I Jornada de Licenciatura em Ciências Agrícolas on line – Tecnologias e Saberes das Ciências Agrárias – 2020

Realizar esse evento foi um verdadeiro desafio. Primeiro, porque 2020 começou muito difícil, não só para o Brasil, mas para o mundo: ameaça de guerra mundial, enchentes, incêndios, atitudes políticas lamentáveis e, talvez a pior de todas: a pandemia provocada pelo Coronavírus que levou à morte milhares de pessoas e que até o presente momento traz muito sofrimento. Aliás, foi por conta dessa pandemia que a I JLCA se tornou on line. E, por ser on line, o nosso modesto evento agigantou-se em proporções inesperadas. Nunca tínhamos organizado um evento de Ciências Agrárias virtual. Não sabíamos por onde começar. Até encontramos eventos similares nos servir de bússola, mas, no decorrer do processo, percebemos que abríamos uma nova estrada. Temos em mãos, por tanto, um trabalho pioneiro.

Esse ponto que chegamos na leitura é muito interessante. Quando os convites para a composição da Comissão organizadora foram feitos, logo percebemos que a barreira da tecnologia seria, e foi, um grande obstáculo. Foi aí que o sangue novo, dedicados estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do CTUR e de Licenciatura em Ciências Agrícolas se juntaram ao ‘veteranos’ e, ombro a ombro, virtualmente falando, fizeram as coisas acontecerem com a habitual leveza da juventude.

Assim, desse jeito, aconteceu a I JLCA, onde esperávamos cerca de 20 resumos e atingimos a marca de mais de 60 trabalhos. Esses resumos, de altíssimo nível, se encontram em quase todas as áreas das Ciências Agrárias e mostram a importância, sobretudo, da Educação, mola motriz do Licenciado em Ciências Agrícolas e de todo profissional, de outras titulações, que se dedicam ao mais nobre dos serviços: educar, sinônimo de inspirar ou ainda, dar esperança. Enfim, ser professor é saber transformar desilusão em esperança. Todas as pesquisas apresentadas aqui, direta ou indiretamente versam sobre Educação e isso se verifica nos diversos trabalhos aqui encontrados. Observamos claramente a inspiração e esperança que move os pesquisadores.

Não podemos deixar de agradecer à Direção do CTUR, através do Diretor Luiz Carlos Estrella Sarmento, da Vice Diretora Elaine Cristina Albuquerque, de Luiz Alberto Timóteo (o inoxidável Luisão) e a Maria Aparecida (Tite), ambos da Divisão de Assuntos Pedagógicos, que abraçaram prontamente nossa ideia. Somos muito agradecidos aos autores que enviaram seus preciosos resumos de, literalmente, todos os cantos do Brasil. Agradecemos também a você que está prestigiando de alguma forma nosso evento. Esperamos que gostem do conteúdo, sintam-se à vontade para contatar os autores. Encantem-se com que a Educação pode proporcionar! Viva a Educação! Viva o Conhecimento! Voa, coruja altaneira!

  

I Jornada de Licenciatura em Ciências Agrícolas on line – Livro de resumos

  

Thiago Dias Trindade
Presidente da IJLCA