Eventos acadêmicos 2017/2018

Os eventos estão ordenados cronologicamente.
Role a página até o final para visualizar todos.

VI Conferência Internacional de Pesquisa sobre Economia Social e Solidária (CIRIEC) – 'Economia Social e Solidária, Sustentabilidade e Inovação: enfrentando os velhos e os novos problemas sociais', iniciativa do Centro de Investigação e Pesquisa em Economia Pública e Social (CIRIEC Brasil), do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas, por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCASA) e instituições parceiras e apoiadores, será composta por mesas temáticas, grupos de trabalho, palestras, e apresentação de trabalhos. Dessa forma, o evento irá congregar docentes e discentes de programas de pós-graduação, pesquisadores, membros do CIRIEC nacional e internacional, técnicos de organizações governamentais e não governamentais, líderes e empreendedores sociais de comunidades locais e também docentes e discentes da graduação, permitindo o intercâmbio e o surgimento e o fortalecimento de redes de cooperação, assim como ampliar a divulgação de conhecimentos gerados em todo o mundo sobre a temática.

Data:20 de novembro a 2 de dezembro de 2017.
Local: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Manaus, AM.

Mais informações no link.

O XXXI Congresso da ALAS (Asociación Latinoamericana de Sociologia) se realizará no Uruguai com o tema 'As encruzilhadas abertas da América Latina – A Sociologia em tempos de mudança'.

Data:3 a 8 de dezembro de 2017.
Local: Montevidéu, Uruguai.

Prazos importantes: neste link.

Mais informações no link.

A IV Conferência Internacional Greves e Conflitos Sociais acontecerá na Universidade de São Paulo entre 10 a 13 de julho de 2018. Seu objetivo é discutir a proliferação de protestos em contextos de crise do capitalismo. Nesses contextos, a articulação entre conflitos do trabalho e outros conflitos sociais se torna mais evidente; as questões étnica, de gênero e geracional se complexificam e renovam o interesse pelas mobilizações coletivas, trazendo desafios teóricos e analíticos aos pesquisadores.

A relação entre crise e protesto não se estabelece apenas no presente, mas remonta ao passado e aponta para o futuro. De que maneira as recorrentes crises do capitalismo, que não têm apenas uma dimensão econômica, mas também política e ideológica, impactam as greves e os conflitos sociais? De que maneira afetam as relações capital-trabalho, as demandas urbanas e rurais, as identidades de gênero, étnicas, nacionais, as lutas motivadas por orientações sexuais, as questões ambientais?

Essas e outras questões podem ser discutidas a partir de diferentes áreas disciplinares e tradições teóricas, cobrindo uma diversidade de movimentos, tempos históricos e territórios distintos.

Data:10 a 13 de julho de 2018.
Local: USP, São Paulo.

Prazos para submissão de propostas de trabalho e de mesas redondas: até 10 de janeiro de 2018.

Mais informações no link.

IIPPE 9th Annual Conference in Political Economy calls for general submissions for the Conference, and particularly welcomes those on its core themes the state of capitalism and the state of political economy, which will be the focus for the plenary sessions. Proposals for presentations will, however, be considered on all aspects of political economy. New participants committed to political economy, interdisciplinarity, history of political and economic thought, critique of mainstream politics and economics, and/or their application to policy analysis and activism are encouraged to submit an abstract.

The deadline for proposals is March 15, 2018.

Submissions may be made as (a) proposals for individual papers (which IIPPE will group into panels), (b) proposals for panels, (c) proposals for streams of panels, or (d) proposals on activism. To submit a proposal, please go to the following Electronic Proposal Form (EPF), and carefully follow the instructions.
Electronic Proposal Form

Date and Place: September 12-14, 2018, University of Pula, Croatia
Theme: The State of Capitalism and the State of Political Economy

Nucleos movimentossociasnocampo ceresan cinais Ruralidades estudosdoconsumo oppa als MRV