Prof. Raul de Lucena Duarte Ribeiro

Raul de Lucena Duarte Ribeiro

(27/08/1937 – 24/06/2018)

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1962), com mestrado e doutorado em Plant Panthology – University of Wisconsin – Madison (1969 e 1978).

Professor Emérito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro era considerado O Mestre dos Mestres! Era fluente em inglês e francês, além de sua reconhecida habilidade para redação e revisão ortográfica e gramatical nessas línguas. Ao longo de seus 42 anos de docência formou milhares de engenheiros agrônomos, dispersos por todo o país, instituições e empresas, atuando no ensino de fitopatologia, olericultura, agroecologia e agricultura orgânica.

Na pesquisa, foi fundador dos Programas de Pós Graduação em Fitotecnia e de Pós Graduação em Agricultura Orgânica (UFRRJ). Alcançou 35 orientações de mestrado concluídas e outras 15 de doutorado, além de impactantes publicações científicas, contabilizando 141 artigos científicos dezenas de capítulos de livros.

Em 1993, foi idealizador, juntamente com o amigo e pesquisador Dejair Lopes de Almeida, do projeto da “Fazendinha Agroecológica Km47”, estabelecendo uma inédita parceria entre UFRRJ/EMBRAPA Agrobiologia/PESAGRO-Rio. Fazendinha que completa, agora em 2018, 25 anos de pesquisa, ensino e extensão em agroecologia e agricultura orgânica, considerada referência nacional e internacional.

Outra importante realização do mestre Raul Lucena foi a fundação, em 1985, da ABIO – Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro, da qual foi seu Presidente e Membro do Conselho Técnico.

Foi reconhecido e homenageado por dezenas de turmas de formandos, com destaque para o Prêmio Ambiental von Martius, conferido pela Câmara Brasil Alemanha (2004), Professor Emérito da UFRRJ (2009) e Prêmio Johanna Dobereiner (2013) concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA RJ e Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro – AEARJ.

O legado do mestre Raul Lucena é inestimável! Sua missão foi completada com excelência que só um baluarte é capaz! E como ele mesmo dizia “a realização de um professor é ver o sucesso de seus alunos e neste sentido me sinto realizado”.