Serviço direcionado para manter um contato institucional direto com os estudantes e seus familiares, visando atender as necessidades e demandas dos estudantes, bem como auxiliá-los em relação às dificuldades de aprendizagem, de organização dos estudos e nos relacionamentos interpessoais. Os profissionais do SOE estão orientados a servir a comunidade estudantil e seus familiares para orientar, acolher, atender e acompanhar os processos educacionais e de aprendizagem dos estudantes.

 

Como trabalha o orientador?

O Serviço de Orientação Educacional tem como objetivo possibilitar um nível adequado de integração na escola, família e sociedade, bem como estimular o auto conhecimento, a autodeterminação e auto-escolha.
O Orientador Educacional é um especialista que, dentro de um princípio de equilíbrio, procura assistir aos alunos integralmente.

O papel do orientador

  • Trabalhar com todos os alunos individualmente, em grupos e na sala de aula;
  • Criar oportunidade para que a ação orientadora se processe sem imposições, sem permissividade mas com amizade e firmeza;
  • Ajudar o adolescente na sua aprendizagem;
  • Colaborar com o trabalho do Professor;
  • Trabalhar com os pais para que eles colaborem com toda escola;
  • Interagir com toda equipe escolar.

 

Outras informações

 O Orientador tem funções definidas, que são diferentes das funções do Psicólogo. Quando necessário, encaminha o adolescente a outros especialistas, como: Psicólogo, Neurologista, Fonoaudiólogo, etc. Respeita a pessoa do aluno através do sigilo profissional.
O Orientador não tem a responsabilidade de casos de disciplina, sua função principal é o ajustamento do aluno do ponto de vista escolar, profissional e de personalidade.

Equipe do SOE

Érica Cristina do Carmo Muniz – SIAPE 2230467

 

Estagiários

Pedro Paulo da Silva ( Estagiário de Letras)