Prazo prorrogado para submissão de artigos para a Sessão Temática “Comida e Alimentação na Sociedade Contemporânea”

 

 

O Grupo de Estudos do Consumo e o Núcleo de Pesquisa Mercados, Redes e Valores, juntamente com suas instituições parceiras, convidam autores a submeter artigos para a Sessão Temática sobre “Comida e Alimentação na Sociedade Contemporânea”, tema do 8º Enec, realizado em 2016.

 

O prazo para submissão foi prorrogado até o dia 30/04/2017, pelo sistema da Revista Estudos Sociedade e Agricultura, do CPDA/UFRRJ, e será organizada pelos Profs. John Wilkinson, Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ) e Livia Barbosa (PUC-Rio).

 

Os artigos deverão ser originais, podendo ter sido apresentados no 8º Enec, escritos em português, espanhol, francês ou inglês, e formatados de acordo com as normas estabelecidas pela Revista ESA. No campo "Comentários para o editor", informe que trata-se de submissão para a Sessão Temática “Comida e Alimentação na Sociedade Contemporânea”.

 

Todos os artigos passarão pelo sistema peer review da Revista ESA.

 

Os organizadores esperam receber artigos que contribuam para aprofundar os debates sobre a comida e a prática de comer, bem como sobre um conjunto de instituições e profissões correlatas que, nas últimas décadas, tiveram seus papeis e significados reposicionados no cotidiano de grande parte das sociedades contemporâneas. A comida e o comer adquiriram, hoje, uma visibilidade e centralidade que antes lhes eram desconhecidos, uma vez que se encontravam inseridos no contexto das atividades rotineiras e mundanas. Por um lado, livros, programas de TV e filmes sobre culinária e gastronomia invadiram as nossas salas e quartos, enquanto cozinhar, uma prática até então pouco valorizada, pode hoje nos colocar a caminho do estrelato. Por outro lado, questões de sustentabilidade socioambiental, juntamente com a disseminação de informações sobre abordagens nutricionais múltiplas e sobre doenças relacionadas aos riscos alimentares e à obesidade, além do surgimento de novas ideologias alimentares e movimentos sociais em torno da alimentação e do bem-estar animal, entre outros elementos, tornaram a comida e o comer fontes de profunda preocupação e reflexividade.

 

Estudos Sociedade e Agricultura é uma revista científica indexada de ciências sociais, dedicada aos estudos do mundo rural e temas correlatos. A revista é quadrimestral e publicada, ininterruptamente, desde 1993. Todos os seus volumes e números estão disponíveis online com acesso irrestrito.

 

A Revista é avaliada pela Classificação Qualis-Capes como B1 nas seguintes áreas do conhecimento: Sociologia, Planejamento Urbano e Regional/Demografia, Interdisciplinar, Administração, Ciências contábeis e Turismo.

Nucleos movimentossociasnocampo ceresan cinais Ruralidades estudosdoconsumo oppa als MRV