Curso Técnico em Meio Ambiente

1.Sobre o curso

Criado no ano de 2010, o Curso Técnico em Meio Ambiente do CTUR é ofertado na modalidade integrada, concomitância externa e subsequentemente ao ensino médio. O curso atende cerca de 150 alunos, que ingressam na instituição por meio da aprovação em concurso público, o qual é realizado anualmente.

2.Objetivos

Ofertar a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores possibilitando o prosseguimento de estudos, bem como, formar profissionais-cidadãos empreendedores, competentes, com conhecimentos técnicos, eticamente responsáveis e sintonizados com as questões ambientais e comprometidos com o bem estar da sociedade, que saibam associar teoria à prática, fazendo uso das suas habilidades e atitudes compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

3.Atribuições do técnico em meio ambiente

• Levantar e sistematizar dados, informações e documentos técnicos para subsidiar a realização de estudos socioambientais;
  • Contribuir no processo de elaboração de políticas ambientais;
  • Elaborar e controlar programas de gerenciamento ambiental e sistemas de gestão ambiental (SGA) e integrada (SGI);
  • Aplicar metodologias para minimizar e mitigar impactos ambientais negativos;
  • Monitorar parâmetros analíticos de qualidade do ar, água e solo, bem como da poluição sonora e visual;
  • Acompanhar auditorias ambientais internas e externas;
  • Participar dos procedimentos de regulação e fiscalização ambiental.

4.Organização curricular

O curso tem carga horária total de 1290 horas, distribuída em 16 disciplinas (total de 1.190 horas) e estágio supervisionado (100 horas).

4.1 Disciplinas

O curso técnico em meio ambiente oferece disciplinas que apresentam a temática ambiental sob diversas abordagens teóricas e práticas, que proporcionam uma visão multidisciplinar e instrumentalizam os estudantes para decisões coerentes e adequadas ao melhoramento da qualidade ambiental, ao gerenciamento do meio ambiente e sobre políticas públicas e legislação ambiental. Ao longo da sua formação os discentes terão contato com as seguintes disciplinas:

4.2 Estágio supervisionado

Os estudantes também possuem como obrigatoriedade para a conclusão do curso o cumprimento da carga horária de 100h de estágio supervisionado. O Serviço de Integração Escola-Empresa (SIEE) é responsável por sua organização, devendo ser realizado em instituições/empresas conveniadas com a UFRRJ/CTUR.

5.Nossa equipe

Conheça o nosso quadro docente.

pdf-logoMeio Ambiente – Quadro docente

6.Documentações

6.1 Plano Pedagógico do Curso Técnico em Meio ambiente

pdf-logoPlano pedagógico do Curso Técnico em Meio Ambiente (2018)

6.2 Folder de divulgação

Em breve.

7 Links úteis

www.ana.gov.br – Agência Nacional de Águas

www.cedae.com.br – Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro

www.pciconcursos.com.br – Concursos

www.crtj.gov.br – Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro

www.dnpm.gov.br/ – Departamento Nacional de Produção Mineral

www.embrapa.br – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

www.agrobase.com.br – Estágios, Vagas e Concursos Ambientais

www.ibge.gov.br – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

www.ibama.gov.br – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis

www.icmbio.gov.br – Instituto Chico Mendes de Conservação da

www.ipe.org.br – Instituto de Pesquisas Ecológicas

www.inea.rj.gov.br – Instituto Estadual do Meio Ambiente

www.inpe.br – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

www.jbrj.gov.br – Jardim Botânico do Rio de Janeiro

www.mec.gov.br – Ministério da Educação

www.mma.gov.br – Ministério do Meio Ambiente Biodiversidade

www.oeco.org.br – OECO Jornalismo Ambiental

www.florestal.gov.br – Serviço Florestal Brasileiro

* Página atualizada em 26 de março de 2020. 23h25min.