TROTE: Um ritual medieval!


Você sabe a origem do trote?

Ele teve início nas Universidades Européias do século XIV. A palavra tem suas origens na domesticação de cavalos. Assim o significado implícito e simbólico é o da dominação e submissão por aqueles que se colocam soberbamente em posição de superioridade.

Na lógica do trote, os calouros são pessoas que devem ser domesticadas. Relações do tipo, “eu mando, você obedece” nada têm a ver com os valores humanos de dignidade, solidariedade e respeito. Mesmo que alguns digam que se trata de uma brincadeira, os limites que a separam da violência, da humilhação e do vexame são muito sutis.

Muitas pessoas quando se sentem intimidadas num ambiente totalmente novo preferem se calar e fingir que aceitam, ainda que estejam se sentindo mal internamente com a situação.

Calouro, você não é inferior a ninguém! Você venceu o grande desafio de ingressar em uma instituição de ensino superior e merece ser bem recebido e acolhido por seus colegas, professores e servidores técnico-administrativos da Universidade. Afinal você é o mais novo membro desta Comunidade!

Denuncie o trote pelo e-mail: calouros@ufrrj.br


- Lei nº 2538 de 19 de abril de 1996
- Deliberação nº 2 de 08 de janeiro de 1996