Conquistas

Aluna do CTUR  conquista o segundo lugar em concurso de redação UPU – 2018

upu-47

A aluna Maria Clara Silva de Andrade conquistou a segunda colocação na fase estadual do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU 2018 (Correios).

Resultado:

https://www.correios.com.br/sobre-os-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas/pdf/2018/ConcursoInternacionalCartasresultadoestadualporUF2018.pdf

 

 

 

Aluna do CTUR é premiada no concurso da DPU – 2017

dpu-premiacaoAlunos do CTUR participaram do concurso da Defensoria Pública da União (DPU), cujo tema foi “Mais direitos, menos grades”:

  • Beatriz Soares Pereira (atual turma 20) orientada por Ana Lúcia da Costa Silveira.
  • Mayara Gonçalves Aires (atual turma 33) orientada por João Olinto da Silva.
  • Adriely Galvão Ribeiro da Silva (egressa 31/2017) orientada por Wellington Augusto da Silva.

A premiação da vencedora Adriely Galvão Ribeiro da Silva ocorreu no dia 06 de março, às 14 horas, na sede da DPU/RJ, com a presença dos demais participantes.

Acesse o resultado: 

http://www.dpu.def.br/noticias-defensoria-publica-da-uniao/233-slideshow/40250-dpu-divulga-resultado-do-3-concurso-de-redacao

 

Alunos do CTUR e da UFRRJ brilham na X MICTI – 2017

banner800x450Estudantes do Colégio Técnico (CTUR) e do ensino superior da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram durante os dias 08 e 09 de novembro de 2017 da X Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) Campus Camboriú. A MICTI é um evento interdisciplinar no qual os alunos do ensino médio, graduação, bem como servidores do IFC e de outras instituições de ensino participam ativamente da apresentação de trabalhos de pesquisa e de extensão. Este evento tem fundamental importância ao estímulo da iniciação científica e do desenvolvimento de projetos de pesquisa, principalmente nos discentes, sendo eficiente meio para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e divulgação dos resultados obtidos.

Tradicionalmente o CTUR participa deste evento com o destaque para a atuação de discentes na construção da sua autonomia científica. Nesta 10ª edição a delegação do CTUR esteve representada pelos discentes: Dayane Pereira de Souza, João Paulo dos Santos Lima, Larissa Goulart de Carvalho, Marcus Vinícius Barbosa da Silva, Melyssa da Silva dos Santos Mello e Natália Sênos Braga. Além dos professores Alex Braz Iacone Santos, Magda Queiroz e Maria Danielle Passos Ribeiro Campos Barbosa. Também marcaram presença os estudantes de graduação: Beatriz Calixto da Silva, Jeferson Manoel Teixeira, Ronan Souza Ribeiro de Campos, Rychard Denyan Pereira de Assis e Yuri Marinho Ferreira.

No total foram apresentados oito trabalhos, sendo quatro de estudantes do CTUR e quatro de universitários da UFRRJ. Destes, três foram premiados por seu mérito científico:

  •  1º lugar na categoria ensino técnico-pesquisa (área: ciências da saúde) – BRIGADEIRO DE DOCE DE LEITE ORGÂNICO FUNCIONAL. Apresentado por Melyssa Mello. Autores: Jeferson Teixeira, Jéssica Fernandes, Melyssa Mello, Lívia Muruci e André Guerra.
  •  3º lugar na categoria ensino técnico-pesquisa (área: ciências exatas e da terra) – JOGOS INCLUSÍMICOS. Apresentado por Larissa Carvalho. Autores: Larissa Carvalho, Kevin Silva e Maria Aparecida Barbosa (Tite).
  •  3º lugar na categoria ensino técnico-pesquisa (área: ciências humanas) – ATUAÇÃO ESTADUAL PÓS-DESCENTRALIZAÇÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA-RJ. Apresentado por Dayane Souza. Autores: Natália Braga, Izadora Andrade, Dayane Souza e Alex Santos.

 

Núcleo de Pesquisa de Colorado realiza projeto de georreferenciamento

projeto_de_georreferenciamento_em_colorado_7O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste, está realizando projeto de georreferenciamento. O trabalho tem parceria com pesquisador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e faz parte do trabalho do Nedet em retratar os Vales dos Rios Guaporé e Machado em seus diversos perfis e características socioambientais, econômicas e culturais. O estudo será usado para promover processos de acesso, uso sustentável, gestão, manejo, recomposição e conservação dos recursos naturais e ecossistemas em geral nesses dois Territórios.

Entre os dias 7 e 12 de abril de 2017 os professores Aurélio Ferreira (IFRO) e Valdemir Durigon (UFRRJ) realizaram a coleta de pontos com coordenadas geográficas conhecidas para fazer o georreferenciamento das imagens de satélite. Esses dados serão utilizados no estudo da densidade de vegetação e do tipo de cobertura vegetal de dois Territórios rondonienses: o Território Rural Vale do Guaporé-RO (TRVG) e o Território da Cidadania Rio Machado-RO (TCRM).

Segundo Valdemir Durigon a pesquisa também pretende apresentar matérias científicas que abordem temas de descobertas ligadas a várioscampos científicos em parceria com grandes universidades internacionais e brasileiras. “Existe a possibilidade de se aplicar os raciocínios elaborados, por semelhança ou comparação, ao conteúdo científico e cultural desenvolvido pelo IFRO, pela UFRRJ e pela Universidade de Paris III. Esses raciocínios podem ser utilizados no reconhecimento da identidade sociocultural, no aprimoramento da organização social e na garantia dos direitos de povos e comunidades tradicionais e de agricultoras familiares das águas e das florestas”, aponta o professor.

Aurélio Ferreira explica que a Universidade de Paris III, de maneira informal, fornece apoio científico e tecnológico para a avaliação dos dados e realiza eventos acadêmicos na França, para os quais os pesquisadores são convidados a apresentar os resultados obtidos. “Esse é mais um capítulo importante na tradicional e exitosa história de parcerias entre o IFRO e a Europa”, destaca.

O Nedet do Campus Colorado do Oeste é financiado pelo CNPq e pelo IFRO. O Nedet atua no desenvolvimento dos pressupostos teóricos e práticos do Programa Territórios da Cidadania. “Este programa objetiva a superação da pobreza e efetiva-se com a geração de trabalho e

renda, a partir dos territórios rurais e da cidadania”, ressalta Aurélio Ferreira. Ainda segundo ele, essa política se concretiza por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. “Estas atuações são realizadas por meio de projetos planejados para as áreas de educação, cultura, desenvolvimento produtivo, direitos e cidadania”, conclui.

Fonte: http://portal.ifro.edu.br/ultimas-noticias/2551-nucleo-de-pesquisa-de-colorado-realiza-projeto-de-georreferenciamento

 

Alunos conquistam medalha de prata e troféu na OBMEP – 2017

obap2017A equipe do CTUR foi formada pelos alunos do primeiro ano, Thamires Batista, Milena Vieira e João Marcos, sob a coordenação do professor Marden Manuel Rodrigues Marques, que disputaram com mais de 180 estudantes de diferentes cidades do país matriculados em cursos técnicos em agropecuária ou em áreas afins. Foram inscritas 635 equipes, com quase dois mil alunos. Eles participaram de duas etapas anteriores no mês de agosto. Deste total, 60 equipes foram classificadas para a etapa final.

 

Aluno conquista medalha de bronze na OBMEP – 2016

omep2016O aluno Paulo Renato de S. R. Filho, turma 30/2016, conquistou  Medalha de Bronze na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas edição 2016.

Parabéns, Paulo Renato, pela sua conquista!

Resultado: http://premiacao.obmep.org.br/2016/verRelatorioPremiadosBronze.do.htm

 

Alunos conquistam medalhas de ouro e bronze na IX MICTI – 2016

mictiTemos o prazer em divulgar a premiação dos alunos do Curso Técnico em Hospedagem Carla Beatriz M. da Silva Lugão, Laís Leal Gomes, Lettícia Moreira dos Santos Santana, Luiz Felipe Miranda, Isabella Cabral Santana, Samara Grigório Policarpo , sob a orientação das Professoras Maria Danielle Passos Ribeiro Campos Barbosa e Magda Queiroz, por conquistarem medalha de ouro, e dos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente, Beatriz Helena Gomes de Aguiar, João Pedro de Araújo Figueira, Marcely Teixeira Costa, Marcelo da Silva Araújo Júnior, Mariana Gomes Mello, Natasha Formágio e Samuel de Sá Pereira, sob a orientação dos Professores Liliane Garcia da Silva Rodrigues e Valdemir Lúcio Durigon por conquistarem medalha de bronze na IX Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). A Cerimônia de premiação aconteceu no dia 17/11/2016, às 15 horas, na Sociedade Esportiva e Recreativa Perdigão (SERP) – Videira S.C.
Os alunos Carla Beatriz M. da Silva Lugão, Laís Leal Gomes e Luiz Felipe Miranda receberam uma segunda medalha de ouro por terem seu trabalho classificado em 1º lugar geral na categoria de trabalho de pesquisa na área social.

 

Aluno vence o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero – 2015

construindo-igualdade-de-generoO aluno Mateus Amâncio Vitorino de Paula, da turma 33, orientado pela professora Ana Lúcia da Costa Silveira, venceu o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, que contou com 1.495 redações enviadas. A premiação ocorrerá em Brasília, no dia 21 de setembro. Entre os prêmios, está uma bolsa de iniciação científica júnior, financiada pelo CNPq.

 

Alunos conquistam medalhas de prata e bronze na 7ª Olímpiada Brasileira de Matemática – 2011

obmep2011Temos o prazer em divulgar a premiação dos alunos Julia Lima Bezerra  e Julio Encinas Assunção por conquistarem medalhas de prata e bronze, respectivamente, na 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2011).

 

Alunos são destaques no 29º Intercolegial – 2011

29intercolegialÉ com imensa satisfação que divulgamos o resultado do 29º Intercolegial O Globo & McDonalds onde os alunos Gabriel José Balthazar Barbosa (matriculado no 3º ano de Agropecuária Orgânica – Turma 34) e Vitoria das Neves Giorgini (matriculada no 1.º ano de Meio Ambiente – Turma 16) participaram com a modalidade Xadrez, representando o Colégio Técnico da Universidade Rural. Neste ano, foram inscritos 247 alunos e 35 escolas de vários municípios do Rio de Janeiro, disputando colocações e medalhas. A Vitoria obteve o honroso 3º lugar, conquistando medalha de bronze e colocando o CTUR em 2º lugar em sua categoria (Jovem não federado feminino) e o Gabriel conquistou o 8.º lugar. Ambos conseguiram elevar o nome do Colégio para o 9º lugar na classificação geral das escolas (lembrando que eram 35 colégios inscritos com vários alunos cada).

 

Aluno conquista medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Matemática – 2010

obmep2010Temos o prazer em divulgar a premiação do aluno Julio Encinas Assunção (Ensino Médio) por conquistar medalha de prata na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP-2010). A Cerimônia de premiação aconteceu no dia 12/08/2011, às 15 horas, no Colégio Pedro II (São Cristóvão).

 

Equipe do CTUR conquista medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Agropecuária – 2010

obapO CTUR foi representado na Olimpíada Brasileira de Agropecuária por cinco equipes orientadas pelos professores Valter, Sandra, Josué, Sonia e Claudete. No início eram 352 equipes inscritas e as cinco equipes do CTUR foram classificadas para a fase final, em que concorriam 50 grupos. Nessa fase final, a equipe NATUREZA VIVA, orientada pela Profª Claudete, e composta pelos alunos Adriani (turma 15), Rafael Ribeiro (turma 23), Beatriz Vilete (turma 23) e Rayane (turma 34), obteve a Medalha de Bronze, com pontuação final 7.8. Como a maior nota obtida foi 8.3, o CTUR ficou muito bem colocado! Parabéns à equipe vencedora, às demais equipes e aos professores, pois a medalha de bronze é o fruto de um trabalho coletivo.

 

Aluna conquista 2ª colocação no concurso organizado pelo Denatran – 2010

denatranA aluna Isabella Dias, da turma 34, obteve a 2ª colocação no concurso de crônicas para alunos do ensino médio, organizado pelo Denatran, cujo tema era “Trânsito: passado, presente e futuro” . A aluna irá a Brasília no dia 12 de dezembro receber sua premiação. A orientação da sua crônica foi feita pelos professores Ana Lúcia Silveira, Virgínia Tafuri e Cândido Souza.