sua sede localizada no município de Seropédica no km 07 da BR-465, a cerca de 80 km do centro da cidade do Rio de Janeiro, possui um dos dos maiores campus universitários da América Latina com aproximadamente 3024 hectares e três campi fora da sede nos municípios de Nova Iguaçu, Três Rios e a estação experimental em Campos de Goytacazes onde desenvolve pesquisas e extensão. A UFRRJ é hoje uma Universidade multicampi.

A UFRRJ vem participando dos projetos de expansão do Governo Federal desde 2005, tendo implantado 33 cursos de graduação desde então. Ao entrar em 2014, a Instituição oferece 55 cursos de graduação presenciais, dois a Distância junto ao Consórcio CEDERJ, 11 cursos de doutorado e 22 de mestrado, tendo mais de 12 mil alunos na graduação presencial, cerca de 3.000 nos cursos semi-presenciais e mais de 1.200 de pós-graduação. A Instituição gera novos conhecimentos ao desenvolver inúmeras linhas de pesquisa em diferentes áreas e os difunde por meio do ensino e da extensão.

Um dos grandes desafios das Universidades é o de preparar cidadãos(ãs) cuja formação não se limite apenas à capacitação para o exercício de uma profissão. Estas devem buscar formar cidadãos(ãs) capazes aprender continuamente e de se inserir de modo consciente e crítico na realidade brasileira, marcada não somente pela desigualdade social e regional, mas também pela riqueza e diversidades artística, cultural e natural; pela urgência de preservação do meio ambiente, pela busca de sustentabilidade e de superação das desigualdades sociais e regionais consolidando a democracia e os valores da solidariedade, do respeito à diversidade humana e da cooperação entre os povos.

Diante dos compromissos assumidos e da busca permanente em construir uma educação superior pública e gratuita de qualidade e socialmente comprometida com o desenvolvimento justo e democrático da nação brasileira é que convidamos você se juntar a nós!



Foto: "O ócio criativo" de Rosana Lucia Machado Sampaio. Concurso de Fotos UFRRJ/2010.

Ações Afirmativas

AF - 10% das vagas das licenciaturas (apenas nas duas chamadas do SiSU 2014-1)

Professores em atividade na rede pública de educação básica sem formção adequada à LDB-9394/96.

Observação

Compete exclusivamente ao candidato se certificar de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de ações afirmativas adotadas, sob pena de, caso selecionado, perder o direito à vaga.

Para esclarecer as possíveis dúvidas em relação a documentação necessária, segue abaixo parte do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2014-1.

Confira mais informações no Edital Nº.63/2013/PROGRAD/UFRRJ, para candidatos a vagas reservadas para egressos de escola pública média e condição de renda bruta inferior a 1,5 salário mínimo per capta.

TÍTULO 3


DAS AÇÕES AFIRMATIVAS

Art. 6º. Em consonância com a Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, a UFRRJ reservará no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas para ingresso em 2014-1, por curso e turno, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive cursos de educação profissional técnica, observadas as seguintes condições:


I. no mínimo 50% (cinquenta por cento) das vagas de que trata o caput serão reservadas aos estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita; e


II. no mínimo 51,8% (cinquenta e um vírgula oito por cento) das vagas de que trata o caput serão reservadas para autodeclarados pretos, pardos e indígenas, conforme o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado do Rio de Janeiro.


III. Todos os candidatos que se inscreverem pela cota de renda familiar igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita, ao serem convocados conforme classificação no SISU 2014-1, farão uma matrícula cuja confirmação estará condicionada à comprovação documental estabelecida no edital PROGRAD Nº 62/2013 de 19/12/2013.


Art. 7º. Apenas nas duas chamadas do SISU 2014-1, a UFRRJ destinará 10% (dez por cento) das vagas dos seus cursos de Licenciatura para candidatos que sejam professores em exercício do magistério do ensino fundamental e médio na rede pública.

Cronograma SiSU

Inscrições Etapa Única Início Fim
Inscrições 06/01 (seg) 10/01 (sex)

Resultados/Matrículas Início Fim
1ª Chamada
Resultado 13/01 (seg)
Matrícula - Candidatos Selecionados 17/01 (sex) 21/01 (ter)
Matrícula - Registro no SISU pelas IFES/IF    
2ª Chamada
Resultado 27/01 (seg)
Matrícula - Candidatos Selecionados 31/01 (sex) 04/02 (ter)
Matrícula - Registro no SISU pelas IFES/IF    

Lista de Espera Sisu Início Fim
Declaração de Interesse em Participar da Lista de Espera 27/01 (seg) 07/02 (sex)
Divulgação de Lista de Espera 11/02 (ter)

LISTA DE ESPERA

Conforme previsto no item 7.3 do Edital nº13 da SESU/MEC, publicado na Edição 252 do Diário Oficial de 30/12/2013, e no Título 8 "DA LISTA DE ESPERA", do Edital 62/2013-Prograd/UFRRJ de 19/12/2013, "poderão ser convocados ESTUDANTES constantes em lista de espera para manifestação de interesse na matrícula em número superior ao de vagas disponíveis". Deste modo nem todos os estudantes convocados para manifestação de interesse serão convocados posteriormente para efetivar sua matrícula. Os ESTUDANTES cujos nomes estejam na Lista de Convocados para MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE de uma chamada específica deverão manifestar seu interesse na vaga através da Página na Internet que será divulgada juntamente com a listagem de nomes. Findo o prazo para manifestação de interesse os ESTUDANTES deverão verificar se seus nomes encontram-se na Lista de Convocados para MATRÍCULA por terem concluído o processo no limite das vagas disponíveis.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que não manifestarem seu interesse na vaga terão seus nomes EXCLUÍDOS da Lista de Espera para futuras convocações.

ESTUDANTES cujos nomes constem da Relação de Convocados para Manifestação de Interesse em uma Chamada e que manifestarem seu interesse na vaga, porém encontrem-se fora do limite de vagas disponíveis no momento terão seus nomes MANTIDOS na Lista de Espera para futuras convocações.


CHAMADAS DA LISTA DE ESPERA
CRONOGRAMA DA UFRRJ
EVENTO INÍCIO FIM
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (1ª Chamada) 12/02 (qua)
Manifestação virtual de interesse 12/02 (qua) 13/02 (qui)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (1ª Chamada) 14/02 (sex)
MATRÍCULA dos convocados (1ª Chamada) 17/02 (seg)
 
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (2ª Chamada) 19/02 (qua)
Manifestação virtual de interesse 19/02 (qua) 20/02 (qui)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (2ª Chamada) 21/02 (sex)
MATRÍCULA dos convocados (2ª Chamada) 24/02 (seg)
 
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (3ª Chamada) 26/02 (qua)
Manifestação virtual de interesse 26/02 (qua) 27/02 (qui)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (3ª Chamada) 28/02 (sex)
MATRÍCULA dos convocados (3ª Chamada) 06/03 (qui)
 
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (4ª Chamada) 10/03 (seg)
Manifestação virtual de interesse 10/03 (seg) 11/03 (ter)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (4ª Chamada) 12/03 (qua)
MATRÍCULA dos convocados (4ª Chamada) 14/03 (sex)
 
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (5ª Chamada) 17/03 (seg)
Manifestação virtual de interesse 17/03 (seg) 18/03 (ter)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (5ª Chamada) 19/03 (qua)
MATRÍCULA dos convocados (5ª Chamada) 21/03 (sex)
 
Divulgação dos convocados para manifestação de interesse (6ª Chamada) 04/04 (sex)
Manifestação virtual de interesse 04/04 (sex) 07/04 (seg)
Divulgação dos convocados para MATRÍCULA (6ª Chamada) 08/04 (ter)
MATRÍCULA dos convocados (6ª Chamada) 10/04 (qui)

Confirmação de matrícula

Não se esqueça de confirmar sua matrícula na Instituição, comparecendo até o 8º dia após o início das aulas do 1º período letivo de 2014 na coordenação do seu curso, a não confirmação do interesse em cursar junto à coordenação do respectivo curso será considerada desistência da vaga e implicará a sua disponibilização na lista de espera.

Ações Afirmativas

Extrato do Edital de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRRJ 2014-1

Art. 8º. Os candidatos que concorrerem às vagas reservadas de que trata o artigo 6º deste edital deverão comprovar:

I. Ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, ou

II. Ter obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCEJA) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino e que não tenham cursado qualquer série do ensino médio em instituição privada.

§1º. Não poderão concorrer às vagas reservadas os estudantes que tenham, em algum momento, cursado em escolas particulares parte do ensino médio, mesmo que tenham sido beneficiados com qualquer tipo de bolsa de caráter socioeconômico (Portaria Normativa nº 18/MEC de 11/10/2012).

§2º. Enquadram-se no parágrafo primeiro deste artigo candidatos que tenham a certificação de conclusão do ensino médio discriminada no inciso II deste artigo.

§3º. Na matrícula, para fins de comprovação de escolaridade pública, o candidato inscrito na reserva de vaga para escola pública deverá apresentar o Histórico Escolar ou documento comprovando a escolaridade média integral em escola pública ou a certificação oficial de que trata o inciso II deste artigo (original e fotocópia com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento).

§4º. Caso o histórico escolar referente ao ensino médio não tenha sido expedido até a data da matrícula na UFRRJ, aceitar-se-á, provisoriamente, por um prazo a ser definido no ato da matrícula, uma declaração, em papel timbrado da instituição de ensino, descrevendo todas as séries ali cursadas, com assinatura e carimbo legíveis do responsável pela expedição do documento. Caso os Históricos Escolares não sejam apresentados no prazo definido pela PROGRAD, a matrícula do candidato será cancelada.

Observação:

* A segunda convocação da lista de espera será em número duas vezes maior do que o número de vagas disponíveis.
** A terceira convocação da lista de espera será em número três vezes maior do que o número de vagas disponíveis.
*** A quarta convocação da lista de espera será em número cinco vezes maior do que o número de vagas disponíveis.
**** A partir da quinta convocação da lista de espera será em número dez vezes maior do que o número de vagas disponíveis.

Quadros de Vagas de acesso à Graduação

Cursos de Graduação oferecidos pela UFRRJ para acesso no segundo período letivo de 2014 pelo sistema seletivo unificado (SiSU/MEC)

Quadros de Vagas

Curso Local/Campus Turno AC L1 L2 L3 L4 A1 Total de Vagas
Administração* Seropédica Integral 22 5 7 5 6 0 45
Administração** Seropédica Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Administração** Nova Iguaçu Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Administração** Três Rios Noturno 15 3 5 3 4 0 30
Agronomia Seropédica Integral 37 9 10 9 10 0 75
Arquitetura e Urbanismo Seropédica Integral 12 3 4 2 4 0 25
Ciências Agrícolas Seropédica Integral 15 4 5 4 5 2 35
Ciências Biológicas Seropédica Integral 13 3 5 3 4 2 30
Ciências da Computação Nova Iguaçu Vespertino 30 7 8 7 8 0 60
Ciências Econômicas Seropédica Matutino 22 5 7 5 6 0 45
Ciências Econômicas** Nova Iguaçu Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Ciências Econômicas** Três Rios Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Ciências Sociais Seropédica Vespertino 18 4 6 4 6 2 40
Comunicação Social/Jornalismo Seropédica Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Direito** Seropédica Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Direito** Nova Iguaçu Matutino 27 6 8 6 8 0 55
Direito** Três Rios Noturno 22 5 7 5 6 0 45
Economia Doméstica Seropédica Integral 9 2 3 2 3 1 20
Educação Física Seropédica Integral 27 7 8 7 8 3 60
Engenharia Agrícola e Ambiental Seropédica Integral 12 3 4 2 4 0 25
Engenharia de Agrimensura e Cartográfica Seropédica Integral 12 3 4 2 4 0 25
Engenharia de Alimentos Seropédica Integral 15 3 5 3 4 0 30
Engenharia Florestal Seropédica Integral 22 5 7 5 6 0 45
Engenharia de Materiais Seropédica Integral 15 3 5 3 4 0 30
Engenharia Química Seropédica Integral 25 6 7 5 7 0 50
Farmácia Seropédica Integral 15 3 5 3 4 0 30
Filosofia** Seropédica Noturno 20 5 7 5 6 2 45
Física Seropédica Integral 13 3 5 3 4 2 30
Gestão Ambiental Três Rios Integral 20 4 6 4 6 0 40
Geografia Seropédica Vespertino 18 4 6 4 6 2 40
Geologia Seropédica Integral 20 4 6 4 6 0 40
História Seropédica Vespertino 18 4 6 4 6 2 40
História** Seropédica Noturno 18 4 6 4 6 2 40
História** Nova Iguaçu Noturno 18 4 6 4 6 2 40
Hotelaria Seropédica Noturno 15 3 5 3 4 0 30
Letras - Port/Literaturas** Seropédica Noturno 11 3 4 2 4 1 25
Letras - Port/Literaturas** Nova Iguaçu Matutino 11 3 4 2 4 1 25
Letras - Port/Ing/Literaturas** Seropédica Noturno 11 3 4 2 4 1 25
Letras - Port/Esp/Literaturas** Nova Iguaçu Matutino 11 3 4 2 4 1 25
Matemática Seropédica Integral 27 7 8 7 8 3 60
Matemática** Nova Iguaçu Noturno 18 4 6 4 6 2 40
Medicina Veterinária Seropédica Integral 35 8 10 8 9 0 70
Pedagogia** Seropédica Noturno 18 4 6 4 6 2 40
Pedagogia** Nova Iguaçu Noturno 18 4 6 4 6 2 40
Química Seropédica Integral 18 4 6 4 6 2 40
Química** Seropédica Noturno 18 4 6 4 6 2 40
Relações Internacionais Seropédica Noturno 20 4 6 4 6 0 40
Sistemas de Informação Seropédica Vespertino 15 3 5 3 4 0 30
Turismo** Nova Iguaçu Noturno 20 4 6 4 6 0 40
Zootecnia Seropédica Integral 27 6 8 6 8 0 55
    Total 955 218 304 210 284 39 2010

* NOTURNO A PARTIR DO 5º PERÍODO;
** ESTÁGIOS E PRÁTICAS JURÍDICAS NO PERÍODO DIURNO.

 

Legenda do Quadro:

AC - Ampla concorrência.

L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L3 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012, do MEC), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

L4 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012, do MEC), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

A1 - Candidatos que sejam professores em atividade na rede pública de educação básica sem formação adequada.

Lista de Espera

Esta lista NÃO é para realizar a matrícula, apenas para conferir a sua colocação Geral.

CAMPUS SEROPÉDICA
CURSOS CÓD. 11/02
» Administração 11
» Administração 61
» Administração Pública 45 -
» Agronomia 01
» Arquitetura e Urbanismo 25
» Belas Artes 35 -
» Ciências Agrícolas 09
» Ciências Biológicas 17
» Ciências Contábeis 46 -
» Ciências Econômicas 10
» Ciências Sociais 34
» Comunicação Social - Jornalismo 47
» Direito 33
» Economia Doméstica 13
» Educação Física 14
» Engenharia Agrícola e Ambiental 22
» Engenharia de Agrimensura e Cartográfica 23
» Engenharia de Alimentos 21
» Engenharia de Materiais 36
» Engenharia Florestal 03
» Engenharia Química 02
» Farmácia 37
» Filosofia 30
» Física 18
» Geografia 32
» Geologia 04
» História 26
» História 31
» Hotelaria 48
» Letras - Português/Inglês/Literaturas 29
» Letras - Português/Literaturas 28
» Matemática 19
» Medicina Veterinária 06
» Pedagogia 27
» Psicologia 38 -
» Química 64
» Química 20
» Relações Internacionais 49
» Sistemas de Informação 39
» Zootecnia 07
CAMPUS NOVA IGUAÇU
CURSOS CÓD. 17/07
» Administração 68
» Ciências da Computação 78
» Ciências Econômicas 69
» Direito 77
» Geografia 79 -
» História 70
» Letras - Português/Espanhol/Literaturas 76
» Letras - Português/Literaturas 75
» Matemática 71
» Pedagogia 72
» Turismo 73
CAMPUS TRÊS RIOS
CURSOS CÓD. 17/07
» Administração 63
» Ciências Econômicas 60
» Direito 66
» Gestão Ambiental 59

Convocados UFRRJ

CAMPUS SEROPÉDICA
CURSOS CÓD. 16/01/14
1ª Chamada
29/01/14
2ª Chamada
» Administração 11
» Administração 61
» Administração Pública 45 - -
» Agronomia 01
» Arquitetura e Urbanismo 25
» Belas Artes 35 THE THE
» Ciências Agrícolas 09
» Ciências Biológicas 17
» Ciências Contábeis 46 - -
» Ciências Econômicas 10
» Ciências Sociais 34
» Comunicação Social - Jornalismo 47
» Direito 33
» Economia Doméstica 13
» Educação Física 14
» Engenharia Agrícola e Ambiental 22
» Engenharia de Agrimensura e Cartográfica 23
» Engenharia de Alimentos 21
» Engenharia de Materiais 36
» Engenharia Florestal 03
» Engenharia Química 02
» Farmácia 37
» Filosofia 30
» Física 18
» Geografia 32
» Geologia 04
» História 26
» História 31
» Hotelaria 48
» Letras - Português/Inglês/Literaturas 29
» Letras - Português/Literaturas 28
» Matemática 19
» Medicina Veterinária 06
» Pedagogia 27
» Psicologia 38 - -
» Química 64
» Química 20
» Relações Internacionais 49
» Sistemas de Informação 39
» Zootecnia 07
CAMPUS NOVA IGUAÇU
CURSOS CÓD. 16/01/14
1ª Chamada
29/01/14
2ª Chamada
» Administração 68
» Ciências da Computação 78
» Ciências Econômicas 69
» Direito 77
» Geografia 79 - -
» História 70
» Letras - Português/Espanhol/Literaturas 76
» Letras - Português/Literaturas 75
» Matemática 71
» Pedagogia 72
» Turismo 73
CAMPUS TRÊS RIOS
CURSOS CÓD. 16/01/14
1ª Chamada
29/01/14
2ª Chamada
» Administração 63
» Ciências Econômicas 60
» Direito 66
» Gestão Ambiental 59

Legenda do Quadro:

0** - Não há vaga.

Convocados Lista de Espera

CAMPUS SEROPÉDICA
Lista de Espera
CURSOS 1ª Chamada 2ª Chamada 3ª Chamada 4ª Chamada 5ª Chamada 6ª Chamada
- INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA
» Administração
» Administração
» Administração Pública - - - - - - - - - - - -
» Agronomia
» Arquitetura e Urbanismo
» Belas Artes THE THE THE THE THE THE THE THE THE THE THE THE
» Ciências Agrícolas -
» Ciências Biológicas - - - -
» Ciências Contábeis - - - - - - - - - - - -
» Ciências Econômicas
» Ciências Sociais
» Jornalismo
» Direito
» Economia Doméstica
» Educação Física
» Eng. Agrícola e Ambiental - -
» Eng. de Agrimensura e Cartográfica - -
» Eng. de Alimentos - -
» Eng. de Materiais - - - -
» Eng. Florestal
» Eng. Química
» Farmácia
» Filosofia
» Física
» Geografia
» Geologia
» História
» História
» Hotelaria
» Letras - Português/Inglês/Lit. - -
» Letras - Português/Lit. - -
» Matemática
» Medicina Veterinária - -
» Pedagogia
» Psicologia - - - - - - - - - - - -
» Química
» Química
» Relações Internacionais
» Sistemas de Informação
» Zootecnia
CAMPUS NOVA IGUAÇU
LISTA DE ESPERA
CURSOS 1ª Chamada 2ª Chamada 3ª Chamada 4ª Chamada 5ª Chamada 6ª Chamada
- INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA
» Administração
» Ciências da Computação
» Ciências Econômicas - -
» Direito - -
» Geografia - - - - - - - - - - - -
» História
» Letras - Português/Espanhol/Lit. - - - -
» Letras - Português/Lit. - -
» Matemática
» Pedagogia
» Turismo - -
CAMPUS TRÊS RIOS
LISTA DE ESPERA
CURSOS 1ª Chamada 2ª Chamada 3ª Chamada 4ª Chamada 5ª Chamada 6ª Chamada
- INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA INTERESSE MATRÍCULA
» Administração - -
» Ciências Econômicas
» Direito
» Gestão Ambiental - -

Legenda do Quadro:

0** - Não há vaga.

Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis cuida de diferentes aspectos relacionados à permanência e qualidade de vida dos estudantes da UFRRJ, encontrando-se no Pavilhão Central da UFRRJ, nas Salas 34 (Secretaria), 35 (Gabinete do Pró-Reitor), 37 (Setor de Bolsas de Alimentação) e 38 (Setor de Atenção Especial ao Estudante). Também compõem a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis o Restaurante Universitário (RU) e o Setor de Residência Estudantil (SERE).

Cursos de Graduação oferecidos pela UFRRJ

Confira neste link os cursos oferecidos pela UFRRJ, em seus respectivos campus:

© 2011 - Pró-reitoria de Graduação