Fátima Portilho

Professora Associada I do CPDA/UFRRJ.

Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP (2003), com Doutorado Sandwich na Oxford University (2002). Mestre em Psicossociologia das Comunidades e Ecologia Social pelo Programa EICOS/UFRJ (1997).

Atuou como Professora Visitante na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC - Ilhéus/BA) e na Universidad Nacional del Sur (UNS - Bahia Blanca/Argentina), e como Visiting Scholar na Wageningen University (Holanda).

Suas áreas de interesse são Sociologia Ambiental, Sociologia do Consumo, Sociologia da Comida e Teoria da Prática. Como docente, vem ministrando disciplinas nas áreas de Teorias Sociais Contemporâneas e Sociologia do Consumo.

Como pesquisadora, vem desenvolvendo pesquisas na área de sociologia ambiental, sociologia do consumo, sociologia do risco, ambientalização e politização do consumo e da vida cotidiana, consumo político, consumo alimentar, práticas sociais, cultura política e movimentos sociais (ambientalismo e movimento de defesa dos consumidores).

É uma das líderes do “Grupo de Estudos do Consumo” e membro do “Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores”, ambos registrados no CNPq.

Autora do livro "Sustentabilidade ambiental, consumo e cidadania" (Cortez, 2010 - 2a Edição) e organizadora, junto com Lívia Barbosa e Letícia Veloso, do livro “Consumo: cosmologias e sociabilidades” (Mauad/EDUR, 2009), além de artigos em periódicos nacionais e internacionais.

Foi Coordenadora do CPDA no período de agosto de 2014 a julho de 2016.

Nucleos movimentossociasnocampo ceresan cinais Ruralidades estudosdoconsumo oppa als MRV