pdf-logo

Curso Técnico em Meio Ambiente – Horários de aulas

1. Sobre o curso

meioambiente

O objetivo principal do curso técnico em meio ambiente é capacitar o profissional formado para atuar na área ambiental em empresas do setor produtivo, órgãos públicos, empresas de consultoria e de prestação de serviços. Almeja-se a inserção no mercado de técnicos sintonizados com as questões ambientais, que possam modificar a realidade hoje existente por força de sua atuação pautada no uso racional dos recursos naturais e no desenvolvimento sustentável.

O curso técnico em meio ambiente é oferecido em duas modalidades, integrado e concomitante, conforme apresentado no quadro a seguir:

Característica

Integrado 3 anos Ensino Médio no CTUR+Ensino Técnico no CTUR
Concomitante 2 anos Ensino Médio em outra instituição+Ensino Técnico no CTUR

Estão entre as atribuições do técnico em meio ambiente:

• Levantar e sistematizar dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais;
  • Contribuir no processo de elaboração de políticas ambientais;
  • Elaborar e controlar programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão ambiental (SGA) e integrada (SGI);
  • Aplicar metodologias para minimizar e mitigar impactos ambientais negativos;
  • Monitorar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição sonora e visual;
  • Acompanhar auditorias ambientais internas e externas;
  • Participar dos procedimentos de regulação e fiscalização ambiental.

Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente

pdf-logo

Plano do Curso Técnico em Meio Ambiente

Cadastramento do Curso de Meio Ambiente

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), através do Ofício nº 3.237/2015, comunica que o Plenário do CREA-RJ decidiu pelo cadastramento do Curso Técnico em Meio Ambiente.

1. Disciplinas

Disciplinas do Curso Técnico em Meio Ambiente

O curso técnico em meio ambiente oferece disciplinas que apresentam a temática ambiental sob diversas abordagens teóricas e práticas, que proporcionam uma visão multidisciplinar e instrumentalizam os estudantes para decisões coerentes e adequadas ao melhoramento da qualidade ambiental, ao gerenciamento do meio ambiente e sobre políticas públicas e legislação ambiental. Desta forma, pretende-se qualificar os profissionais para as demandas do mercado de trabalho, promovendo a aquisição de conceitos atualizados e fomentando o desenvolvimento da opinião crítica naqueles que atuam ou pretendam labutar na área ambiental. Ao longo da sua formação os discentes terão contato com as seguintes disciplinas:

• Ecologia
  • Hidrologia e bacias hidrográficas
  • Estatística aplicada
  • Geomorfologia
  • Informática aplicada
  • Turismo e meio ambiente
  • Paisagismo ambiental
  • Recuperação de áreas degradadas
  • Educação, ambiente e sociedade
  • Metodologia de projetos
  • Legislação ambiental
  • Química ambiental
  • Microbiologia e saneamento ambiental
  • Geografia aplicada
  • Planejamento e gestão ambiental
  • Sensoriamento remoto

1. Estágio Supervisionado

Além das disciplinas do curso técnico em meio ambiente, os estudantes também possuem como obrigatoriedade para a conclusão do curso o cumprimento da carga horária de 100h de estágio supervisionado. Caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional e de complementação de ensino devidamente orientadas, acompanhadas e supervisionadas pela instituição e pela área de estágio como forma de integrar teoria e prática. O Serviço de Integração Escola-Empresa (SIEE) é o setor responsável pela organização e controle do estágio supervisionado, que deverá ser realizado em instituições/empresas conveniadas com a UFRRJ/CTUR.

1. Links úteis

Indicações de sites com a temática ambiental

www.mma.gov.br – Ministério do Meio Ambiente

www.mec.gov.br – Ministério da Educação