Últimas Notícias

 
 

blue-arrows12/11/2019 – 09:40 –  Chamada Pública Interna para Seleção de Fiscais para o Concurso Público 2019/2020 do CTUR

Divulgados os resultados dos sorteios no site da UFRRJ.

 
 
 
 
 

blue-arrows11/11/2019 – 15:10 –  Concurso Público 2019/2020 – Ingresso às primeiras séries e módulos iniciais do Ensino Médio e Cursos Técnicos de 2020

Divulgados os mapas dos locais para a realização das provas. Veja em “Anexos”.

 
 
 
 

blue-arrows08/11/2019 – 11:00 –  Concurso Público 2019/2020 – Ingresso às primeiras séries e módulos iniciais do Ensino Médio e Cursos Técnicos de 2020

Divulgados os nomes dos candidatos que solicitaram atendimento pelo nome social e atendimento especializado para realização das provas.

 
 
 

blue-arrows05/11/2019 – 09:55 – UFRRJ – Conheça mais a sua história

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sediada no estado do Rio de Janeiro, é originária da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (ESAMV), criada em 1910.
Integrante do sistema das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e vinculada à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu-MEC), a UFRRJ oferece vagas em 56 cursos de graduação presencial, 2 cursos de graduação a distância, 34 programas de pós-graduação, entre mestrados profissionais e cursos stricto sensu de mestrado e doutorado.

A Universidade possui quatro câmpus – Seropédica, Nova Iguaçu (Instituto Multidisciplinar/IM), Campos dos Goytacazes (CCG) e Três Rios (Instituto Três Rios/ITR) – que atendem a uma crescente demanda por educação superior pública no país e, mais especificamente, em regiões mais afastadas dos grandes centros, como a região metropolitana oeste da cidade do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e regiões do Médio Paraíba e da Costa Verde Sul no estado fluminense.

Com perfil historicamente ligado ao ensino de Agrárias, Exatas e Biológicas, a UFRRJ diversificou sua atuação nos últimos anos e hoje oferece cursos em todas as áreas do conhecimento. Aliando tradição com técnicas contemporâneas de ensino e pesquisa, a Instituição é referência e modelo de excelência em educação superior pública; fato comprovado não só pelos indicadores de avaliação de qualidade de ensino do MEC, como também pelos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e pelo Índice Geral de Cursos (IGC).

Acesse o Catálogo Institucional da UFRRJ – edição 2019 para saber mais.

 

blue-arrows01/11/2019 – 09:55 – C TU foR ArTe – Exposição de textos e desenhos

Marcando o final de um ano da intensa programação cultural, a Biblioteca Jorge Amado abrirá seu espaço para expor trabalhos artísticos da aluna LUCIANNE TEIXEIRA DE SOUZA E SOUSA (turma 31) e de seus amigos.
A inauguração da exposição será no próximo dia 6 de novembro, às 12:45 horas.
Cabe lembrar que o portfólio da aluna contém trabalhos de relevância artística para o Colégio Técnico, como os logos das Semanas Acadêmicas de 2018 e 2019, ilustrações para os livros Raízes Literárias 6 e 7, entre outras inestimáveis contribuições.

 
 
 
 
 

blue-arrows01/11/2019 – 09:50 – Raízes Literárias VII

Organizado pelos professores da equipe de Língua Portuguesa do CTUR, o livro Raízes Literárias VII será lançado no próximo dia 21 de novembro de 2019, às 13 horas, no Auditório Gustavo Dutra, situado no prédio principal da UFRRJ. A obra reúne poemas e textos em prosa de estudantes matriculados Colégio de 2016 a 2018. Toda a comunidade escolar, autores e ilustradores do livro, bem como os seus familiares, estão convidados para o evento.

 
 
 
 
 
 
 

blue-arrows31/10/2019 – 13:00 –  Concurso Público 2019/2020 – Ingresso às primeiras séries e módulos iniciais do Ensino Médio e Cursos Técnicos de 2020

Divulgados os cartões de confirmação de inscrição dos candidatos!

O candidato deverá imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição, no qual constarão os dados do candidato, seu número de inscrição, o curso escolhido e local de prova.

Caso o Cartão de Confirmação de Inscrição do candidato não conste na relação divulgada, o candidato e/ou seu responsável legal deverá comparecer à Secretaria do Colégio Técnico, exclusivamente nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2019, no horário de 10h00min às 16h00min, munido de seu documento original de identidade oficial com foto, cópia do Comprovante Provisório de Inscrição do candidato e original do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, para verificar e/ou regularizar sua situação.

 

Para imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, siga os passos abaixo:

1) Entre na página do Concurso da UFRRJ: https://servicos.ufrrj.br/concursos/

2) No lado esquerdo da página, há dois campos, digite o seu “CPF” e “Data de Nascimento” e clique em “Entrar”.

3) Clique na inscrição desejada para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição e imprima-o

 

blue-arrows29/10/2019 – 13:35 – Colégio Técnico da UFRRJ participa da 21ª Jornada de Foguetes

De 22 a 25 de outubro de 2019, o Colégio Técnico da UFRRJ participou da 21ª Jornada de Foguetes, realizada na cidade de Barra do Piraí – RJ. Este foi um evento nacional que contou com a participação de 51 equipes nesta edição. As alunas Ana Carolina Granzieri e Camilly Vitória Lisbôa da Silva, orientadas pelo professor Sebastião Tadeu, lançaram o foguete de garrafa pet desenvolvido por elas no CTUR a uma distância de 238,8 metros. Com esse lançamento a equipe garantiu a medalha de ouro.

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8oZllsFyhK8

 

blue-arrows29/10/2019 – 13:25 –  Simulado ENEM 2019

Resultado final divulgado.

 
 
 
 
 
 
 

blue-arrows22/10/2019 – 11:05 –  IV Colóquio de Zoologia Cultural

No último sábado (19/10) os representantes do CTUR participaram do IV Colóquio de Zoologia Cultural, realizado na Unirio. O evento é organizado anualmente pelo Prof. Elidiomar Ribeiro (Unirio) e Luci Boa Nova (UFRJ) e busca discutir a representação da zoologia nas mais distintas manifestações culturais.

Na próxima quarta-feira, dia 23/10/2019, teremos a honra de recebê-los no CTUR.

 

 

blue-arrows08/10/2019 – 10:00 – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do CTUR (PGRS-CTUR)

No ano de 2019 foi elaborado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do CTUR (PGRS-CTUR), um documento técnico que identifica a tipologia e a quantidade de geração de cada tipo de resíduo e indica as formas ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final. Mesmo sem constar legalmente como empreendimento sujeito à elaboração do PGRS, no compromisso com a educação cidadã e transformadora, o CTUR se propõe a desenvolver o instrumento e operacionalizar a gestão adequada dos resíduos na pretensão de promover um efeito multiplicador ao nível local e regional.

 

blue-arrows04/10/2019 – 09:30 –  Jornal Tempo Vago

O Jornal Tempo Vago está passando por um processo de reformulações neste ano. Conheça as novidades:

pdf-logo Jornal Tempo Vago – Cadernos

 
 
 
 

blue-arrows26/09/2019 – 13:50 –  E-mail institucional para acesso à internet

Os alunos que ainda não solicitaram a criação do e-mail institucional para acesso à internet do colégio devem comparecer à secretaria para preenchimento do formulário.

Para aqueles que já preencheram o formulário, por favor, não preencham novamente. Procurem-me para solucionarmos prováveis problemas existentes com as informações enviadas.

Atenciosamente,

Erley Cavalcante
Assistente de TI
CTUR/UFRRJ

 

blue-arrows29/08/2019 – 10:40 – Conscientização sobre incêndios no campus Seropédica

Nesta época mais seca do ano, a conscientização da população é fundamental para um combate eficaz aos incêndios. Dentro do Campus Seropédica, a situação não é diferente e para evitar diversos prejuízos ecológicos, de saúde e na própria infraestrutura da universidade, existem algumas recomendações que a comunidade acadêmica precisa seguir.

Não jogue cigarros acessos no chão, não queime lixo, pastagens ou solte balões, também evite abandonar objetos de vidro. Em caso de avistar um possível foco de incêndio, não hesite em ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo código 193. Não tente, em hipótese alguma, apagar o fogo por conta própria e sem equipamentos para isso.

Danificar, de alguma forma, matas e florestas é considerado crime ambiental e também passível de detenção e multa.

Para saber mais, leia o texto do professor Bruno Araújo Furtado de Mendoça, Departamento de Silvicultura/Instituto de Floresta- UFRRJ, publicado no site do Setor de Conservação de Parques e Jardins (Prefeitura do Câmpus Seropédica): Alerta sobre os incêndios no Câmpus da UFRRJ

Fonte: Site da UFRRJ

 

blue-arrows01/07/2019 – 16:20 – Representante do Ministério da Educação da França visita o Colégio Técnico da UFRRJ

Nesta quinta-feira, 27/6, A comunidade do Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR) recebeu a visita do Sr. Philippe Michel Christmann, Expert Técnico do Ministério da Educação da França (ICN – Itaguaí Construções Navais).

 
 
 
 
 

blue-arrows03/05/2019 – 14:00 – Novos cortes afetam ainda mais o orçamento da UFRRJ

 Ao longo dos anos de 2017 e 2018, a UFRRJ realizou um esforço extraordinário para organizar seus setores com uma redução de cerca de nove milhões de reais em seu custeio. Como os sinais já estavam no horizonte, o objetivo era nos preparar para a situação em que vivemos, e deslocar recursos para dois vetores fundamentais: a garantia do ensino público e gratuito, e o fortalecimento das ações ligadas à formação e capacitação de estudantes e servidores.

Iniciamos o ano de 2019 com um contingenciamento de 27% nas despesas ordinárias vinculadas ao pagamento de energia elétrica, água, trabalhadores terceirizados, bolsistas, manutenção dos prédios, entre outras. No orçamento de investimento (obras e equipamentos), tivemos um corte de 50%; enquanto os recursos para o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) experimentaram reduções de 42%, comprometendo editais e bolsas de apoio do CNPq, Capes e Finep, o que causou grande impacto em todas as áreas de pesquisa. Tais ações, por si só, seriam suficientes para inviabilizar o desenvolvimento científico e tecnológico, além de prejudicar ações de ampliação, manutenção e reformas prediais.

Além disso, no dia 2 de maio, fomos impactados com um bloqueio suplementar de 30% (cerca de R$ 20 milhões) de nosso orçamento global. Esta determinação afetou, por redução do limite de empenho (autorização para gasto), o Programa Nacional de Apoio Estudantil (PNAES), fundamental para Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) com o perfil da UFRRJ, fortemente dependentes das bolsas de inclusão, restaurante universitário e alojamentos.

Missões de trabalho e estudo, manutenção predial, transporte, telefonia, aquisição de equipamentos, ampliação do número de bolsas, material de expediente, impressoras, eventos, diárias e passagens, entre outras demandas, serão fortemente impactados. Comprometemo-nos em manter as ações ligadas ao PNAES, como o apoio aos restaurantes e manutenção das bolsas e auxílios, bem como demandas associadas à docência e formação de nossos estudantes e servidores. Apesar de nos últimos dois anos passarmos os recursos do PNAES de nove para 11 milhões anuais, a manutenção dependerá de remanejamentos de outras rubricas.

A universidade pública sofre ataques severos. Está em risco sua autonomia, viabilidade orçamentária e a condição de espaço de construção de conhecimento crítico, tecnologias e recursos humanos, imbuídos de valores vinculados às liberdades, tolerância, democracia, da justiça social e ao respeito à diversidade cultural fundamentais na formação de nosso país.

Portanto, é importante que a comunidade universitária unifique suas ações em defesa da universidade pública, patrimônio do povo brasileiro.

 

Seropédica, 3 de maio de 2019.

Administração Central 

Fonte: http://portal.ufrrj.br/novos-cortes-afetam-ainda-mais-o-orcamento-da-ufrrj/