CONDETUF – Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais

História do CONDETUF

O Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF teve origem na Associação dos Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais do Rio Grande do Sul, criada em 1990. Em 22/08/1990, a Associação passou a denominar-se Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas Agrícolas, Comerciais e Industriais das Universidades Federais do Rio Grande do Sul – CDETUF/RS. Posteriormente, em 03/04/1991, foi aprovado o Estatuto do Conselho dos Diretores das Escolas Técnicas das Universidades Federais, sendo eleita a primeira Diretoria. No ano de 1992, houve uma primeira reunião entre os diretores das Escolas Técnicas Vinculadas e o Ministro da Educação Murilo Hingel. Após esse encontro, muitas foram as oportunidades e conquistas para as Escolas Técnicas Vinculadas, através do CONDETUF. É importante registrar a participação ativa do então Diretor do CTUR, Prof. Luiz Carlos Estrella Sarmento, em todo o processo de criação do CONDETUF, como fundador e idealizador, exercendo no biênio 1995/1997 a secretaria executiva do referido conselho.

Atualmente, além do Colégio Técnico da UFRRJ, o CONDETUF é composto por outras 22 Escolas Técnicas (Lei Nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008).

1. Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal – CEDAF / UFV
2. Centro de Educação Profissional – CEFORES / UFTM
3. Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – CODAI / UFRPE
4. Colégio Agrícola Vidal de Negreiros / UFPB
5. Colégio Politécnico / UFSM
6. Colégio Técnico – COLTEC / UFMG
7. Colégio Técnico – CTUR/ UFRRJ
8. Colégio Técnico de Bom Jesus – CTBJ / UFPI
9. Colégio Técnico de Floriano – CTF / UFPI
10. Colégio Técnico de Teresina – CTT / UFPI
11. Colégio Técnico Industrial de Santa Maria / UFSM
12. Colégio Universitário – COLUM/ UFMA
13. Escola Agrícola de Jundiaí / UFRN
14. Escola Agrotécnica / UFRR
15. Escola de Música / UFRN
16. Escola de Saúde / UFRN
17. Escola de Teatro e Dança / UFPA
18. Escola Técnica de Artes / UFAL
19. Escola Técnica de Música / UFPA
20. Escola Técnica de Saúde / UFPB
21. Escola Técnica de Saúde / UFU
22. Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras / UFCG
23. Teatro Universitário / UFMG
 

Diretoria – Gestão 2019-2020

Zilmar Rodrigues de Souza  (SEBTT – UFRN) Presidente 
Douglas Queiroz Santos (ESTES -UFU) 1º Vice-presidente 
Marcelo Freitas da Silva (COORD. EBTT – UFSM) 2º Vice-Presidente 
David Farias Torres Chagas (ETA – UFAL) 1º Secretário 
Kátia Pedroso Silveira (COLTEC – UFMG) 2ª Secretária 
Welington Bezerra de Sousa (ETSC – UFCG) 1º Tesoureiro 
Ivanilda Lacerda Pedrosa (ETS -UFPB) 2ª Tesoureira
 

06/2020 – Levantamento sobre ensino remoto

Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF divulga levantamento sobre o ensino remoto emergencial e reorganização do calendário acadêmico das ETVs.

Levantamento sobre o ensino remoto emergencial e reorganização do calendário acadêmico das ETVs

 

06/2020 – Matriz Orçamentária 2021

O Diretor Luiz Carlos Estrella Sarmento e a Vice-Diretora Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque do Colégio Técnico da UFRRJ participaram da reunião Ordinária da Plenária do Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF, nos dias 17, 19 e 23 de junho de 2020, em meio virtual.

Uma das pautas da reunião foi a discussão e aprovação da Matriz Orçamentária 2021 – CONDETUF, além da apresentação e discussão sobre a proposta de ajustes na planilha de composição da Matriz Orçamentária.

Além, dos diretores da Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais, a reunião contou com a participação do Secretário Executivo (Andifes), Gustavo Henrique de Sousa Balduino, e Vice-Coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Universidades Federais (FORGEPE) e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da UFRN), Mirian Dantas dos Santos.

 

11/07/2019 – 09:20 – CONDETUF  entrega planilha orçamentária para escolas técnicas

Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (CONDETUF) realizou entre os dias 2 e 4 de julho, em Brasília, a 3ª reunião ordinária de 2019. O encontro resultou na finalização e entrega da Planilha Orçamentária no MEC para 2020, que a exemplo dos anos anteriores informa o valor percentual a ser aplicado em cada escola do montante destinado às 23 unidades vinculadas. O Colégio Técnico da Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (CTUR/UFRRJ) é  uma das escolas vinculadas, que atende aproximadamente 1.000 alunos.

De acordo com o presidente do conselho e professor da Escola de Música da UFRN, Zilmar Rodrigues de Souza, a justificativa do pleito se deve à necessária continuidade das atividades acadêmicas dentro do padrão de excelência e produtividade, peculiar às escolas que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O primeiro vice-presidente do CONDETUF, professor Douglas Queiroz Santos, adiciona que também é preciso avançar na política do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a infraestrutura física, o aspecto didático-pedagógico e o número de matrículas nos cursos Técnicos de Nível Médio, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

A Matriz orçamentária do CONDETUF é feita mediante parâmetros baseados nas dimensões de ensino, infraestrutura e recursos humanos, além de considerar áreas construídas, de produção agrícola/agropecuária e não construídas. Em 2019, foram destinados pela Lei Orçamentária Anual (LOA) mais de R$ 59,9 milhões para o funcionamento das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica, além de R$ 16,5 milhões voltados à assistência estudantil. Para o orçamento de 2020, o conselho solicita a correção dentro do que prevê o teto dos gastos públicos, ou seja, o mesmo orçamento do ano anterior corrigido pela inflação.

As escolas técnicas vinculadas às universidades federais somam 23 unidades acadêmicas do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), pertencentes a 15 universidades federais, com mais de 23 mil alunos em 272 cursos, sendo 145 na região Nordeste, 25 no Norte, 56 no Sudeste e 46 no Sul.
 

31/05/2019 – 10:30 – 16º Fórum Nacional de Gestores de Ensino no Campus Murupu

Entre os dias 20 e 24 de maio de 2019, a EAgro teve a missão de sediar o 16º Fórum Nacional de Gestores de Ensino no Campus Murupu. O evento reúne anualmente membros do CONDETUF (Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais). Na programação, além de discussões em Grupos de Trabalho, os participantes do evento assistiram a palestras ministradas pelos seguintes profissionais: Professor Dr.º Gustavo Henrique Moraes, Pesquisador em Educação do INEP; Professor Dr.º Zilmar Rodrigues de Souza, Presidente do CONDETUF; Professor Me.º Weber Tavares da Silva Júnior, membro da Diretoria de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica – DAE; e Thays Cristine Soares, Pedagoga do Instituto Federal de Roraima.
 
Durante as apresentações culturais do evento, o público pôde conhecer o belíssimo trabalho que é realizado no PIBID/Música da UFRR, que tem como coordenador o Professor Me.º Marcos Vinícius Ferreira da Silva. Além das apresentações do Professor Vinícius e seus acadêmicos bolsistas, os alunos do Ensino Médio Integrado da EAgro também animaram as manhãs do Fórum com muito forró e canções regionais de Neuber Uchôa e Pipoquinha de Normandia. Os participantes do 16º Fórum Nacional de Gestores de Ensino tiveram ainda a oportunidade de apreciar o trabalho de Mahsiyano Wai Wai, artesão indígena da etnia Waiwai.
 
A participação no CONDETUF é de extrema importância para a EAgro e, sediar um evento que reúne coordenadores e diretores de diversas instituições federais de ensino foi uma grande demonstração de que a nossa escola busca, cada vez mais, o fortalecimento do ensino técnico púbico e de qualidade.
 
Fonte: https://eagroufrr2019.blogspot.com/2019/05/16.html?m=1
 

29/11/2018 – 11:40 – Reunião do CONDETUF

A Vice-Diretora Elaine Cristina Barbosa da Silva de Albuquerque do Colégio Técnico da UFRRJ, representando o Diretor Luiz Carlos Estrella Sarmento, participou da Reunião Ordinária da Plenária do Conselho Nacional de Diretores das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais – CONDETUF, no período de 20 a 24 de novembro de 2018, em Natal – RN.

Uma das pautas da reunião foi a eleição da Diretoria do CONDETUF para o biênio 2019/2020. Foram eleitos como presidente o Secretário do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFRN, Prof.  Zilmar Rodrigues de Souza, e como vice-presidente o diretor da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Douglas Queiroz Santos.

Além, dos diretores da Escolas Técnicas Vinculadas à Universidades Federais, a reunião contou com a participação do Secretário da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, Romero Portella Raposo Filho, da Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz e do Vice-Reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

O Conselho Nacional do Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais reúne 23 escolas no país.

Mais informações, acesse o site da CONDETUF.