Mercados, Redes e Valores

O Núcleo se iniciou a partir da elaboração de um tópico especial - Regulando a Biotecnologia - que teve a participação de alunos dentro e fora de nossa instituição. Em seguida, publicou eletronicamente a pesquisa Biotecnologia e Agronegócios do MIDIC/FINEP/NEIT-UNICAMP.

O nome do Núcleo foi mudado para Mercados, Redes e Valores à medida em que as áreas de análise se ampliaram para incorporar o conjunto dos mercados agroalimentares de qualidade específica bem como a nova dinâmica entre mercados, redes alternativas, novos movimentos sociais econômicos. Os enfoques analíticos privilegiados incluem: sociologia econômica, a teoria das convenções (valores e justiça) e a sociologia e economia de inovação, redes e novos movimentos sociais.

Atualmente, o Núcleo nas suas atividades de pesquisa abrange o conjunto dos novos mercados de qualidade especifica em formação: artesanais, orgânicos, comércio justo, slow food, indicações geograficas, recursos genéticos, nutracêuticos, bem como as formas de regular e institucionalizar estes mercados. Dentro dessa lógica o consumo alimentar e o papel dos supermercados se estabelecem como centrais.

Coordenador: John Wilkinson

Página do grupo em construção.

Nucleos movimentossociasnocampo ceresan cinais Ruralidades estudosdoconsumo oppa als MRV